Canon apresenta a XC10 – uma câmara de vídeo 4K e fotografia compacta e inovadora

Lisboa, 8 de abril de 2015 – A Canon revela hoje a XC10 – uma câmara de vídeo e fotografia digital leve e compacta, que oferece qualidade 4K profissional a cineastas amadores e entusiastas. Herdando muitas das características da gama EOS Cinema, a XC10 oferece versatilidade de gravação incrível e é a solução ideal, enquanto câmara pequena e autónoma, para realizadores independentes ou o complemento perfeito enquanto câmara B em maiores produções.

XC10.jpg

Disponibilizando a gravação 4K aos entusiastas
Ostentando qualidade de imagem líder de mercado, tradicionalmente associada a câmaras maiores, bem como flexibilidade e intuição típica das câmaras de vídeo compactas, a XC10 garante resultados de tirar o fôlego e consistentes. O seu mecanismo de imagem avançado – uma combinação do sensor CMOS 1” e do novo processador da Canon, DIGIC DV5 – dá, quer a iniciantes como a profissionais, a qualidade e a velocidade alucinante que se exige na captura de vídeo em 4K, numa vasta série de taxas de bits variáveis.

Com capacidade de se adaptar perfeitamente a fluxos de trabalho já existentes, ou produções com câmaras EOS Cinema, a XC10 consegue gravar filmes 4K em UHDTV standard (3840 x 2160) para um cartão interno CFast 2.0™¹ até 305 Mbps, ou filmes em Full HD (1920 x 1080) para um cartão SD até 50 Mbps, com amostra de cor pro-standard 4:2:2 para um desempenho de alta resolução.

A nova câmara oferece cores ricas, tal como as câmaras da gama EOS Cinema, com elevado ISO até 20.000, assegurando resultados excelentes em condições de pouca luz, e 12-stops de gama dinâmica, que oferece detalhes vívidos quer nos realces como nas sombras.

Os utilizadores têm a liberdade de capturar uma série de diferentes cenas em qualidade profissional 4K utilizando uma objetiva de zoom ótico de 10x, com a tecnologia de estabilização de imagem líder de classe da Canon. Com um alcance focal versátil de 27.3-273mm (equivalente a 35mm, em modo vídeo) os videógrafos podem facilmente alterar entre capturar cenas panorâmicas e close ups com uma única objetiva. Os profissionais e entusiastas podem optar entre gravar vídeos ou tirar fotografias, conseguindo imagens de alta qualidade com 12.0 MP ou vídeos 4K com 8.29 MP.

Design intransigível, optimizado para disparo fácil
A XC10 redefine os limites do design das câmaras de vídeo compactas avançadas, com um corpo instantaneamente intuitivo de utilizar. Uma vez nas suas mãos, vai encontrar um grip rotativo compatível com uma variedade de estilos de fotografia, bem como controlos essenciais na ponta do seus dedos, incluindo um zoom manual e anel de foco. Criada para combinar com qualquer tipo de estilo fotográfico, a câmara incorpora uma ecrã LCD tátil vari-angle de 7.66cm, com 100% de cobertura, oferecendo acesso ao menu através dum simples conjunto de teclas, enquanto o viewfinder de lupa ótico, que se encaixa no LCD, possibilita uma experiência de disparo mais tradicional.

Promovendo a criatividade com fluxos de trabalho especializados
Os realizadores profissionais podem facilmente integrar a XC10 em fluxos de trabalho e kits de produção, graças ao seu portfólio de codecs standard e modos de gravação profissionais. O novo codec da Canon XF-AVC H.264 é compatível com gravação quer em qualidade 4K quer em Full HD, permitindo integração fácil aos sistemas padrão da indústria – sistemas Non-Linear Edit. O Canon Log Gamma também oferece o máximo de liberdade na edição e processamento de pós-produção, bem como a qualidade incomparável que se encontra nas câmaras EOS Cinema. Adicionalmente, os videógrafos podem gravar em 4K e posteriormente converter em Full HD, para criar um resultado com ainda maior qualidade e permitir maior flexibilidade de edição.

Incorpora uma seleção de modos de gravação em câmara lenta e rápida – incluindo vídeo 4K/Full HD até 1200x e vídeo HD até 1/4x – bem como gravação intervalada para ainda mais oportunidade criativas.

A XC10 é também compatível com Wi-Fi; permitindo o controlo remoto das principais características via browser, smartphone ou tablet – assegurando a sua posição enquanto parte essencial no kit EOS Cinema de qualquer realizador.

Principais características XC10:

• Vídeo 4K e fotografia 12MP impressionantes, duma câmara compacta
  • Ficheiros XF-AVC com alta taxas de bit, ideal para pós-produção
  • Perfeita integração em fluxos de trabalho profissionais
  • Torne-se criativo com gravação em câmara lenta e rápida
  • Wi-Fi integrado para controlo fácil via broswer/dispositivos inteligentes

¹ A Canon tem uma licença autorizada da marca CFast 2.0™, que pode ser registada em diversas jurisdições

XC10 Imagens
Folha de especificações XC10 [PDF, 91 KB]