Canon e Toray desenvolvem novo bioplástico com a maior taxa de resistência ao fogo

Lisboa, 20 de Outubro de 2008 A Canon Inc. e a Toray Industries Inc. anunciaram a criação de um novo tipo de bioplástico com maior resistência ao fogo.*1 Este novo tipo de plástico, que inclui mais de 25% de um composto derivado de uma planta, será incorporado nas partes plásticas exteriores das multifunções de escritório da Canon.

Os bioplásticos desenvolvidos a partir de derivados de plantas ajudam a reduzir as emissões de CO2, diminuem o consumo dos recursos petrolíferos e revestem-se de propriedades que reduzem os impactos ambientais.

Até ao momento, o bioplástico disponível no mercado, não oferecia as mesmas garantias que os plásticos derivados do petróleo ao nível da resistência ao fogo, ao impacto, ao calor ou maleabilidade o que limitava a utilização deste tipo de produto, a apenas a poucos componentes das multifunções.

A Canon e a Toray, através do estabelecimento de novos materiais de desenho e da inovação tecnológica na moldagem desenvolveram o “Ecodear” um bioplástico com melhorias nas características dos materiais. *2 O “Ecodear” é o primeiro bioplástico para utilização em MFP’s a receber uma classificação de 5V no programa de testes de inflamabilidade UL94.*3

Quando comparado com os plásticos convencionais derivados do petróleo utilizados em MFP’s, o novo bioplástico desenvolvido pela Canon e Toray representa uma redução de 20% nas emissões de CO2 no processo de produção destes plásticos. Este novo bioplástico permitirá ainda não só a sua utilização em componentes internos das MFP’S Canon mas a substituição dos plásticos derivados do petróleo utilizados no exterior destes equipamentos de escritório que necessitam um grande nível de inflamabilidade.

A Canon pretende incorporar, a partir de 2009, este novo tipo de bioplástico nas MFP’s da marca, estimando utilizar anualmente 100 toneladas deste novo material.

Através de um contínuo desenvolvimento técnico, a Canon e a Toray vão manter esforços na área dos plásticos biológicos com o objectivo de alargar o campo de aplicações deste novo produto.

*1 Até ao final de Setembro foi o único plástico deste tipo a receber uma certificação UL 94-5V. *2 Ecodear é uma marca registada da Toray Industries Inc. Um ácido poliláctico que através da tecnologia da Toray aumenta a resistência a fogo, calor, impacto e maleabilidade.*3 Laboratório Underwriters Standard for Flammability of Plastic Materials for Parts in Devices and Appliances. UL 94 especifica as seguintes classificações para materiais normalmente utilizados na criação de componentes estruturais, isoladores, entre outros de produtos electrónicos. (em ordem decrescente) 5V, V-0, V-1, V-2, HB.

Não consegue encontrar o que procura? Porque não visitar o nosso Arquivo Noticías e pesquisar algum item específico na base de dados de noticías.