ARTES GRÁFICAS

O motivo pelo qual as marcas e os consumidores confiam mais na impressão do que na versão digital

Destaque e desenvolva o seu negócio com novas capacidades de impressão digital

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A indústria criativa hoje e no futuro

A economia criativa europeia rende 535,9 mil milhões de euros por ano – receba a sua parte ao desencadear novos fluxos de impressão digital.

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Marketing de impressão – as estatísticas reais

É indubitável que a tecnologia digital revolucionou a indústria do marketing, mas com os escândalos digitais que surgem diariamente, as marcas e os consumidores estão a regressar à impressão – veja aqui os dados que o comprovam:

  • 60% de todo o correio endereçado é aberto imediatamente
  • 20% do correio endereçado é aberto no prazo de 28 dias
  • Em média, as pessoas olham para o correio endereçado 4,2 vezes

Relatório Anual de Correspondência Direta de 2018 da Joint Industry Committee (JICMAIL)


Longe de ser deixado em segundo plano, o marketing de impressão manteve a sua importância como canal para estabelecer ligação ao público e continua a fazê-lo bem:

  • 79% das pessoas disseram que ainda leem jornais impressos e 82% leem revistas impressas
  • Os anúncios nas revistas impressas são mais agradáveis do que a versão online – 32% contra 26%
  • O estudo "Trust in News" de 2017 da Kantar também verificou que 72% das pessoas classificam positivamente as revistas de notícias impressas numa dimensão de confiança

Graphicarts Promotion Video Still

A tecnologia está a mudar a forma como as pessoas criam. A Canon e a Microsoft uniram-se no Festival D&AD 2017 para mostrar como a tecnologia intuitiva e a impressão tátil podem promover a criatividade e aproximar as pessoas do seu trabalho.

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A impressão constrói a confiança num mundo digital repleto de escândalos

Com base nos dados da indústria, é claro que o marketing de impressão permanece resistente, mesmo nesta era digital. Por que motivo os consumidores confiam mais na impressão e como podem os PSP tirar partido desta situação para ampliar a sua oferta de impressão?

Ashley Norris, consultora de conteúdo da Associação de Marketing de Conteúdo, afirma que: "Há uma permanência e credibilidade na impressão de conteúdo que a impressão digital nem sempre capta. Ainda é muito importante para os anunciantes estarem associados a este conteúdo premium".

A DMA constatou que "56% das pessoas acreditam que o marketing impresso é a forma mais confiável de comunicação". "Os meios de impressão tradicionais oferecem aos consumidores uma experiência pessoal, algo tangível com o qual podem interagir e utilizar para seu próprio lazer", afirmou Rachel Aldighieri, MD da DMA.

"Esta afirmação é corroborada pelas conclusões do relatório anual da JICMAIL, que representa o grau de confiança que os clientes ainda têm nos meios de impressão. A ligação pessoal que pode criar não é algo que os publicitários devam ignorar."

A tangibilidade e a confiança andam de mãos dadas para o marketing de impressão. Isto é algo que a impressão digital não pode oferecer, e proporciona aos PSP uma oportunidade real de fornecer aos consumidores empresariais conteúdo de marca poderoso. Através da impressão criativa e tátil, o material descartável pode tornar-se material de marketing eficaz e envolvente.

Há uma permanência e credibilidade na impressão de conteúdo que a impressão digital nem sempre capta.

Ashley Norris – Consultora de conteúdo, Associação de Marketing de Conteúdo
Girl in red check shirt and man in blue t-shirt working at a digital printer with colour charts and ink on the back wall

A impressão está morta, viva a impressão digital

Ninguém disse que a impressão e as técnicas digitais eram mutuamente exclusivas. Na verdade, estas formam uma equipa extraordinária, especialmente para soluções de impressão empresarial. A tecnologia digital pode ajudar a impressão a tornar-se mais rápida, mais ágil e mais fácil de gerir. Por outro lado, a impressão pode fornecer à impressão digital tudo aquilo que só se consegue com anos de autenticidade testada.
Ashley Norris afirma: "As melhores campanhas englobam todos os tipos de meios de comunicação. Gostaria muito de ver mais campanhas integradas, por exemplo, onde a publicidade impressa fornece fotografias de elevada qualidade e conteúdo integral que, por sua vez, é fornecido em blocos mais pequenos através dos canais digitais.
"Alguns dos membros da Associação de Marketing de Conteúdo (CMA) estão a fazer um ótimo trabalho neste sentido."

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