Canon felicita o vencedor do World Press Photo

Lisboa, 18 de fevereiro de 2015 – A Canon Europa, líder em soluções de imagem, felicita Mads Nissen, fotógrafo vencedor do World Press Photo do Ano 2014. A imagem vencedora mostra Jon e Alex, um casal homossexual, num dos seus momentos íntimos em São Peterburgo, Rússia. A fotografia faz parte de um longo projeto titulado “Homophobia in Russia” criado pela Scanpix. A fotografia de Nissen foi também a vencedora na categoria “Contemporary Issues”.

WPPH_image_FINAL
Créditos: Mads Nissen, Denmark, Scanpix/Panos Pictures

O concurso World Press Photo, promovido desde 1992 pela Canon, é conhecido internacionalmente como a competição mais prestigiada do mundo para fotojornalistas. A competição que comemora este ano a sua quinquagésima oitava edição recebeu um total de 97 912 imagens de 5 692 fotógrafos profissionais de 131 países. O painel de jurados deste ano atribuiu prémios em oito categorias temáticas selecionando uma imagem entre todas como a World Press Photo do Ano 2014.

“A cada novo ano, sentimo-nos mais orgulhosos por apoiar fotojornalistas de todo o mundo e por reconhecer o seu talento durante o World Press Photo”, comenta Kieran Magee, Diretor de Marketing e Professional Imaging, da Canon Europa, “A poderosa imagem de Nissen traz à luz do dia um tema bastante atual e digno de ser noticiado, ele conseguiu contar uma história através do seu talento”.

Nissen registou a imagem vencedora com uma Canon EOS 5D Mark III com uma abertura de 2.2, uma exposição de 1/200 e um ISO 1600.

Como vencedor do World Press Photo do Ano 2014, Nissen irá receber um prémio em dinheiro de 10,000€ da World Press Photo, na cerimónia de entrega de prémios em Amesterdão. Para acrescentar, a Canon Europa irá oferecer-lhe uma câmara profissional DSLR e um kit de objetivas.

As imagens vencedoras de prémios serão apresentadas numa exposição que irá percorrer mais de 100 cidades em 45 países. A primeira exposição World Press Photo irá realizar-se em Amesterdão a 18 de Abril de 2015. As imagens da exposição deste ano serão impressas em impressoras de grande formato e em impressoras Océ Arizona

Mais informação sobre a World Press Photo está disponível em www.worldpressphoto.org.

Notas para editores:
World Press Photo - Press Kit

Uma seleção de imagens para publicação que podem ser descarregadas na área de download de imprensa do World Press Photo disponível em www.worldpressphoto.org .

Link para a lista de vencedores: http://www.worldpressphoto.org/awards/2015?category=51