Operações – Melhorando a sustentabilidade das nossas operações

Em linha com a nossa filosofia empresarial Kyosei, temos por objetivo reduzir os impactos ambientais das nossas operações. A nossa carta ambiental destaca os passos-chave que damos para alcançar um equilíbrio entre crescimento sustentável e prosperidade; utilização responsável dos recursos e impacto ambiental reduzido.

Agimos, através de iniciativas, políticas e procedimentos, no sentido de reduzir os impactos e contribuir para evitar as alterações climáticas. A nossa estratégia de gestão ambiental inclui ações no domínio da gestão do carbono;

Picture_banner_footprint

limitação da utilização de recursos; emissões, controlo de resíduos e poluição; e reciclagem. Nas nossas instalações, também temos em conta os melhoramentos relativos à biodiversidade e ao habitat, sempre que possível.

No quadro abaixo são apresentados os nossos objetivos e evolução na EMEA até à data:

Área Objetivo Meta* EVOLUÇÃO DE 2013
Emissões de CO2 na Canon EMEA Redução de 1,5% por ano em relação ao volume de negócios (em comparação com 2010) -15% até 2020* -7% em relação a 2010
Eficiência de recursos Aumentar a reciclagem de resíduos em todos os escritórios na região EMEA 52% até 2014* 50%
Aumentar a reciclagem de resíduos nos armazéns da Canon incluindo armazéns subcontratados 85% até 2014* 83%
Vendas de produtos sustentáveis Aumentar as vendas de papel certificado e de tipos de papel reciclado 75% do volume de negócios em papel até 2014* 86% do volume de negócios em papel
Transporte eficiente em emissões de carbono Redução em relação às vendas líquidas em 2012 -2% 2013 Não cumprido

* Calculada tendo em conta a consolidação do desempenho base combinado da Canon e da Océ em 2010

Carta Europeia do Ambiente

ISO 14001.

Reduzir o dióxido de carbono

Eficiência energética

Poupança de recursos

Segurança dos clientes e colaboradores

Relatórios de sustentabilidade

Mitigação das alterações climáticas

ISO 14001.

Desde 2007 que a Canon possui certificação global relativa à norma de gestão ambiental ISO 14001 e tem a ambição de realizar melhoramentos contínuos em todas as suas instalações. Cerca de 200 locais em 25 países da Europa, Médio Oriente e África possuem atualmente certificação.

  Voltar ao Topo

Reduzir o dióxido de carbono

  • Logística: estamos a alterar os nossos meios de distribuição para via ferroviária e marítima de forma a reduzir as emissões de CO2. O nosso processo de redução do tamanho do produto e da embalagem resultam numa maior eficiência de carga. Possuímos armazéns centrais na Europa. Considerar a Europa como um armazém exclusivo (virtual) permite-nos monitorizar as quantidades de stock nos armazéns nacionais até ao momento da expedição do produto. Assim, podemos entregar produtos onde eles são realmente necessários e evitar ter de transportá-los entre armazéns.
  • eMaintenance: muitos dos nossos dispositivos multifuncionais podem ser operados remotamente e os eventuais problemas resolvidos. Isto reduz as emissões de CO2 relacionadas com as visitas dos técnicos e oferece aos clientes uma reparação mais rápida.
  • Área de escritórios: no âmbito do programa de integração da Océ, desde 2011 que reduzimos a área dos nossos escritórios em 36 000 m², o que equivale a mais de uma quilotonelada de CO2
  • Automóveis da empresa: a política automóvel da Canon Europa reduz atualmente (2014) os níveis de emissões de CO2 a um máximo de 120 g/km, tendo sido progressivamente reduzidos em comparação com anos anteriores. Apenas a Rússia continua a 130 g/km devido à disponibilidade limitada de carros que cumpram os 120 g/km. Em alguns países, oferecemos dicas e cursos aos motoristas da empresa, incentivando-os a praticar uma condução mais segura e mais eficiente na poupança de combustível.
  • Viagens de negócios: monitorizamos as estatísticas relativas às viagens de negócios anuais e incentivamos os empregados a utilizar vídeo e teleconferência, quando disponíveis.

