A impressão digital está a perturbar a indústria de decoração

Descubra quais são as tendências de mudança na impressão digital para aplicações de decoração. Saiba mais aqui.

TRANSFERIR RELATÓRIO

As oportunidades emergentes para PSP na decoração

A decoração de interiores impressos digitalmente está a transformar os espaços em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Saiba mais sobre as oportunidades que isto cria para provedores de serviços de impressão.

Transferir relatório

Digitally printed lightshade featuring cyclists

O poder da decoração impressa digitalmente

Os prestadores de serviços de impressão (PSP) com o objetivo de encontrar novas fontes de receitas podem já ver a decoração como uma oportunidade onde podem tirar partido das capacidades de produção existentes. A decoração tem sido um tópico de conversa na impressão durante algum tempo, mas, em particular nos últimos dois anos, tem-se tornado cada vez mais uma realidade.


O censo de impressão da FESPA 2018 indica que 74% dos entrevistados da comunidade global de impressão identifica o papel de parede e a impressão decorativa como uma área que oferece um crescimento consistente. De acordo com as informações da FESPA, apoiada pela organização de inteligência de marketing Infotrends, a decoração vai continuar a crescer num futuro próximo, evoluindo gradualmente para um segmento de milhares de milhões de euros.


Este crescimento é alimentado pela evolução contínua na tecnologia de impressão digital, que permite aos PSP capitalizar uma série de tendências emergentes.

Canon customer The Window Film Company manually cutting printed materials with wall mural in the background

As possibilidades do digital

Os PSP estão sempre à procura de formas inovadoras de se diferenciarem dos seus concorrentes e de criarem valor adicional para os seus clientes. No entanto, apesar das possibilidades do digital, a adoção da tecnologia entre as empresas especializadas na produção de aplicações de decoração interior ainda é baixa quando comparada com a oportunidade que este proporciona. O digital oferece aos designers e respetivos fornecedores a liberdade que não estava disponível anteriormente com as técnicas de impressão analógica. Sem necessidade de grandes volumes de impressão de cada vez, o risco é reduzido significativamente, permitindo mais espaço para os designers experimentarem e ampliarem as fronteiras do que é possível.


As impressoras planas e a jato de tinta de grande formato, em particular, têm desempenhado um papel significativo na evolução da decoração de interiores. As mais recentes soluções de impressão elevada permitem aos prestadores de serviços de decoração imprimirem várias camadas num único substrato, para obterem efeitos impressos que imitam as superfícies texturadas, em relevo, detalhes metálicos e letras em relevo.

A Bugatti sign printed using Canon’s Océ Touchstone technology

Libertar potencial criativo

O poder disruptivo da decoração impressa digitalmente está a sentir-se em todos os segmentos de retalho, empresa, casa e hoteleiro. Para os arquitetos de interiores, a impressão digital é capaz de libertar um grande potencial criativo e comercial. Existem oportunidades de colaboração inestimáveis para designers para colaborar com PSP e fornecedores de tecnologia especializados, ajudando-os a trazer vida a ambientes com aplicações de decoração impressa digitalmente duma maneira que estes nunca imaginaram.


Por exemplo, a marca de interiores norueguesa Dusty utilizou tecnologias de impressão de grande formato para transformar imagens fotográficas de interiores históricos numa gama de produtos de design de padrões de papel de parede para impressão. O cofundador Jorunn Tharaldsen diz que "estamos apenas a arranhar a superfície de todas as possibilidades com a impressão digital e a aflorar novos mercados de clientes que desconhecíamos."

A room set displaying a wealth of digitally printed interior décor applications by Canon customer Dusty

Aproximar-se da personalização em massa

Uma área que separa a impressão digital da analógica é a personalização, uma macro tendência que está a moldar muitos setores.


"Há um aumento acentuado na autoexpressão entre os consumidores, com mais pessoas que desejam distanciar-se de designs homogeneizados e, em vez disso, optar por algo que, em última análise, é mais um reflexo de seu caráter", explica Marcus Timson, cofundador de eventos InPrint and Pure Digital. "Este comportamento também está a invadir todo o mundo da decoração, o que representa uma oportunidade inestimável para PSP."


Atualmente, é possível personalizar aplicações de decoração impressa digitalmente, como papel de parede, murais, belas artes em telas e impressões fotográficas, com requisitos individuais para qualquer ambiente de interior. Isto permite que as marcas do setor a retalho, empresarial e de hotelaria e respetivos designers sejam dinâmicos e atendam às crescentes expetativas dos consumidores. A flexibilidade da tecnologia de impressão mais recente significa que os espaços interiores podem agora ser personalizados e facilmente atualizados com uma variedade de impressões gráficas e técnicas de decoração de superfície, criando a oportunidade de renovar e de atualizar interiores de forma económica dentro de prazos reduzidos.

Digitally printed kitchen units

As redes sociais moldam a decoração

Uma outra tendência que não deve ser negligenciada é a do papel que as plataformas sociais desempenham na criação de procura de interiores dinâmicos. Como utilizadores digitais, somos fortemente influenciados por imagens online quando selecionamos lugares para visitar, e é por isso que plataformas como o Facebook e o Instagram têm cada vez mais poder no encaminhamento de clientes para hotéis e restaurantes.


"Há uma forte ligação entre decoração e redes sociais", destaca Marcus Timson. "Como vivemos na era da partilha, os ambientes de lazer e de hotéis estão a reinventar os seus espaços para torná-los visualmente mais atraentes, para os clientes os poderem partilhar nos seus perfis."


No setor da impressão, há quem acredite que os produtos personalizados vão tornar-se a norma, o que aumentará ainda mais o papel da impressão digital no design de interiores.

Influenciar o futuro da paisagem da decoração interior com a mais recente tecnologia de impressão digital

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra como a tecnologia de impressão digital pode gerar novas fontes de receitas

CONTACTE-NOS

  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • Impressão digital – A perturbação da indústria de decoração