Sensibilização anti-contrafação

A Canon é uma das muitas marcas mundiais afetadas pela contrafação ilegal de seus produtos. Tratam-se de falsificações ou cópias de produtos consumíveis e baterias embaladas para parecerem produtos Canon genuínos. A Canon considera esta atividade criminosa um assunto muito sério e trabalha em conjunto com a polícia, alfândegas e com organizações e autoridades anti-contrafação em toda a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) para combater o comércio de produtos contrafeitos.

Abaixo, encontrará informações sobre os perigos de usar produtos Canon falsificados, como identificá-los e o que fazer se achar que comprou um.

Porquê evitar produtos Canon contrafeitos?

Comprar produtos genuínos

Como identificar produtos Canon falsificados

O que fazer se achar que pode ter comprado um produto falsificado

O que a Canon está fazer para proteger os seus clientes

Os nossos êxitos

Outras ligações de interesse

Porquê evitar produtos Canon contrafeitos?

Riscos de segurança

Os produtos Canon contrafeitos não são fabricados nem testados de acordo com os rigorosos padrões de qualidade dos produtos Canon genuínos, podendo causar ferimentos a pessoas ou danos aos produtos, se utilizados. As baterias falsificadas podem gerar calor excessivo, ter fugas ou explodir quando usadas, causando graves lesões pessoais ou danos irreparáveis a um produto.

Para obter mais informações sobre os perigos das baterias falsificadas, visite o website da Camera & Imaging Products Association (CIPA).

Qualidade

As cartridges de toner e tinta Canon falsificadas podem ter fugas, bloquear a cabeça de impressão da impressora ou provocar borrões e faixas nas cores. Também é provável que estas cartridges ofereçam uma capacidade de impressão significativamente menor do que a dos produtos genuínos. A capacidade de impressão das cartridges falsificadas que a Canon tem testado varia entre 28% e 69%, por comparação com as cartridges genuínas.

Impacto ambiental

Todos os produtos Canon genuínos cumprem as leis europeias, como a diretiva WEEE sobre resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, a diretiva RoHS (Restrição da utilização de determinadas substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrónicos) e o Regulamento REACH. É improvável que produtos falsificados cumpram estas leis, uma vez que a origem dos materiais e sua produção é desconhecida e, por conseguinte, representam um maior risco para o ambiente.

Leia mais sobre as atividades ambientais da Canon.

Associação a crime organizado

A produção e venda de produtos falsificados é crime. Os responsáveis pela produção e venda de falsificações estão, frequentemente, associados a outras atividades ilegais, incluindo o financiamento de crimes como tráfico de droga, tráfico de pessoas, tráfico de armas, roubo de identidade, lavagem de dinheiro e terrorismo.

  Voltar ao Topo

Comprar produtos genuínos

Pode encontrar uma lista não exaustiva de revendedores autorizados de produtos Canon na nossa página Onde comprar.

  Voltar ao Topo

Como identificar produtos Canon falsificados

• É incluído um holograma exclusivo da Canon na embalagem de todas as cartridges*, toners a laser, toners para fotocopiadoras e baterias para câmaras e câmaras de vídeo Canon genuínos. O holograma tem uma caraterística de mudança de cor única, aparecendo como um dourado iridescente quando visto de frente, mas que muda para um verde escuro iridescente quando inclinado horizontalmente. Se o holograma for falsificado, esta mudança de cor não ocorre ou é mínima.

(*As embalagens europeias em plástico para jato de tinta ou multipacks em blister poderão não incluir o holograma exclusivo.)

Picture__Hologram

• Os hologramas falsos são, muitas vezes, exibidos em embalagens falsificadas de forma pouco cuidada e parecem danificados, desfocados ou na cor ou tamanho errado.

• Os logótipos Canon em embalagens e produtos Canon falsificados poderão estar mal impressos e com a cor, tipo de letra ou tamanho errado.

Picture_canonlogo

• As embalagens de produtos falsificados podem parecer ter sido resseladas, reutilizadas ou adulteradas.

• Os produtos ou embalagens falsificados poderão ter erros de ortografia.

Também foram encontrados produtos Speedlite contrafeitos no mercado. Pode obter mais informações aqui.

Para ver imagens de baterias Canon genuínas e contrafeitas, visite o website da Camera & Imaging Products Association (CIPA).

Outros sinais de falsificação de produtos

• Preço: desconfie de vendedores com preços anormalmente baixos.

• Local de compra: deve ser cuidadoso ao adquirir um produto através de um leilão na Internet. Nem todos os produtos comprados através deste tipo de websites são falsificados. No entanto, os falsificadores usam estes websites devido à rapidez, ao anonimato e ao alcance global que oferecem.

  Voltar ao Topo

O que fazer se achar que pode ter comprado um produto falsificado

Se estiver em dúvida sobre a autenticidade de um consumível ou de uma bateria que comprou, entre em contacto com um revendedor autorizado da Canon ou contacte-nos através de ipr.info@canon-europe.com.

Infelizmente, não podemos substituir nem reparar produtos Canon falsificados. No entanto, podemos confirmar se o produto é genuíno, ou não, e fornecer confirmação por escrito se o produto for falsificado.

  Voltar ao Topo

O que a Canon está fazer para proteger os seus clientes

Proteção

O nome e logotipo da Canon estão oficialmente registados como marcas comerciais e em alfândegas em mais de 30 países ao redor da EMEA, para permitir a vigilância e a apreensão formais de produtos suspeitos de contrafação quando entram num país.

Tecnologias

A Canon implementou medidas de segurança para ajudar os clientes a identificar produtos genuínos.

Cooperação

A Canon coopera com autoridades e organizações nacionais e internacionais, como a polícia, alfândegas e entidades de inspeção do comércio, a fim de ajudá-las a identificar produtos Canon falsificados e de os retirar do mercado.

Promover leis eficazes

A Canon trabalha para sensibilizar as pessoas para o comércio ilegal de falsificações a um nível oficial e participando em consultas públicas sobre a aplicação das leis de propriedade intelectual.

A Canon é um membro ativo de diversas organizações, como o Anti-Counterfeit Group, ICCE, REACT e o programa VeRO do eBay.

Educação

A Canon oferece formação e seminários educativos para a polícia, alfândega e autoridades governamentais, para ajudá-las a identificar produtos Canon falsificados. A Canon também criou e distribuiu um prático visualizador, para que as autoridades possam detetar produtos falsificados mais facilmente.

Picture_Handy_Viewer

  Voltar ao Topo

Os nossos êxitos

A Canon apreendeu produtos falsificados em muitos países em toda a EMEA, com o apoio de autoridades governamentais.

Além disso, desde 2010, a Canon participou em mais de 200 inquéritos e 660 apreensões aduaneiras, envolvendo cerca 550 000 produtos falsificados.

  Voltar ao Topo

Outras ligações de interesse

Abaixo encontra-se uma lista de ligações úteis para obter mais informações sobre a luta contra a falsificação:

React – The Anti-Counterfeiting Network
Business Action to Stop Counterfeiting and Piracy
Anti-Counterfeit Group
Intellectual Property Office
Imaging Consumables Coalition of Europe, Middle East and Africa

  Voltar ao Topo

spacer
					image

Sobre a Canon

Filosofia
Informação sobre Produtos Paralelos
Contrafação
Factos & Números