  Voltar ao Topo

Eficiência energética

  • Edifícios: possuímos uma política de renovação que inclui melhoramentos ambientais nos nossos edifícios quando as estruturas assim o permitem. Isto inclui funcionalidades como painéis fotovoltaicos, iluminação automática e recuperadores de calor.
  • Eficiência das TI: desde 2009, após a substituição e virtualização dos servidores, poupámos cerca de metade da energia necessária para alimentar e arrefecer os nossos centros de dados (2,8 milhões de kWh em relação a 4,4 milhões de kWh).
  • Energia renovável: temos por objetivo comprar energias renováveis, tendo em conta o custo e a disponibilidade. Atualmente, 11 sedes europeias compram entre 70-100% de energias renováveis.

  Voltar ao Topo

Poupança de recursos

  • Picture_banner_waste recPapel: seguimos uma política de aquisição de papel responsável e possuímos uma cadeia de custódia para a totalidade da nossa rede de distribuição de papel. A nossa sede na EMEA e oito das nossas operações de comercialização europeias possuem certificação PEFC ou FSC®. Em 2013, 75% do papel que adquirimos foi certificado pelo FSC ou pelo PEFC.
  • Água: reduzimos o consumo de água em todas as nossas operações, incluindo o consumo de água em sanitários, e utilizamos água da chuva e águas residuais quando as instalações o permitem.
  • Eventos: possuímos diretivas para eventos que aconselham os organizadores e fornecedores em temas que vão dos materiais a utilizar nos expositores à separação do lixo para reciclagem de forma a evitar a contaminação do solo. Trabalhamos com os nossos organizadores de eventos de forma a monitorizar a conformidade e auditar alguns dos maiores eventos. Sempre que possível, reutilizamos os materiais dos expositores de eventos em eventos subsequentes.
  • Resíduos de escritório: onde as instalações o permitam, os nossos escritórios realizam a separação do lixo para reciclagem de forma a evitar a contaminação do solo.

  Voltar ao Topo

Segurança dos clientes e colaboradores

Temos acções de formação obrigatórias sobre matérias químicas para os nossos colaboradores que operam com substâncias químicas perigosas. Isto assegura que os químicos são tratados e utilizados de forma correcta, salvaguardando os colaboradores e os clientes. O nosso programa ecológico ajuda a certificarmo-nos de que os nossos fornecedores respeitam os regulamentos relevantes relativos às substâncias químicas perigosas presentes em artigos por nós adquiridos.

  Voltar ao Topo

Relatórios de sustentabilidade

A Canon Europe emite um relatório de sustentabilidade anual. Descubra os mais recentes relatórios de sustentabilidade da Canon Europe e da Canon Inc. aqui.

  Voltar ao Topo

Mitigação das alterações climáticas

Formamos todos os funcionários para a sensibilização ambiental através de dias de formação e de formações online para os ajudar a compreender a importância que damos à redução dos impactos ambientais e de que forma o seu papel se encaixa nesta missão.

Muitos escritórios nacionais e colaboradores da Canon apoiam activamente projectos e organizações ambientais na sua comunidade através de patrocínios, donativos e voluntariado.

O escritório da Canon no Reino Unido é um bom exemplo de biodiversidade e de como o restauro de habitats acompanha o lado empresarial. Os terrenos do escritório incluem áreas paisagísticas e naturais que servem de habitat a uma variedade de vida selvagem, incluindo colmeias. Em Espanha, a Canon apoia a Floresta Responsável da Canon (Bosque Responsable Canon) de Valência, com os funcionários a ajudar na plantação de árvores nativas e poda da vegetação. Saiba mais sobre os nossos projectos regionais e locais.

  Voltar ao Topo

spacer
					image
Ambiente
Produzir
Reciclar
Utilize
ISO 14001
Glossário
Sustentabilidade
Ambiente
Sociedade
Negócio
Prémios
Relatórios de sustentabilidade