O guia do Diretor de finanças sobre a
transformação digital

Transforme os seus departamentos em centros de lucro ao otimizar os processos empresariais

TRANSFERIR GUIA

A jornada da
transformação digital: um guia para o sucesso

80% dos trabalhadores das finanças não conseguem acompanhar os objetivos de digitalização. Descubra como planear uma transformação realista.

Transferir guia

Winding mountain road lit up brightly

Um guia para a transformação digital das finanças

O departamento financeiro é habitualmente dependente de processos manuais. Na verdade, um recente inquérito a profissionais financeiros revelou que 80% admitem que têm dificuldades em acompanhar os objetivos digitais da empresa e 66% afirmam que estão mais dependentes do papel do que qualquer outra função comercial.


Juntamente com uma batalha contínua pelo orçamento, a reputação do departamento financeiro como um centro de custos deixa muitos diretores financeiros com o encargo de alcançar eficiências, aumentar o desempenho dos negócios e equilibrar o risco com a redução dos balancetes.


As tecnologias digitais representam o meio mais eficaz para os chefes de finanças modernos enfrentarem estes desafios. Qual é o futuro das finanças na transformação digital? Ao tirar partido das ferramentas digitais, como podem os Diretores de finanças transformar a função das finanças num centro de lucro que impulsiona o desempenho dos negócios?

A estrutura de transformação das finanças

Existe uma série de tecnologias disponíveis para os responsáveis por transformar a forma como as finanças funcionam atualmente. Equipados com um quadro de referência digital para a implementação destas soluções, os departamentos financeiros podem iniciar a sua evolução digital.


De soluções de processamento de faturas automático a soluções Purchase to Pay (P2P) simplificadas digitalmente, a chave é desenvolver uma estratégia global que garante que estas ferramentas proporcionam o maior impacto para as empresas a curto prazo, enquanto ajudam no progresso da sua jornada de transformação a longo prazo.

Automatização dos processos

Os Diretores de finanças com uma visão focada no futuro irão examinar tecnologias automatizadas e digitais que introduzem processos de poupança e processos simplificados de forma holística em toda a sua empresa para lhes dar espaço e oportunidade para crescer. A introdução de uma solução P2P automatizada na função de contas a pagar, por exemplo, irá imediatamente reduzir o tempo, dinheiro e gestão desperdiçados em fluxos de trabalho pouco produtivos e desatualizados que limitam o potencial de crescimento e prejudicam a rentabilidade.

O que vem a seguir para o Diretor de finanças?

Qualquer que seja a combinação de tecnologias, as empresas não devem esperar que tudo mude da noite para o dia. A futura transformação digital das finanças será incremental e poderá não incluir o departamento inteiro inicialmente. Alguns trabalhos de back office podem ser mais facilmente tratados sob a forma de orçamentação tradicional a curto prazo, enquanto soluções digitais mais urgentes são implementadas e integradas com a organização mais ampla.

Transformação empresarial

Contudo, não deixa de ser claro que os Diretores de finanças estão posicionados para desempenharem papéis fundamentais na transformação digital das suas empresas. A automatização e a digitalização de processos mergulhados em processos antigos, tais como orçamentos, recursos, processamento de faturas e pagamento aos fornecedores podem definir um tom de liderança e progresso digital.


Ao adotar esta abordagem, as finanças também irão atingir os benefícios indiretos de criar valor constante para a organização. A introdução de processos internos de finanças mais simples e eficazes, apoiados por uma clara estrutura de transformação das finanças, contribui substancialmente no apoio ao crescimento das empresas.


Os benefícios estão à vista dos Diretores de finanças. Podem obter-se custos reduzidos, eficiência melhorada, maior conformidade regulatória e uma comunicação mais eficaz com os fornecedores e credores se as finanças digitais forem implementadas. Benefícios que não só melhoram o desempenho operacional da função das finanças, mas que contribuem verdadeiramente para os planos de crescimento atuais e a longo prazo das empresas.

Leia o guia da Canon para descobrir como tornar a sua transformação digital num sucesso

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra como embarcar na sua jornada de transformação digital

CONTACTE-NOS

  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • O guia do Diretor de finanças para a transformação das finanças