Produzir – Concebendo produtos sustentáveis

O nosso compromisso principal no que concerne ao ambiente é criar valor acrescentado a partir de escassos recursos. Concebemos produtos a pensar no ambiente, pelo que, desde o início do processo de criação do produto, temos em atenção a redução do tamanho deste, reduzindo a utilização de matérias-primas e incorporando materiais recicláveis e renováveis. Estas e outras medidas que tomamos contribuem para combater as alterações climáticas.

Por exemplo, a nossa gama imageRUNNER ADVANCE incorpora material de plástico reciclado e bioplástico, sendo que várias das nossas calculadoras são fabricadas a partir de plástico reciclado de materiais da Canon.

A Canon investe anualmente mais de 8% das vendas em I&D em todo o mundo. Utilizando tecnologia avançada, evitamos a necessidade de criar protótipos, mas conservamos a capacidade de avaliar e incorporar melhoramentos no design. Na fase de conceção, desenvolvemos um método para estabelecer metas de redução de CO2, incluindo cada período do ciclo de vida do produto, como as fases de produção e de utilização. Na nossa série imageRUNNER ADVANCE, isto resultou em significativas poupanças de energia na fase de utilização e, como tal, começamos a publicar as emissões de CO2 do ciclo de vida para alguns produtos http://www.cfp-japan.jp/english/list/.

Acordo Voluntário da União Europeia

Reduzir as substâncias perigosas

Desenvolvimento de materiais renováveis

Produtos mais pequenos, embalagens mais leves

Produção europeia

Acordo Voluntário da União Europeia

A Canon assinou, em Junho de 2011, um Acordo Voluntário (AV) para a melhoria do desempenho ambiental relativo aos equipamentos de imagem. Esta iniciativa de autorregulação é promovida pelos fabricantes de equipamentos de imagem e foi aprovada pela Comissão Europeia em janeiro de 2013 como equivalente a um regulamento vinculativo. No âmbito do AV, cada um dos 16 países signatários comprometeram-se a que pelo menos 90% de todos os modelos de impressão de equipamentos de imagem que colocam no mercado cumprem com os requisitos mínimos de eficiência relativamente a TEC (consumo típico de energia ) e o MF (modo de funcionamento). A medida estabelece metas para a redução das emissões de CO2 em processos de impressão e de cópia na UE. O AV incluem aspetos da utilização de tintas, tonners e papel, bem como a sua reciclagem.

O Acordo Voluntário inclui compromissos concretos relativamente à energia (Energy Star®); poupança de papel (duplex activado por defeito); e informações sobre as opções para o fim de vida dos consumíveis. Segundo o Acordo Voluntário, os fabricantes darão também instruções claras aos utilizadores sobre a responsabilidade na utilização do papel de impressão.

Saiba mais sobre o Acordo Voluntário da UE.

  Voltar ao Topo

Reduzir as substâncias perigosas

Concebemos os nossos produtos de modo a cumprir ou superar todos os regulamentos relevantes, com todas as substâncias perigosas no limite ou abaixo do limite legal definido na diretiva Restrição de Substâncias Perigosas (RoHS) e no Regulamento REACH. Em alguns casos, vamos além dos requisitos legais eliminando as substâncias perigosas na sua totalidade. Por exemplo, desde 2005 que os produtos médicos da marca Canon cumprem os requisitos da RoHS, embora esta diretiva não se aplique a equipamentos médicos até final de 2014. Saiba mais sobre os nossos produtos de equipamento médico.

Seguimos também um programa ecológico, verificando e monitorizando as substâncias que compõem os produtos que compramos aos nossos fornecedores. Saiba mais sobre o nosso Green Procurement Programme.

  Voltar ao Topo

Desenvolvimento de materiais renováveis

Pensamos que este novo plástico pode reduzir as emissões de CO2 relacionadas com o fabrico em 20% comparativamente ao plástico convencional. As nossas impressoras de produção digitais imagePRESS C7010VP e imagePRESS C6010 incorporam peças bioplásticas.

  Voltar ao Topo

Produtos mais pequenos, embalagens mais leves

Picture_updated_orange banner_2013A redução do tamanho e do peso dos produtos, sem afetar o seu funcionamento, e o reforço da estrutura reduzem a quantidade de recursos e meios necessários, o que significa menos embalagens ou embalagens mais leves. Quando possível, reduzimos também a embalagem. Estas ações ajudam a melhorar a eficiência no transporte e carga dos nossos produtos e reduzem as emissões de CO2. Saiba mais sobre como melhoramos a logística.

Por exemplo, em comparação com a série MP540 de 2008, a PIXMA MG5500, lançada em 2013, é 22% mais leve, 4% mais pequena e são necessárias menos 12% de embalagens.

A embalagem de algumas cartridges de jato de tinta teve uma redução no peso de cerca de 50% e a maioria é embalada em cartão, que pode mais facilmente ser reciclado pelos clientes. Nos casos em que as cartridges de jato de tinta são embaladas em saquetas de plástico, estas são compostas por pelo menos 70% de plástico reciclado.

Leia mais sobre as actividades de reciclagem.

  Voltar ao Topo

Produção europeia

Historicamente, a produção na Europa centrou-se, essencialmente, no nosso programa de reciclagem de cartridges de toner a laser na Canon Bretagne e na produção de novos modelos refabricados na Canon Giessen. Os produtos vendidos na região EMEA são fabricados na Ásia, Canadá, Países Baixos e Alemanha. Todas as operações globais de fabrico, incluindo as da Océ e Optopol, dependem diretamente da Canon Inc.

As aquisições recentes na Europa incluem a DelftDI, a NT-ware, a Milestone e a I.R.I.S. Group, todos produtores de software e soluções. Estas aquisições ajudam-nos a diversificar e reforçar os serviços que podemos oferecer aos nossos clientes, impulsionando o crescimento futuro. Por exemplo, a aquisição da Milestone melhorará de forma significativa as nossas capacidades de software na área da videovigilância em rede.

  Voltar ao Topo

spacer
					image
Ambiente
Utilize
Reciclar
Operações
ISO 14001
Glossário
Sustentabilidade
Ambiente
Sociedade
Negócio
Prémios
Relatórios de sustentabilidade