Canon desenvolve sensor CMOS APS-H com aproximadamente 250 megapixéis, a maior contagem de pixéis do mundo nesta categoria

Lisboa, 8 de setembro de 2015 – A Canon Europa, líder em soluções de imagem, anuncia que a sua empresa mãe, a Canon Inc., está a desenvolver um sensor CMOS APS-H (aprox. 29.2 x 20.2 mm) que incorpora aproximadamente 250 milhões de pixéis (19,580 x 12,600 pixéis), o maior número de pixéis do mundo¹ num sensor CMOS full frame menor que 35mm.

Camera prototype with CMOS SensorUm protótipo de uma câmara equipada com novo sensor CMOS (com objetiva EF 35mm f/1.4 USM)
CMOS SensorO sensor CMOS desenvolvido pela Canon com aproximadamente 250 megapixéis

Quando instalado numa câmara, este novo sensor foi capaz de capturar imagens que permitiram distinguir as letras gravadas na lateral de um avião a voar a uma distância de cerca de 18 quilómetros².

Nos sensores CMOS, um maior número de pixéis resulta num aumento do volume de sinal, que pode causar problemas tais como atrasos no sinal e ligeiras discrepâncias de tempo. No entanto, o novo sensor CMOS da Canon, além do seu excecional número de pixéis, alcança uma velocidade de leitura de sinal ultra-alta de 1.25 mil milhões de pixéis por segundo, possível através de avanços tais como miniaturização dos circuitos e tecnologia de processamento de sinal melhorada. Segundo consta, o sensor permite a captura de vídeo com contagem de pixéis ultra alta a velocidades de cinco frames por segundo. Adicionalmente, apesar do elevado número de pixéis, a Canon aplicou ao seu sensor tecnologias trabalhadas ao longo de muitos anos até identificar uma arquitetura adaptada a pixéis miniaturizados com um desempenho de imagem de elevada sensibilidade e pouco ruído.

As filmagens gravadas pela câmara, equipada com um sensor CMOS de aproximadamente 250MP, alcançaram um nível de resolução cerca de 125 vezes superior ao vídeo Full HD (1,920 x 1,080 pixéis) e cerca de 30 vezes superior ao vídeo 4K (3,840 x 2,160 pixéis). A impressionante alta definição, possível graças ao sensor, permite cortar e ampliar imagens em vídeo sem sacrificar a resolução e nitidez de imagem.

A Canon está a considerar utilizar esta tecnologia em ferramentas especializadas para o setor da vigilância e prevenção de crime, em instrumentos de medição de resolução ultra alta e outros equipamentos industriais, e no campo da expressão visual.

¹ A 7 de setembro de 2015, de acordo com uma pesquisa da Canon.
² A captura de imagem empregou uma combinação de zoom ótico e digital enquanto a distinção do conteúdo da imagem foi feito através da ampliação de uma área de aproximadamente 1/40.000 da imagem total.