ARTES GRÁFICAS

Como os bookstagrammers impulsionam as vendas de livros impressos

Descubra por que motivo a impressão digital de livros está a impulsionar o aumento de receitas dos provedores de serviços de impressão

TRANSFERIR GUIA

O livro impresso não está morto

O volume total de impressão digital de livros irá atingir os 100 mil milhões de páginas em 2022. Leia sobre este novo e empolgante capítulo a seguir.

Transferir guia

A woman in a check shirt looks at her smartphone and a man wearing a hoodie and white earphones reads a book on a train

O que é um bookstagrammer?

Há bloggers de moda, "vloggers" sobre estilo de vida e "foodstagrammers". Agora, há também "booktubers" e "bookstagrammers"! Estes bloggers especialistas em livros estão a invadir as plataformas de redes sociais com o seu gosto pelos livros impressos, incendiando uma paixão pela leitura e ajudando a impulsionar o próspero setor europeu da literatura.

Os livros impressos enfrentaram a dura concorrência dos e-books, das redes sociais e do entretenimento digital em geral. No entanto, após lutar para acompanhar as formas mais rápidas e acessíveis de publicação e consumo de conteúdo, especialmente com as restrições das pequenas tiragens de livros, a arte da impressão encontrou uma nova valorização por parte do mundo digital, na forma de bookstagrammers e dos seus milhões de fãs.

Combinando habilmente a publicação de livros com as redes sociais digitais, estes influenciadores sociais promovem a beleza da impressão, fotografando livros em cenários de estilo de vida ou analisando o romance num vlog. Esta combinação da impressão com o digital não é apenas superficial, nem se preocupa apenas com a obtenção de gostos ou visualizações. A tecnologia digital, que anteriormente era a oposição, transformou-se no caminho a seguir para a publicação impressa. Com a impressão digital vem a oportunidade de os PSP adicionarem valor aos seus serviços existentes, oferecerem novos livros e atraírem uma nova vaga de clientes.

O renascimento da impressão

O thebookseller.com estimou que o valor total de mercado para a publicação europeia de livros é de uns incríveis 36-38 mil milhões de euros. As variações na libra esterlina podem ter afetado recentemente a receita total de vendas dos editores, mas no ano passado, só no Reino Unido, os livros impressos representaram 1,7 mil milhões dos 2 mil milhões de libras referentes à venda de livros.

O aumento das vendas de livros impressos vem acompanhado de uma estabilização da popularidade dos e-books, agora que a sua fase de brinquedo novo já passou. De acordo com a agência de informação de mercado Mintel, 54% dos livros comprados nos últimos 12 meses foram impressos e apenas 24% foram digitais. A Mintel espera que as vendas de livros impressos continuem a aumentar, prevendo um aumento significativo de 25% até 2022, o que aumentaria as vendas para 2,1 mil milhões de libras. Por outro lado, as previsões apontam para que as vendas de e-books tenham um aumento "muito pequeno" de ano para ano à medida que a moda começa a desaparecer.

Assim sendo, por que motivo os livros impressos estão a voltar de forma tão expressiva? Jen Campbell (@jenvcampbell) – bookstagrammer/booktuber, poeta premiada e autora de best-sellers – explica por que motivo é apaixonada pela impressão:
"Os e-books são excelentes para viajar e poupar espaço, e oferecem funcionalidades de ampliação do texto fantásticas para as pessoas que necessitam. No entanto, num mundo onde muito do que fazemos é online, os livros oferecem uma escapatória e a sua forma impressa é uma representação tangível disso mesmo".

As pessoas gostam de prever a "morte dos livros", mas tal não vai acontecer num futuro próximo.

Jen Campbell – poeta, autora e booktuber
Image of a living room with a colourful bookcase across the back wall, two large table lamps on side tables and a two-seater silk sofa in the middle.

Apoio social vocal

Os booktubers e bookstagrammers utilizam plataformas de redes sociais como o YouTube e o Instagram para partilhar os livros de que gostam. Este tipo de conteúdo relacionado com o estilo de vida é extremamente popular entre o público digital atual – a maioria dos grandes vloggers conseguiram alcançar um estatuto de celebridade – e pode ter um impacto incrível nas indústrias que apoia. "Os espectadores veem canais de booktube para obterem recomendações e ficarem a conhecer os gostos que partilham. Eu publico uma ligação para os livros que recomendo na caixa de descrição dos meus vídeos, caso alguém queira comprá-los. Através destas ligações, os espectadores compram cerca de 600-800 livros físicos por mês. Esta é uma pequena representação do número de livros comprados a partir das minhas recomendações, uma vez que muitas pessoas vão a livrarias ou pesquisam os livros pessoalmente", afirma Jen Campbell.

A man works at a laptop on a sofa in a living room and a woman sits on a stool surrounded by two piles of books, putting books into a bookcase.

Parte do sucesso do booktubing/bookstagramming é a forma como equilibra comentários honestos de livros e imagens brilhantes. Num mundo digital onde a estética online é tudo, ter uma boa aparência é metade da batalha. A arte e o talento inerentes à impressão de livros fazem com que a impressão tradicional possa ser visualmente impressionante nas plataformas digitais.

A tendência do hashtag "#shelfie" é prova disso mesmo: a tendência de partilhar fotografias de estantes com livros é uma afirmação entre os bookstagrammers e adiciona um valor físico e emocional muito significativo aos livros impressos. Ao contrário dos digitais, estes são um objeto físico para ter e mostrar.

Assim sendo, o que pensa um booktuber/bookstagrammer relativamente ao futuro da impressão no que diz respeito à publicação?

"As pessoas gostam de prever a "morte dos livros", afirma Jen, "mas tal não vai acontecer num futuro próximo."

Saiba como os livros inteligentes e as publicações especiais estão a impulsionar o crescimento da impressão digital de livros

Soluções relacionadas

Explorar mais


Descubra como impulsionar o crescimento das receitas através da impressão digital de livros


FALE COM A NOSSA EQUIPA
  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • Como os bookstagrammers impulsionam as vendas de livros