Canon felicita vencedor do ano da World Press Photo

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2011 - A Canon felicita Jodi Bieber, a fotógrafa sul-africana que conquistou o galardão de Fotógrafo do Ano da World Press Photo 2010, pelo seu retrato a Bibi Aisha, elaborado para a prestigiada revista Time, na qual mereceu destaque de capa, na edição de Agosto de 2010. Esta fotografia também recebeu o primeiro prémio da categoria “Retratos singulares”, na competição desse mesmo ano.

Retrato de Bibi Aisha, realizada por Jodi Bieber (África do Sul), Fotógrafa do Ano, World Press Photo 2010

Picture_CIG_2011.02.11_World Press Photo
Na sua 54ª edição, o concurso de fotografia da World Press Photo é reconhecido universalmente como a principal competição mundial na área do fotojornalismo, pelo que fotógrafos de todo o mundo ambicionam que as suas fotos sejam distinguidas neste concurso. Este ano, 5.847 fotógrafos profissionais, de 125 nacionalidades, apresentaram um número recorde de imagens, 108.059 no total, representando um aumento de cinco por cento relativamente ao ano passado. A Canon é um dos parceiros  institucionais da World Press Photo, desde 1992.

Kieran Magee, Professional Imaging Marketing Director, da Canon Europa, comentou: "Imagens poderosas dão vida às notícias e aos eventos, tornando-os mais fortes e públicos, fazem com que eles mexam connosco. Sentimo-nos extremamente privilegiados por termos este relacionamento com a World Press Photo, que já tem 19 anos e uma história muito agitada, o que demonstra o compromisso da Canon com o  ´Poder da Imagem`. As imagens incríveis deste ano continuam a elevar o padrão de fotojornalismo e gostaríamos de felicitar cada participante pela sua contribuição fantástica".

Fotógrafos, agências de fotografia, jornais e revistas de todo o mundo apresentaram as suas melhores fotos de 2010. Um júri internacional composto por editores de imagem, fotógrafos e representantes de agências noticiosas de diferentes partes do mundo – presidido por David Burnett, fotojornalista e membro fundador Contact Press Images - passou duas semanas a seleccionar os vencedores, antes de atribuir os prémios das nove categorias. Pelo segundo ano consecutivo, e numa primeira fase, jurados especializados avaliaram as diferentes  categorias. Na fase final, um representante por cada uma das categorias juntou-se ao júri, por forma a garantir a continuidade.

A imagem vencedora de Jodi Bieber mostra Bibi Aisha, uma mulher de 18 anos da província de Oruzgan no Afeganistão, que fugiu da casa do seu marido para a casa da sua família, queixando-se de tratamentos violentos. Uma noite, os talibãs chegaram e exigiram que Bibi se entregasse para enfrentar a justiça. Após um comandante talibã ter pronunciado o veredicto, o cunhado de Bibi vergou-a e o seu marido cortou-lhe as orelhas e a seguir o nariz. Bibi foi abandonada e mais tarde resgatada por trabalhadores humanitários e militares americanos.

Pela imagem vencedora, Jodi Bieber irá receber um prémio em dinheiro no valor de 10.000 € e um kit Canon EOS com um corpo e objectiva. Também serão atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro lugares de todas as categorias, incluindo uma capa personalizada do livro do ano com a sua imagem vencedora, impressa pela Canon. O prémio monetário para o primeiro classificado em cada categoria é de 1.500 euros.

A exposição de fotografias vencedoras estará patente ao público em mais de 100 cidades em 45 países, começando por Amesterdão, em Abril. Além disso, será publicado um livro do ano, em seis idiomas, que oferece uma visão global sobre as fotografias vencedoras.

Em Portugal, esta exposição terá lugar no Museu da Electricidade, em Lisboa, entre os dias 29 de Abril e 22 de Maio; no Museu de Portimão, entre os dias 16 de Julho e 7 de Agosto; e no Fórum da Maia, de 17 de Novembro a 13 de Dezembro.

Para obter informações sobre o calendário da exposição, visite: www.worldpressphoto.org.

World Press Photo é apoiado pela Dutch Postcode Lottery e em termos mundiais pela Canon e pela TNT.