Canon expande sistema EOS Cinema com a primeira objetiva cine-servo portátil, com ótica 4K para transmissão direta e produção

Lisboa, 2 de abril de 2014 - A Canon expandiu hoje o seu sistema EOS Cinema com o lançamento da CN7x17 KAS S – a sua primeira objetiva de cinema a apresentar uma drive servo, concebida para transmitir em direto e para utilização portátil com um grande sensor e câmaras 4K. A Canon está também a reafirmar a sua posição como líder de mercado das objetivas de TV 2/3” com o lançamento da HJ18EX7.6B IRSE /IASE, o modelo sucessor da conhecida HJ17ex7.6B IRSE A/IASE A, oferecendo melhor desempenho, especificações e usabilidade.

CN7x17 KAS S.jpg HJ18ex7 6B IRSE -IASE.jpg
CN7x17 KAS S HJ18ex7.6B IRSE /IASE

CN7x17 KAS S – Sensores óticos Super 35mm
A CN7x17 KAS S foi criada para o mundo da produção televisiva – um ambiente com mobilidade e ritmo acelerado para o qual o formato convencional das objetivas de cinema Super 35mm não está concebido. Para apoiar os operacionais nesta área, as novas objetivas cine-servo da Canon combinam décadas de experiência no design de objetivas para transmissões líderes de Mercado com tecnologia que deriva dos zooms de cinema de alto desempenho– criando uma ferramenta com uma qualidade, versatilidade e usabilidade sem precedentes.

Com uma elevada distância focal de 17-120mm, as objetivas são feitas à medida para os operadores de câmara em ambientes de transmissão direta tradicional, mantendo os benefícios das reconhecidas objetivas de cinema da Canon para produção de filmes, onde é necessário um estilo de filmagem mais fluido.

As câmaras com grandes sensores estabeleceram-se rapidamente pela vasta gama de categorias de produção, desde o drama aos documentários e temas da atualidade. A nova objetiva cine-servo foi desenhada para responder à necessidades atuais dos profissionais de transmissão direta, integrando-se perfeitamente nesses cenários de filmagem. Oferecendo aos operadores o melhor de dois mundos, fornece as funcionalidades das objetivas tradicionais de transmissão direta enquanto captura vídeo de alta qualidade com um “olhar cinematográfico” distinto. Ambas as variantes EF-mount (CN7x17 KAS S /E1) e standard de indústria PL-mount (CN7x17 KAS S /P1) estarão disponíveis.

Concebida com os standards óticos exigidos, a objetiva cine-servo aproveita ao máximo a experiência comprovada da Canon no design de objetivas. Ela suporta uma resolução de gravação 4K, com zoom de 7x através de um alcance de zoom altamente versátil 17-120mm e um mínimo T-number de T2.95, provendo a flexibilidade para cobrir uma variedade de situações de filmagem sem paralelo com uma objetivo deste tipo.

A drive servo torna-se ideal para utilizar em produções móveis como documentários. A drive é do mesmo tamanho das que estão nas objetivas portáteis típicas, fornecendo a mesma sensação na operação, e fazendo longas filmagens mais confortavelmente. As operações de zoom de alta velocidade, iris e focagem permitem ao operador responder de forma mais rápida às mudanças no cenário, enquanto a funcionalidade de baixa velocidade da drive fornece um controlo incomparável sobre o zoom lento para garantir que consegue atingir exatamente o efeito desejado. O start-up imediato significa que as filmagens não vão falhar em situações dinâmicas.

A objetiva está perfeitamente adaptada à utilização de tripé, durante as transmissões no exterior ou em estúdio, por exemplo. O zoom, o foco e a iris podem ser controlados através da utilização do zoom e foco existentes, fornecendo um controlo conveniente e preciso sobre os ajustamentos vitais da imagem sem que o operador toque na objetiva. A utilização do estúdio virtual também é suportada graças ao sofisticado codificador de 16-bit.

De acordo com a herança inigualável nas transmissões da Canon, a nova objetiva cine-servo é fácil de utilizar, fiável e robusta. O design da sua estrutura foi desenvolvido para garantir altos níveis de robustez e fiabilidade, mesmo em ambientes mais adversos – combinando as óticas de melhor qualidade com uma construção à prova de água e de choques, o que a torna adequada para utilizar em condições hostis.

Como parte do sistema EOS Cinema, a objetiva é igual em casa ou no cenário de filmagens. A drive servo facilita o estilo de filmagem móvel que é dificil de conseguir com muitas das objetivas existentes, e também pode ser completamente removida para permitir operações cinematográficas típicas. A reinstalação é rápida e fácil, sem que seja necessário ajustar as posições do equipamento. A reconhecida qualidade ótica da Canon combinada com o suporte para acessórios standard, incluindo unidades de foco e caixas matte, fornece uma solução verdadeiramente versátil.

Compatível com uma ampla gama de câmaras, a CN7x17 KAS S também suporta a comunicação entre a câmara e a objetiva. A versão EF-mount utiliza o próprio sistema da Canon, enquanto a variante PL-mount é a primeira na série EOS Cinema a suportar a tecnologia Cooke’s /I. Também suporta a comunicação em série 12-pin.

HJ18ex7.6B IRSE /IASE – Objetiva com qualidade superior HD com múltiplas atualizações
A Canon está também a anunciar a HJ18EX7.6B IRSE /IASE, uma objetiva ENG nova e melhorada que funciona como sucessora da conhecida HJ17EX7.6B IRSE A/IASE A. Esta objetiva foi atualizada em quase todas as áreas, oferecendo melhorias no desempenho, especificações e usabilidade, com a redução de peso a assegurar também a mobilidade¹.

As óticas da marca Canon oferecem um desempenho ótico superior, proporcionando um aumento na ampliação para 18x e uma maior distância focal de 7.6-137 mm. A distância mínima do objeto é de apenas 56 cm, enquanto uma nova drive permite melhorar a usabilidade, o suporte do sistema e a sua operacionalidade.

Disponibilidade
A CN7x17 KAS estará disponível a partir de julho de 2014, e a HJ18EX7.6B IRSE /IASE a partir de abril de 2014. Ambas as objetivas estarão em exposição no stand da Canon na NAB 2014.

¹HJ18ex7.6B IRSE /IASE é 20g mais leve que a HJ17ex7.6B IRSE A/IASE A

CN7x17 KAS S Imagens