A sua empresa tem apetência por um Processo de gestão do risco?

Comece o seu Processo de gestão de risco com o guia da Canon sobre as leis de proteção de dados

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O risco é uma parte e parcela de qualquer empresa. A lista de empresas mais inovadoras da CNBC¹ reconhece e recompensa ativamente as organizações e líderes que assumem riscos inteligentes. Fazem grandes apostas de alto risco, mas recebem elevadas recompensas. Embora esta não seja a abordagem ideal para todos, demonstra o compromisso necessário para gerar inovação à velocidade do mercado.

Apesar de a segurança ter um lugar de cada vez maior destaque na ordem de trabalhos das empresas, os seus responsáveis, todos os CIO e CISO do mundo, começaram a ganhar a reputação de inibir o progresso, uma vez que as preocupações legislativas têm prioridade face à inovação.

Os efeitos da gestão de risco

Em suma: as organizações têm de correr alguns riscos e, ao mesmo tempo, evitar outros. Para isso, precisam de ser claros sobre o que constitui um desempenho de sucesso. A resposta varia de acordo com o setor de cada organização ou com a função dentro de cada empresa, mas os profissionais de segurança de hoje devem considerar-se promotores do progresso. Os riscos de segurança da informação devem ser considerados passíveis de gestão e não como algo mais problemático do que outras formas de risco empresarial.

Por outras palavras, a gestão de risco de segurança exige que cada empresa aceite que determinados riscos vão sempre persistir e que determinadas falhas irão sempre ocorrer. Por isso, as empresas devem implementar uma estratégia para lidar com estas mesmas falhas assim que elas ocorrem. Em vez de se concentrarem na redução das ameaças, muitos CIO estão a concentrar-se atualmente na formação sobre cada ameaça.

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Etapas envolvidas no Processo de gestão de risco

Uma gestão de risco eficaz começa com a identificação dos riscos imediatos para a sua empresa e com um processo de formação do conselho de administração e dos seus colaboradores de topo sobre quais são estes riscos e o que podem significar. Uma gestão de risco eficaz é da responsabilidade de todos. Uma violação de dados pode causar enormes prejuízos financeiros e afetar a sua reputação, pelo que os diretores e os colaboradores do setor devem compreender os possíveis custos e prováveis medidas a serem tomadas na eventualidade de uma fuga.

Algumas organizações recorrem a simulações de incidentes ou de crise para ajudar nesta questão. Isto não só expõe pontos mortos, pode também deixar as equipas a sentirem-se mais confiantes e preparadas para possíveis falhas.

À medida que as ameaças cibernéticas evoluem, também a direção e as políticas a ela associadas devem evoluir. Embora os executivos sénior devam liderar as tentativas para modificar a estratégia de gestão de risco, todos aqueles que fazem parte da organização devem poder contribuir com sugestões e ajudar a empresa a criar os melhores mecanismos de controlo possíveis.

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Lista de verificação do Processo de gestão de risco

  • Lembre-se de que a estratégia comercial mais ampla pode mudar rapidamente. O crescimento para novos mercados pode levar a novos riscos financeiros e de informação.
  • O uso de tecnologias digitais, como as redes sociais e a cloud, também pode ter um impacto.
  • A sua estratégia de gestão de risco deve ser evoluir ao mesmo ritmo que a apetência pelo crescimento da sua empresa.

Gerir a apetência pelo risco entre departamentos

Por este motivo, as políticas de segurança têm de permitir a aceitação de um determinado nível de risco de modo a manter a coesão dentro da organização. As violações de segurança são prováveis e acontecem efetivamente¹. Tão importante quanto a sua prevenção é a implementação de um procedimento acordado para lidar com as mesmas quando elas ocorrem, com base na compreensão de tudo aquilo que está envolvido.

A gestão de risco deve fazer parte de um programa holístico para avaliar a apetência pelo risco, aplicar princípios de gestão de risco e, por último, formar a empresa para o facto de que a descoberta de um risco não é uma falha, mas a validação de um processo acordado.

¹ Artigos exclusivos constantes da cobertura da CNBC do relatório anual das Empresas mais inovadoras da BCG.

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