Canon melhora funcionalidades da XF205 com atualização de firmware gratuito

Lisboa, 21 de abril de 2015 – A Canon anuncia hoje um novo firmware para a sua famosa câmara de vídeo Full HD, a XF205, que visa melhorar a taxa de ruído da câmara em condições de pouca luz¹ e permite transmissão ao vivo de conteúdo em redes IP. Criada com base no feedback de vários utilizadores do equipamento – desde produtores de televisão a videógrafos de casamentos – a nova atualização de firmware também aperfeiçoa o desempenho da câmara bem como os diferentes modos de gravação.

XF205

Desempenho em pouca luz melhorado, ruído reduzido – uma nova definição de qualidade de imagem
A primeira atualização de firmware, já disponível, vai permitir um nova definição de qualidade de imagem, permitindo aos utilizadores gravar filmagens com ruído reduzido, mesmo em condições de pouca luz. Esta atualização dá aos utilizadores da XF205 a liberdade de escolher a sua qualidade de imagem preferida com base nas suas necessidades de gravação. Os operadores podem selecionar a partir das definições padrão, que priorizam a gravação com a mais elevada qualidade, ou de novas definições, que dão prioridade à gravação com baixo ruído.

Suporta transmissão ao vivo por IP
Uma atualização adicional, disponível a partir de junho de 2015, vai permitir à XF205 transmitir filmagens entre redes IP, uma prática utilizada regularmente na indústria da transmissão. Ao possibilitar esta funcionalidade, os utilizadores poderão transmitir filmagens ao vivo para novos programas ou websites de partilha de vídeos. Adicionalmente, o novo firmware vai permitir à câmara trabalhar com equipamentos de transmissão de vídeo da Fujitsu – os Descodificadores de Vídeo Compactos², Fujitsu Network IP-900IID e IP-920D HD/SD – bem como com software³ compatível com transmissão IP. Com esta nova funcionalidade, os utilizadores vão conseguir transmitir vídeo numa rede IP sem alterar os processos de captura e edição de vídeo já existentes, tais como os utilizados nas estações televisivas.

Melhorando as funcionalidades da XF205
Adicionalmente à funcionalidade de transmissão de vídeo IP, o novo firmware irá permitir aos utilizadores da XF205 tirar vantagens de novas opções de gravação. Em primeiro lugar, na gravação em formato MP4, os videógrafos poderão utilizar os modos de gravação lenta e rápida – abrandando a ação até 40%, ou acelerando o vídeo até 250%. Adicionalmente, quando selecionado o Wi-Fi, o menu de seleção apresenta um interface melhorado, oferecendo uma utilização fácil e intuitiva.

¹A nova definição de qualidade de imagem resulta numa pequena diminuição da resolução comparada com definição de qualidade de imagem originalmente empregue na XF205

²As marcas registadas Fujitsu Network IP-900IID e IP-920D pertencem à Fujitsu Limited, registada no Japão e outros países. A Fujitsu Network IP-900IID e IP-920D serão compatíveis com a XF205 a partir de abril de 2015. Os Descodificadores de Vídeo Compactos Fujitsu Network IP-900IID e IP-920D HD/SD poderão não estar disponíveis em todas as regiões.

³Detalhes sobre o software testado prevê-se que estejam disponíveis no final de Junho de 2015, na página japonesa da Canon dedicada à gravação de vídeo digital profissional: canon.jp/prodv