Local de trabalho – Políticas e melhores práticas para o local de trabalho

Temos por objetivo desenvolver a nossa atividade seguindo critérios éticos e justos e reconhecemos o papel vital que os nossos colaboradores desempenham no sucesso do nosso negócio e no crescimento económico sustentável. Temos por objetivo ser o empregador de eleição no nosso setor, oferecendo um ambiente de trabalho seguro e práticas laborais justas. Em contrapartida, esperamos que os nossos colaboradores e subcontratados sigam as nossas políticas e procedimentos de forma a assegurar que todas as leis e regulamentos, bem como a responsabilidade comercial, sejam respeitados.

Funcionários
Empregamos mais de 17 000 pessoas na Europa, no Médio Oriente e em África. Onde possível, dependendo das leis e condições locais, adotamos políticas e procedimentos pan-europeus. Isto contribui para a consistência das condições e expectativas de emprego.

Diálogo com os colaboradores

Avaliação, desenvolvimento e reconhecimento

3 Selfs (San-Ji)

Diversidade e sensibilização cultural

Práticas no local de trabalho

Políticas

Diálogo com os colaboradores

Picture_banner_footprintRealizamos inquéritos ao empenho dos colaboradores em 16 idiomas através de uma organização externa independente. As perguntas incluem até que ponto os gestores mantêm os colaboradores motivados e informados; se os colaboradores consideram a Canon um bom local para trabalhar e se consideram que a Canon é uma empresa socialmente responsável. Cerca de 70% dos colaboradores participam com regularidade, permitindo aos diferentes departamentos da empresa desenvolverem planos de ação de forma a ir ao encontro das principais preocupações identificadas.

Demos início a um programa de três anos para colaborar de forma mais direta com os funcionários no desenvolvimento dos nossos negócios. Estão disponíveis mais detalhes no nosso relatório de sustentabilidade.

Durante o processo de integração com a Oce, realizámos um inquérito de controlo nos primeiros países que passaram pelo processo de integração, de modo a verificarmos o que tinha corrido bem e o que podia ser melhorado. As respostas dos funcionários foram transformadas em ações aplicadas ao processo nos países subsequentes.

Os representantes dos colaboradores são também convidados a aderir ao Comité Consultivo da Canon Europe. O Comité engloba representantes de colaboradores e gestores da Canon que partilham informações e pontos de vista, a um nível europeu, sobre o estado atual e futuro progresso das atividades comerciais da Canon Europe.

Dependendo da legislação existente nos países nos quais exercemos atividade, as quais são prioritárias, os colaboradores podem aderir a sindicatos e participar nas negociações coletivas quando assim se justificar. Temos por base o objetivo de manter um diálogo constante com os colaboradores.

  Voltar ao Topo

Avaliação, desenvolvimento e reconhecimento

Os novos colaboradores são submetidos a um programa de formação adaptado à sua função específica. É fornecido suporte aos diretores, para garantir que todos os funcionários recebem informações relativas à empresa e ao seu trabalho como parte do seu programa de formação.

Segundo a nossa política, cada colaborador deve ter, pelo menos, uma reunião de avaliação formal com o seu superior hierárquico por ano. Isto contribui para avaliar o desempenho face aos objetivos e às competências através da utilização de um sistema de avaliação padrão.

É identificado um plano de desenvolvimento pessoal e de formação. Isto é conseguido através de um conjunto de opções de formação das quais fazem parte a Canon Academy, que disponibiliza formação e orientação online. Reconhecemos a importância dos funcionários de diversas formas, incluindo através dos prémios de dedicação e das nossas distinções 3 Selfs.

Caso haja necessidade, existem processos de queixa definidos que os funcionários devem cumprir de acordo com a legislação local. Da mesma forma, existem procedimentos disciplinares claramente divulgados relativamente a questões de desempenho ou de comportamento, também de acordo com a legislação local.

