Folha de Factos da Canon

História da empresa

  • A Canon Inc. foi fundada em 1937. A Canon Europe foi criada vinte anos mais tarde em 1957
  • A Canon Inc. emprega cerca de 194 000 pessoas em todo o mundo. A Canon Europe emprega 17 000 pessoas em 20 países da região EMEA
  • O resultado líquido das vendas consolidadas da Canon Inc. no segundo trimestre do ano fiscal de 2014 foi de 926,8 mil milhões de ienes (9,2 mil milhões de dólares americanos ou 6,7 mil milhões de euros).
  • Os valores em dólares e em euros são convertidos de ienes apenas para conveniência do leitor, 101 JPY = 1 USD e 138 JPY = 1 euro para o 2.º trimestre do ano fiscal de 2014, as taxas de câmbio aproximadas na bolsa de valores de Tóquio a 30 de junho de 2014.
  • A Canon Inc. continuou a ser rentável no 2.º trimestre do ano fiscal de 2014, com uma receita líquida de 80,8 mil milhões de ienes (800,5 milhões de dólares norte-americanos ou 585 milhões de euros).
  • A Canon Europe contribui com aproximadamente um terço das receitas globais da empresa, vendendo a clientes de mais de 116 países e regiões da Europa, do Médio Oriente e de África
  • A primeira unidade de produção da Canon na Europa, a Canon Giessen GmbH, foi criada na Alemanha em 1972
  • A filosofia empresarial da Canon reflete o conceito do Kyosei, que significa viver e trabalhar em conjunto para o bem comum

Marca

  • A promessa de marca da Canon é ajudar as pessoas a compreender o Poder da Imagem
  • O lema europeu da marca, You Can, foi lançado em 2002 e foi concebido para inspirar e incentivar os clientes a compreender o Poder da Imagem
  • A Canon ficou na 35.ª posição no inquérito 100 Best Global Brands 2013 da Interbrand e na 26.ª posição no inquérito Best Global Green Brands 2014 da Interbrand
  • A Canon foi também galardoada com o prémio Marca de Confiança de Câmaras Mais Fiável (Most Trusted Camera Brand do Reader’s Digest) na Europa durante 14 anos consecutivos
  • A Canon ficou classificada na 6ª posição da lista World’s Most Admired Companies 2014 Industry da revista Fortune (categoria "Computadores")

Sustentabilidade


O compromisso da Canon para com a sustentabilidade está focado em três áreas-chave: Empresa, Ambiente e Sociedade. A Canon EMEA assinou o Pacto Global das Nações Unidas (janeiro de 2014), para demonstrar e formalizar o nosso compromisso contínuo para com os direitos humanos, os padrões de trabalho, o meio ambiente e o combate à corrupção.

  • Negócio
    • A Canon procura oportunidades para apoiar os seus clientes, para que possam aumentar a sua eficiência empresarial e desenvolvimento, terem mais sucesso e reduzirem o seu impacto ambiental, através da oferta de serviços e soluções que respondam às suas necessidades empresariais
    • Os negócios da Canon crescem com responsabilidade, suportando um crescimento económico mais amplo, operando de forma correta e cumprindo as normas e os regulamentos
    • Todos os funcionários do Grupo Canon estão vinculados a um código de conduta, que abrange áreas como anti-bullying, concorrência leal e ética empresarial
  • Ambiente
  • A Canon reduz o impacto ambiental dos seus produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a sua conceção até ao respetivo fim da vida útil, bem como ao longo de todas as nossas das nossas próprias operações
  • A Canon obteve a certificação global da norma ISO 14001, a norma internacional para sistemas de gestão ambiental; cerca de 191 instalações em 25 países na EMEA são certificadas. Desde 2012 que a Canon não regista quaisquer inconformidades nas auditorias EMEA
  • O progresso em 2013 face às metas ambientais EMEA da Canon foi o seguinte:
    • Reduzir as emissões de carbono na EMEA em 15% do volume de vendas até 2020*: -7% face a 2010
    • Reciclar 52% dos resíduos nos escritórios na região EMEA até 2014*: 50% atingidos em 2013
    • Reciclar 85% dos resíduos dos armazéns da Canon na EMEA até 2014*: 83% atingidos em 2013
    • Aumentar o volume de tipos de papel certificado e reciclado para 75% do volume de negócios em papel até 2014*: 86% atingido em 2013
    • Melhorar a eficiência em emissões de carbono dos transportes em 2% em comparação com as vendas líquidas de 2012: o objetivo não foi atingido (devido a alterações na combinação de categorias de produtos e de volumes enviados, juntamente com o transporte em distâncias curtas associado adicional), comparado com a base combinada da Canon e da Océ em 2010
  • Os produtos da Canon são altamente eficientes em termos energéticos e muitos estão qualificados no programa EU ENERGY STAR® da UE
  • A Canon começou o primeiro programa de reciclagem de cartridges de toner a laser em 1990. Temos operações de reciclagem na Europa, tanto de cartridges de laser, como de jato de tinta
  • A Canon é uma das primeiras signatárias de um acordo voluntário (AV) da UE para melhorar o desempenho ambiental dos equipamentos de imagem, incluindo o compromisso de redução do consumo de energia e papel e opções para o tratamento de consumíveis no final da vida útil. Em 2013, a Comissão Europeia aprovou o AV como equivalente a regulamentação vinculativa
  • Sociedade
    • A Canon acredita que uma empresa sustentável interage com a comunidade onde opera, promovendo um crescimento económico mais amplo e integrando os interesses da sociedade respeitando o ambiente. Contribuímos de forma positiva para a sociedade, envolvendo-nos com a comunidade e as partes interessadas onde quer que operemos, respeitando sempre os nossos deveres éticos
    • A Canon apoia os seus funcionários, informando-os daquilo que se espera deles, reconhecendo o seu desempenho e desenvolvendo as suas capacidades e oportunidades de carreira na empresa

