Personalidade dos colaboradores determina padrões de produtividade em equipa.

· Estudo da Canon identifica quatro tipos de personalidade associados à produtividade e revela como aproveitar o potencial de cada equipa · Reconhecimento em vez de compensações financeiras é factor chave para a produtividade individual. · Mais de metade dos trabalhadores de escritório identifica os altos cargos da empresa como os membros menos produtivos das equipas

Lisboa, Outubro de 2008 Um novo relatório levado a cabo por uma proeminente Psicóloga Comportamental, e encomendado pela Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, identifica 4 tipos de personalidade entre os colaboradores das empresas com efeitos na produtividade.

Na sequência de um estudo da Canon sobre a produtividade que revelou que os trabalhadores tendem a ser produtivos apenas um quarto do dia de trabalho, a Canon e a Psicóloga Donna Dawson procuram perceber como é que os padrões de produtividade controlam a forma como as pessoas trabalham. Através da identificação dos tipos de personalidade dos colaboradores, os líderes de grupos podem gerir a produtividade dos grupos de trabalho de forma mais eficiente.

Quatro tipos de personalidade

Os Morning Glories são os mais produtivos desde o início do dia, mas tem tendência para quebrar essa produtividade logo a seguir ao almoço, enquanto os Late Afternoon Slumpers sentem-se mais energéticos logo a seguir ao almoço mas com o correr da tarde essa mesma energia tende a desaparecer. Os Midday Maestros começam mal o dia, e atingem o seu pique de produtividade a meio da tarde, já os Lunchtime Loungers adoram os almoços longos, compensando o pouco trabalho feito, com períodos de grande produtividade mais para o final da tarde.

Baseada num estudo Pan-Europeu feito pela ICM Research, que observou 5.500 trabalhadores em 18 países Europeus, Donna Dawson conclui, “Os empregados estão a trabalhar no máximo da sua produtividade apenas em 75% do dia de trabalho – o que os torna improdutivos em cerca de um quarto do tempo que passam a trabalhar. Enquanto que os colaboradores são responsáveis pela gestão dos altos e baixos de produtividade ao longo do dia, directores e gestores de grupos deveriam ter em consideração a produtividade de cada um no momento da criação de um grupo de trabalho.

“As chefias devem criar grupos de trabalho equilibrados, agrupando indivíduos de acordo com o comportamento produtivo. As energias e ritmos naturais devem ser respeitados a todo o momento, de forma a criar-se uma equipa equilibrada e que se complemente. Por exemplo, os Morning Glories são ideais para começar a trabalhar num projecto logo de manhã, mas assim que a produtividade do primeiro baixar é bom ter na equipa um Midday Maestro que continua o trabalho mantendo assim a produtividade sempre ao máximo. Uma equipa que contenha estes quatro tipos de personalidade é a melhor nos resultados a longo-prazo.”

Adam Gillbe, Director Europeu de Marketing de Soluções da Canon Europa, diz: “Pode existir uma grande variedade de personalidades dentro de uma equipa ou de uma empresa. Ao identificar o porquê e quando cada individuo está no seu topo de produtividade, as chefias podem garantir o melhor funcionamento de uma equipa como um todo.”

Este estudo demonstra ainda que a melhor motivação para os trabalhadores é simplesmente sentirem-se apreciados. 85% dos colaboradores afirma que o reconhecimento e palavras de louvor de colegas mais velhos os tornam mais produtivos – aumentos de produtividade que atingem os 90 por cento na Hungria, Espanha e Roménia. O reconhecimento do seu trabalho é mais significativo em termos de produtividade é mais significativo do que as compensações financeiras. 80% dos entrevistados refere que  um aumento de salário ou um bónus iria aumentar a sua produtividade.

“Não é surpresa que as pessoas são mais motivadas pelo reconhecimento do que pelo dinheiro.” Diz Donna Dawson. “O ser-humano tem a necessidade de ser reconhecido e de se sentir útil no seu local trabalho. Enquanto os incentivos financeiros funcionam bem para motivar a curto prazo, saber que os seus colegas e o seu chefe apreciam o seu trabalho é mais duradouro. É o sentimento de apreço que motiva o trabalhador a levantar-se de manhã”

Estudo revela que os chefes são os menos produtivos.

Quando excluídos os próprios colaboradores, mais de metade dos trabalhadores (53%) de toda a Europa diz que quanto mais alto for o cargo do colaborador menor é a sua produtividade e os assistentes são considerados os mais produtivos (28%)

Donna Dawson sugere, “Quanto mais se sobe no mundo empresarial, mais se delega tarefas. Os assistentes que recebem todas essas tarefas são aqueles que mais trabalham, porque necessitam justificar o seu trabalho e proteger a reputação daqueles que lhe são hierarquicamente superiores.”

No entanto, uns significativos 43 por cento dos inquiridos sentem que são o membro mais produtivo da sua equipa, este número aumenta para 54 por cento no Reino Unido e na Alemanha. Em contraste dois terços dos empregados na Hungria e na República Checa sentem que não são o membro mais produtivo.

Adam Gillbe diz “As pessoas julgam a produtividade apenas a partir do que vêem. As pessoas com cargos superiores estão tendencialmente fora da empresa em reuniões, enquanto os assistentes passam normalmente mais tempo na empresa. Pode não ser verdade, mas na mente dos trabalhadores a presença de uma pessoa no escritório está directamente ligada à sua produtividade.”

Adam Gillbe, conclui: “A produtividade é agora uma questão muito debatida pelos gestores. Estes procuram sempre uma forma de melhorar as suas equipas de trabalho aumentado a sua produtividade. Através de alterações na estrutura de uma equipa, na maneira geral como é organizado o trabalho ou até na tecnologia que os trabalhadores utilizam, existem muitas oportunidades de desenvolver uma força de trabalho mais produtiva. Os produtos e softwares da Canon podem ajudar as empresas a aumentar a produtividade e a o ptimizar a forma como trabalham.”

Não consegue encontrar o que procura? Porque não visitar o nosso Arquivo Noticías e pesquisar algum item específico na base de dados de noticías.