Canon celebra o 80º aniversário da Kwanon, a primeira câmara da empresa

Lisboa, 2 de setembro de 2014 – A Canon Europa, líder em soluções digitais de imagem, anuncia hoje que a sua empresa-mãe irmã a Canon Inc. está a celebrar o 80º aniversário da primeira câmara Canon, a Kwanon. Sendo a primeira câmara Japonesa com obturador de plano focal de 35mm, a Kwanon foi produzida como protótipo em 1934, o culminar dos sonhos de engenheiros que queriam a par da Europa, ganhar liderança no mercado das câmaras daquele tempo.

Kwanon prototype_Image_Final.jpg Kwanon symbol_Logo_Final.png
  O protótipo da câmara Kwanon e o símbolo Kwanon que estava gravado no topo do corpo da câmara

Os engenheiros que criaram a câmara decidiram nomeá-la de Kwannon, a deusa Budista da misericórdia, na esperança que a divindade partilhasse a sua benevolência assim como eles perseguiram o sonho de criar a melhor câmara do mundo. A objetiva da câmara, chamada Kasyapa – depois de Mahakasyapa, um discípulo de Buda – também ganhou o seu nome do Budismo. Adicionalmente, a parte superior do corpo da câmara tinha gravado uma imagem que representava a deusa Kwanon com mil braços.

Em 1936, dois anos depois do nascimento da Kwanon e depois de muitos testes e erros, a Canon lançou a Hansa Canon¹, a sua primeira câmara comercial com obturador de plano focal de 35mm, embarcando assim na história da empresa enquanto fabricante de câmaras.

Em 1959, a Canon introduziu a sua primeira câmara reflex de objetiva única, a Canonflex, seguida pela Canonet em 1961, uma câmara rangefinder muito popular, que chegou ao mercado e esgotou o stock de uma semana em apenas duas horas. Após estes sucessos, a empresa continuou a liderar a indústria com uma gama de modelos de câmaras populares, como a F-1, uma câmara SLR de 35mm topo de gama introduzida em 1971, e a AE-1, fabricada em 1976, a primeira câmara SLR do mundo com um microcomputador incorporado.

Em 1987, no seguimento da inovação tecnológica, a Canon lançou a EOS, a primeira câmara SLR do mundo com FA (focagem automática) a incluir um sistema de baioneta totalmente eletrónico. Em 1995, a EOS marcou a sua entrada na era digital e a sua linha continua a evoluir até os dias de hoje. Em 2012, a empresa lançou o sistema EOS Cinema, uma linha profissional de câmaras e objetivas digitais cinematográficas, criada do culminar de várias inovações tecnológicas centradas em tecnologias óticas desde a fundação da empresa. Desde a sua introdução, o Sistema EOS Cinema contribuiu para expandir os horizontes da expressão visual.

Masaya Maeda, Managing Director and Chief Executive, Image Communication Products Operations na Canon Inc., comenta: “Durante 80 anos desde o nascimento do protótipo Kwanon, a Canon continuou a inovar para cumprir a ambição inacabável da empresa de construir as melhores câmaras do mundo. Aproveitando as tecnologias e o know-how adquirido ao longo dos anos, a Canon vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da cultura fotográfica e de vídeo através das suas tecnologias e produtos criados para satisfazer as expectativas dos nossos clientes.”

¹ Tornada possível com a cooperação da Nippon Kogaku K.K. (atual Nikon Corporation). “Hansa” era a marca registada da Omiya Photo Supply, um revendedor de câmaras e produtos fotográficos. De acordo com uma obrigação contratual, esta referência foi gravada no topo da câmara.

Kwanon Camera Anniversary - History in Photos factsheet [PDF, 576 KB]
Company and History Imagens