Tecnologia e Inovação

  • Os Motores de Imagem da Canon foram o resultado da integração de várias tecnologias desenvolvidas ao longo da história da Canon. São as tecnologias centrais em todos os atuais produtos da Canon:
    • Motor de Captura de Imagem – Alta resolução e elevada qualidade de imagem para objetiva, sensor e tecnologias de processamento de imagem
    • Motor de Eletrofotografia – A tecnologia de eletrofotografia está no centro das impressoras e copiadoras a laser que foram classificadas como as melhores do mundo
    • Motor de Jato de Tinta – Capaz de produzir gotículas de tinta microscópicas de um picolitro (um trilionésimo de litro), tornando possível até o fabrico de chips de DNA
    • Motor de Fotolitografia – A tecnologia de exposição de semicondutores da Canon integra as mais recentes tecnologias óticas e de posicionamento ultra preciso
    • Motor de Ecrã – Tecnologia de ecrã plano de nova geração que proporciona imagens de alta qualidade em ecrã grande com baixo consumo de energia
  • A Canon mantém a liderança de fabricante de câmaras DSLR
  • A Canon foi a inventora do método Bubble Jet (jacto de bolha) para imprimir a jacto de tinta e apresentou a primeira copiadora com cartucho da indústria

Patrocínios

  • A atual carteira de patrocínios da Canon Europe abrange uma vasta gama de áreas sociais, culturais e desportivas, incluindo, nomeadamente:
    • Patrocinadora oficial da Semana da Moda de Londres; primeira patrocinadora da Semana da Moda de Milão e patrocinadora principal da Semana da Moda de Paris
    • Parceira de imagem oficial do British Fashion Council
    • Fornecedor Oficial de soluções de imagem para a Ryder Cup 2014
    • Parceira principal do Berlinale Talent Campus
    • Parceira mundial do World Press Photo
    • Festival de fotojornalismo Visa Pour L’Image
    • Patrocinadora corporativa da Orquestra Sinfónica de Londres
    • Parceira oficial do Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF*
    • Campeonato Mundial Júnior de Patinagem Artística 2013 e o Campeonato Mundial de Patinagem Artística 2013*
    • Canon Pro Golf Series
    • *patrocínios CINC

Investigação e Desenvolvimento

  • No ano fiscal de 2013, a empresa investiu 306,3 mil milhões de ienes em I&D, o que representa mais de 8% das vendas
  • Em 2013, a empresa obteve 3825 patentes* nos EUA, ficando em terceiro lugar entre todas as empresas
  • A Canon ficou classificada entre os 5 melhores destinatários de patentes nos EUA durante 28 anos consecutivos

*Fonte: Instituto Americano de Patentes e Marcas; calculado com base nos anúncios semanais totais.

Faça o Download da Folha de Factos da Canon [PDF, 171 KB]
spacer
					image
Informação
Recursos para a Imprensa
Eventos europeus
Biblioteca de imagens
Recursos para a Imprensa
Folha de Factos da Canon
História de Canon Inc
História da Canon Europe
Linha Cronológica da História da Canon (PDF, 417 KB) [PDF, 417 KB]
Dossiers de imprensa
Vídeos e Webcasts
White papers e relatórios
Artigos em destaque e casos de estudo
Marcos e prémios
Contactos de RP
Informações para investidores