  Voltar ao Topo

3 Selfs (San-Ji)

Espírito San-Ji, ou "3 Selfs" ("3 Autos") destaca as normas pessoais de comportamento que se espera que os funcionários possam atingir segundo o Código de Conduta da Canon. As distinções 3 Selfs são conduzidas a nível nacional e regional, trimestral e anualmente, de forma a encorajar e a destacar 3 tipos de comportamentos:

• Auto-motivação: tomar a iniciativa e procurar soluções

• Auto-gestão: planeamento e organização pessoal eficiente

• Auto-consciencialização: estar consciente do impacto que as nossas acções e palavras têm nos outros

  Voltar ao Topo

Diversidade e sensibilização cultural

A diversidade é um imperativo na atividade da Canon, abraçando a filosofia de que todas as pessoas devem trabalhar em prol do bem comum. Uma vez que exercemos atividade em tantos e tão diversos países e territórios, os funcionários recebem formação diversificada. Isto permite a todos compreender e valorizar a diversidade dos povos, culturas e negócios.

Mais de 50 diferentes nacionalidades trabalham nas nossas sedes europeias, o que reflete a nossa estrutura multicultural. O conselho de administração da empresa é representado por 8 nacionalidades diferentes.

Saiba mais sobre o nosso enfoque na Diversidade.

  Voltar ao Topo

Práticas no local de trabalho

Não-discriminação: não fazemos discriminação relativamente à etnia, género, religião, meio sócio-cultural, deficiência, filiação política ou orientação sexual. Não admitimos qualquer forma de abuso.

Saúde e segurança: proporcionamos um ambiente de trabalho seguro, dando formação adequada aos colaboradores que trabalham em zonas perigosas ou com substâncias químicas. Incentivamos os funcionários a desfrutar de um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.

Denúncia: dispomos de um plano de denúncias disponível a todos os funcionários, permitindo-lhes dizer o que pensam anonimamente sobre presumíveis irregularidades.

Código de Conduta: espera-se que todos os funcionários cumpram o Código de Conduta do Grupo Canon. Isto define padrões de comportamento que se espera que sejam atingidos e que vão desde a proteção de informações confidenciais à proibição de condutas impróprias como o uso da violência.

Condições de trabalho: estas podem variar de acordo com a legislação e as práticas locais, incluindo os direitos relativos à maternidade e paternidade, horas extraordinárias e horário normal de trabalho.
 
Direitos humanos e trabalho infantil: a Canon respeita os direitos humanos de todos os funcionários. Consulte a política da Canon Inc. e a orientação para os fornecedores no que concerne aos direitos humanos, trabalho infantil e práticas comerciais éticas, justas e sociais. A Canon Europa possui um Código de Conduta do Fornecedor que faz parte dos nossos Termos e Condições de Compra Gerais, sendo que solicitamos aos nossos fornecedores que, no mínimo, cumpram as normas de conduta específicas.Picture_UNGC logo

A Canon Europa assinou o Pacto Global das Nações Unidas (Janeiro de 2014), comprometendo-se com os seus 10 princípios universalmente aceites nas áreas dos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Sensibilização ambiental: formamos todos os funcionários e subcontratados para a sensibilização ambiental através de dias de formação e formações online obrigatórias de forma a alertá-los para a importância que damos à redução dos impactos ambientais e o papel que poderão ter neste processo. Consulte mais informações sobre as actividades ambientais.

Consulte mais informações sobre as actividades de gestão.

  Voltar ao Topo

Políticas

Respeitando as nossas políticas, os colaboradores podem ajudar a Canon a desenvolver uma actividade justa e ética.

Presentes/entretenimento: os funcionários devem respeitar a nossa política no que concerne à troca de presentes e ao entretenimento.

Anti-suborno/corrupção: os funcionários devem actuar conforme a nossa política anti-suborno e anti-corrupção.

Comunicação social: para salvaguardar a integridade da reputação da marca Canon, a nossa política de comunicação social dá instruções aos colaboradores sobre a utilização responsável da comunicação social.

Utilização de TIC: de modo a proteger a nossa rede de malware, a nossa política de TIC define claramente que recursos de TI da empresa são permitidos ou proibidos.

Concorrência leal: todos os funcionários recebem formação obrigatória e possuímos uma rede nacional de conselheiros legais nacionais que nos dão aconselhamento relativamente a esta matéria.

Saiba mais sobre as políticas de gestão e economia da Canon.

Relatório de Sustentabilidade 2013 da Canon na Europa, Médio Oriente e em África

  Voltar ao Topo

spacer
					image
Sociedade
Regional
Local
Sustentabilidade
Ambiente
Sociedade
Negócio
Prémios
Relatórios de sustentabilidade