A Canon está a desenvolver equipamentos de imagem de próxima geração para expandir as possibilidades da expressão visual

Lisboa, 8 de setembro de 2015 – A Canon Europa, líder em soluções de imagem, anuncia hoje que a sua empresa mãe, Canon Inc., está a desenvolver uma nova câmara EOS Cinema 8K e um ecrã 8K de referência profissional, para suportar conteúdo de vídeo 8K da próxima geração, bem como uma câmara SLR (single lens reflex) com um sensor CMOS de aproximadamente 120 milhões de pixéis efetivos. Através das tecnologias de imagens da empresa, a Canon fornece equipamentos de entrada e saída de vídeo e imagem que vai contribuir para o desenvolvimento da cultura da imagem.

Cinema EOS System 8K camera.jpgCâmara EOS
Cinema 8K
Professional-use 8K reference display.jpgEcrã 8K de referência profissional
120-megapixel SLR camera.jpgCâmara SLR de 120 megapixéis

Nota: As imagens dos produtos
destinam-se exclusivamente a ilustração

A Canon, enquanto empresa líder no campo das tecnologias de imagem, incorpora investigação e desenvolvimento nos equipamentos criados para suportar a produção de cinema e vídeo, com objetivo de expandir os limites da expressão visual.

Com a nova câmara EOS Cinema 8K e o ecrã 8K de referência profissional, em desenvolvimento, a Canon espera contribuir para workflows de produção sem problemas, facilitando não só o input e output de conteúdo 8K, como também outros processos, como conversão 8K para 4K e recorte 4K.

A câmara de vídeo 8K, em desenvolvimento, da gama EOS Cinema estará equipada com um sensor CMOS - equivalente ao Canon Super 35mm - que torna possível a produção de imagem de alta resolução de 8,192 x 4,320 pixel (aproximadamente 35.39 milhões de pixéis efetivos), mesmo com uma taxa de fotogramas de 60 frames por segundo com 13-stops¹ de gama dinâmica e uma ampla gama de cores rica e expressiva. Adicionalmente, com um corpo que permite fácil mobilidade e um design que oferece elevados níveis de operacionalidade, juntamente com a extensa gama de objetivas intermutáveis EF² da Canon, esta câmara será perfeita para diversos estilos de gravação e meios de expressão visual.

Incorporando a tecnologia de processamento de imagem da Canon, o ecrã 8K de referência profissional de ultra alta resolução, também em desenvolvimento, irá atingir resultados com elevado brilho e contraste (High Dynamic Range) e uma ampla gama de cores. Adicionalmente, com uma densidade de pixel que ultrapassa os 300 pixéis por polegada, um nível aproximado do limite da visibilidade humana, o ecrã irá produzir uma imagem ultra realista que permite a reprodução de mudanças de luz subtis, que não era possível anteriormente. Além disso, quando utilizado juntamente com a câmara EOS Cinema 8K, o ecrã será capaz de transmitir níveis verdadeiramente impressionantes de expressão visual.

Com uma resolução de aproximadamente 120 megapixéis efetivos, a câmara SLR, agora em desenvolvimento, vai incorporar um sensor CMOS de alta densidade de pixel, criado pela Canon na atual plataforma da série EOS (sensor dentro da plataforma EOS-série atual), compatível com a diversa gama de objetivas intermutáveis EF³ da empresa. As imagens de elevada resolução que a câmara será capaz de reproduzir vão recriar a textura, a sensação e a presença tridimensional dos sujeitos/alvos, fazendo parecer que estão mesmo em frente aos nossos olhos. A câmara irá produzir um nível de resolução mais do que suficiente para impressão de posters ampliados ao mesmo tempo que permite que as imagens sejam cortadas e recortadas sem sacrificar a resolução e a nitidez das mesmas.

¹ Um stop é uma unidade de medida utilizada para expressar a gama dinâmica, que se refere à diferença entre as áreas mais brilhantes e escuras de uma imagem que podem ser captadas simultaneamente.
² Das 96 objetivas que fazem parte da gama EF, 78 modelos (60 EF e 18 EF Cinema) serão compatíveis com a câmara 8K em desenvolvimento.
³ Das 96 objetivas que fazem parte da gama EF, 60 modelos serão compatíveis com as câmara SLR em desenvolvimento.