Canon felicita o vencedor do World Press Photo do Ano

LISBOA, 14 de Fevereiro de 2014 – A Canon Europa, líder mundial em soluções de imagem, felicita hoje John Stanmeyer, vencedor do World Press Photo do Ano 2013. A sua imagem vencedora mostra alguns emigrantes africanos na costa da cidade de Djibouti à noite, a levantar os seus telemóveis na tentativa de apanhar sinal de rede mais barato da vizinha Somália – uma ligação ténue para parentes no exterior. Esta imagem também ganhou o primeiro prémio na categoria Contemporary Issues Singles e foi tirada para a National Geographic.

World Press Photo 2013 winner - John Stanmeyer.JPG
Créditos: John Stanmeyer / VII / National Geographic

O concurso World Press Photo, conhecido universalmente como a competição mais prestigiada do mundo para fotojornalistas, é patrocinada pela Canon desde 1992. Agora, no seu quinquagésimo sétimo ano, a competição recebeu 98,671 imagens, submetidas por 5,754 fotógrafos profissionais de 132 países diferentes. O júri atribuiu prémios em nove categorias temáticas a 53 fotógrafos de 25 nacionalidades diferentes, selecionando uma imagem como a World Press Photo do Ano 2013.

“Estamos bastante orgulhosos por apoiar fotojornalistas de todo o mundo, e por premiar os seus talentos em tirar fotografias espantosas e trazê-las a uma audiência internacional”, comenta Kieran Magee, Diretor de Marketing e Professional Imaging, da Canon Europe. “A linda fotografia vencedora de John Stanmeyer mostra a importância do poder da imagem, apontando uma luz a um problema contemporâneo global com grande arte e habilidade.”

Stanmeyer tirou a sua fotografia vencedora com uma câmara Canon EOS 5D Mark III e uma objetiva EF 35mm f/1.4L USM. A imagem foi tirada com uma abertura de f/1.4 e uma exposição de 1/40 segs. e ISO 10.000.

O Embaixador da Canon, Brent Stirton, foi o vencedor na categoria People – Staged Portraits Single. A imagem vencedora de Stirton mostra um grupo de rapazes albinos e cegos na sua sala de embarque na escola missionária Vivekananda para cegos em West Bengal, India. Markus Varesvuo, Explorador Canon, venceu também o segundo prémio na categoria Nature Singles com a sua captura de um bando de mergulhões, tirada em Vardo, Noruega.

Como vencedor do World Press Photo do Ano 2013, Stanmeyer irá receber um prémio em dinheiro de 10,000€ da World Press Photo, na cerimónia de entrega de prémios em Amesterdão. Para acrescentar, a Canon Europe irá oferecer-lhe uma câmara profissional DSLR e um kit de objetivas.

As imagens vencedoras de prémios serão apresentadas numa exposição que irá percorrer mais de 100 cidades em 45 países. A primeira exposição World Press Photo irá realizar-se em Amesterdão a 18 de Abril de 2014. As imagens da exposição deste ano serão impressas em impressoras Arizona, da Océ, empresa que faz parte do Grupo Canon.

Mais informação sobre a World Press Photo está disponível em www.worldpressphoto.org.

Notas para editores:
World Press Photo - Press Kit
Uma selecção de imagens para publicação que podem ser descarregadas na área de download de imprensa do World Press Photo disponível em www.worldpressphoto.org .
Link para a lista de vencedores: http://www.worldpressphoto.org/2014-photo-contest/winners-list