Canon lança as XF205 e XF200 compactas – novos níveis de poder e flexibilidade para profissionais de vídeo

Lisboa, 02 de abril de 2014 – A Canon aumentou hoje a sua gama de vídeo profissional com o lançamento da XF205 e da XF200 – uma dupla de câmaras de vídeo compactas que fornece recursos poderosos, funcionalidades profissionais e níveis elevados de qualidade de imagem para uma vasta variedade de operadores de câmara.

XF205.jpg XF200.jpg
XF205 XF200

Com base nas câmaras de grande sucesso da Canon, XF105 e XF100, os novos modelos foram melhorados para refletir o feedback recebido de profissionais que trabalham em diversas áreas. Para aumentar ainda mais a gama XF, ambas oferecem uma grande versatilidade, com um sistema de vídeo HD da Canon mais poderoso, vários modos de gravação, conectividade sem fios e melhor design operacional – fornecendo aos operadores uma maior liberdade de filmar, ver e distribuir as suas filmagens durante os eventos.

Concebida para ter versatilidade
As novas câmaras foram concebidas para permitir que os utilizadores obtenham mais do que com uma câmara de gravar compacta. Ao combinar uma excelente qualidade de imagem com novas características profissionais, elas oferecem flexibilidade que permite que os operadores de câmara levem o seu trabalho a um novo patamar de excelência.

Os dois modelos utilizam o sistema de vídeo HD da Canon e incluem melhorias significativas. Cada um tem uma objetiva grande angular HD 26.8mm da Canon com um zoom ótico que foi duplicado para 20x, e trabalha com o CMOS PRO, o último sensor de imagem HD da Canon e o poderoso processador DIGIC DV 4. Combinando a gravação de 50Mbps e amostras de cor 4:2:2, o resultado é uma qualidade de vídeo adequada para transmissões em direto, com elevada sensibilidade e uma ampla gama dinâmica que produz resultados excelentes, mesmo em situações de pouca luminosidade.

Otimizada para profissionais, acessível para todos
As XF205 e XF200 foram concebidas para suportar a crescente diversidade de requisitos dos operadores de câmara – permitindo que filmem para diversas plataformas ao mesmo tempo. A variedade de opções de gravação permite flexibilidade para gravações simultâneas em alta definição de ficheiros MXF para cartões CF e ficheiros MP4 para cartões SD, em HD ou baixa resolução – ideal para capturar imagens para transmissões em direto ou canais na web.

O design das câmaras foi otimizado para oferecer aos operadores uma ferramenta intuitiva. O novo controlo de rotação proporciona estabilidade e controlo adicionais, reduzindo o esforço e oferecendo maior conforto durante longas filmagens. Os três anéis individuais das objetivas para o foco, o zoom e a íris fornecem uma configuração que é familiar aos operadores de câmara experientes, permitindo uma resposta muito mais rápida em ambientes de filmagem dinâmicos.

Também foram feitas melhorias significativas para garantir um fácil enquadramento e monitorização das filmagens. O visor optimizado tem uma resolução de 1.23m-pontos, permitindo uma maior precisão quando está a verificar o foco. A atualização do display OLED de 3.5 polegadas também permitiu um maior contraste, mais cores vívidas e um rápido tempo de resposta, tornando-o muito superior durante a operação, especialmente em condições com muito brilho.

A XF205 e a XF200 também são as ferramentas ideais para o operador menos experiente. Além de fornecer o controlo e a precisão esperada pelos utilizadores profissionais, o controlo intuitivo do layout, o modo de filmagem totalmente automático e a variedade de funções, incluindo a detecção da cara, significa que até os utilizadores amadores conseguem capturar vídeos excelentes.

Áudio profissional e conetividade
As atualizações na captura de áudio também garantem a qualidade de som profissional adequado para utilizar em transmissões em direto. Ambos os modelos suportam quatro canais lineares de gravação PCM, com dois inputs XLR, permitindo a opção de utilização de microfones profissionais. Adicionalmente, com os microfones estéreo incorporados e o microfone com ligação jack 3.5mm, as novas câmaras oferecem aos utilizadores uma variedade de opções profissionais de áudio.

Cada modelo tem conetividade Wi-FI e Ethernet LAN, permitindo uma ligação direta ou via wireless a uma vasta gama de equipamentos como smartphones, tablets e computadores portáteis. A ligação WI-FI oferece liberdade para controlar a câmara à distância, ver vídeos remotamente e transferir ficheiros via FTP sem necessidade de software adicional. Em complemento, a nova função CameraAccess permite que os ficheiros Proxy de baixa qualidade sejam enviados via WI-FI para outro equipamento, melhorando a velocidade na qual o conteúdo, como notícias de última hora, pode ser partilhado.

Adicionalmente, a XF205 aumentou as opções de conetividade com a inclusão de 3G-SDI/HD-SDI selecionável, timecode e terminais Genlock para fácil integração com as várias câmaras de filmar ou com outro equipamento de transmissão em direto.

Kieran Magee, Director of Professional Marketing da Canon Europa afirma: “A novas XF205 e XF200 são um passo natural na evolução da nossa gama XF, proporcionando funcionalidades otimizadas, ao mesmo tempo dão outro passo em termos da qualidade de saída de imagem e áudio. Historicamente, a versatilidade das nossas câmaras da série XF foi adoptada por uma grande variedade de diferentes utilizadores, e as novas características que adicionámos a estes produtos oferecem aos nossos clientes uma maior escolha e liberdade criativa do que tinha anteriormente com uma câmara de vídeo compacta.

Disponibilidade
A XF205 e a XF200 estarão disponíveis em toda a Europa desde meados de julho de 2014, e estarão em exposição na NAB 2014.

XF205 Imagens
XF200 Imagens