Canon apresenta as XA35 e XA30 – desempenho de imagem excecional para utilizadores de câmaras de vídeo

Lisboa, 11 de Novembro de 2015 – A Canon anuncia hoje as duas novas câmaras de vídeo da série X, a XA35 e a XA30. Criadas para profissionais e entusiastas os novos modelos leves e compactos incluem um novo sensor HD CMOS Pro que garante maior sensibilidade e desempenho melhorado em pouca luz. Ambas as câmaras também incluem o novo Wide Dynamic Range (DR) e definições de Highlight Priority, tornando-as indicadas para filmar desde reportagens e documentários a casamentos ou filmes corporativos.

XA35.jpgXA35
XA30.jpgXA30

Qualidade de imagem e processamento de vídeo de primeira classe
Utilizando o legado da Canon em especialização ótica e tecnologias avançadas, o recém criado sensor HD CMOS Pro tipo 1/2.84 de 2.91 megapixéis possui maior sensibilidade e melhor relação sinal-ruído. Como resultado, as imagens são nítidas e claras, mesmo em ambientes de luz fraca. As oportunidades de gravar em pouca luz são ainda mais reforçadas pela desempenho melhorado dos infravermelhos, ideias para utilizadores que querem capturar vida selvagem noturna ou documentários noturnos.

A objetiva grande angular com zoom de 20x oferece um alcance focal de 26.8–576mm (equivalente a 35mm) e emprega o sistema Estabilizador Ótico de Imagem inteligente de 5 eixos com IS Dinâmico. A objetiva inclui também uma abertura circular de 8 lâminas para um melhor efeito ‘bokeh’.

A XA35 e a XA30 apresentam duas novas configurações – Wide DR e Highlight Priority. No modo Wide DR, as câmaras conseguem alcançar 600% de gama dinâmica, que resulta em imagens brilhantes com alto contraste que retém o máximo detalhe quer nas áreas claras quer nas sombras, sem necessitar de pós-edição. Quando utilizam a definição Highlight Priority, os utilizadores conseguem criar filmagens com tons mais naturais e cores mais ricas, especialmente em áreas com mais brilho¹, perfeita para cenas com céus limpos e superfícies com reflexos.

Ambos modelos também incluem modos de gravação lenta e rápida, compatível com uma série de cenários de filmagem com opções de gravação até um máximo de 1200x a velocidade normal.

Discretas e portáteis, ideais para levar
Compactas e leves, as XA35 e XA30 são perfeitas para produtores de conteúdos e jornalistas que precisam regularmente de gravar discretamente em movimento mas não querem comprometer a qualidade. As câmaras são excecionalmente fáceis de utilizar, incluindo funções automáticas, ideias para ambientes corporativos e educativos.

A XA35 e a XA30 têm o mesmo design ergonómico das suas antecessoras, a XA25 e a XA20. Facilmente anexada ou removida para se adaptar a diferentes situações de gravação, a pega removível com terminais de áudio XLR oferece máxima flexibilidade aos utilizadores.

Integração e conectividade
Com entradas HD/SD-SDI, a XA35 irá integrar o equipamento existente de transmissão ou transferência e inclui áudio integrado e sinais de código temporal. Oferecendo aos utilizadores a possibilidade de exportar vídeo digital de alta resolução descomprimido em tempo real, é a câmara de vídeo compacta ideal para reportagens/programas em direto e produção de conteúdos, permitindo complementar as filmagens a partir de outras câmaras de broadcast em estúdio.

As câmaras suportam formatos AVCHD de alta qualidade (até 28Mbps) e MP4 (até 35 Mbps) e inclui duas entradas de cartões SD, oferecendo back-up instantâneo das gravações ou a opção de reencaminhamento da gravação em eventos mais prolongados, ideal para videógrafos de casamentos.

Ambas as câmaras têm ligação Wi-Fi dual-band que possibilita o controlo remoto das mesmas, transferência ou upload de ficheiros wireless e visualização do browser, tudo através de um smartphone, tablet ou computador. Os equipamentos são também compatíveis com o receptor da Canon GP-E2 GPS, o que significa que a informação GPS pode ser incorporada na metadata da filmagem. Esta funcionalidade permite gravações precisas da localização onde as filmagens decorreram, ideais para jornalistas ou para fins legais.

¹ As definições de brilho do monitor podem necessitar de ser aumentadas

XA30 Imagens
XA35 Imagens