Descobrir uma abordagem estratégica para a sua transformação digital

Apenas 38% das empresas tradicionais têm uma estratégia digital. Descubra como iniciar a sua jornada hoje.

TRANSFERIR GUIA

A jornada da transformação digital: um guia para o sucesso

Leia o guia da Canon para descobrir como tornar a sua transformação digital num sucesso

Transferir guia

Winding mountain road lit up brightly

Transformação digital para empresas

A transformação digital continua a ser um assunto popular. As pesquisas pelo termo subiram em mais de 30% apenas este ano e espera-se alcançar um custo global de 1,7 biliões de dólares até ao final de 2019. Apesar disto, o State of Digital Business Transformation de 2018 da IDG descobriu que enquanto 95% das start-ups têm planos de negócios digitais, esse número cai para 87% nas empresas tradicionais fundadas há 50 anos ou mais. Além disso, apenas 38% destas empresas tradicionais adotaram realmente uma estratégia digital, demonstrando que a implementação de uma estratégia digital é um desafio importante para as empresas de maiores dimensões.

As organizações de sucesso já estão habituadas à mudança, uma vez que as empresas sofreram uma interrupção significativa ao longo das últimas décadas, do início da Internet à ascensão do comércio eletrónico. Como podem as empresas enfrentar o próximo grande desafio, a transformação digital?

Transformação empresarial realista

Todas as mudanças trazem desafios, mas a gestão da transição é também uma especialização. Consolidar as necessidades empresariais urgentes, impulsionadas pela demanda de clientes e intervenientes internos com ambições empresariais a longo prazo, é a chave para uma transformação empresarial bem-sucedida.

Embora a intenção empresarial possa não ser imediatamente traduzida numa alteração digital em massa, o clamor pela remodelação digital poderia colocar pressão indevida sobre as empresas para automatizar processos empresariais inteiros como parte de um projeto. Esta abordagem é suscetível de conduzir a projetos dispendiosos e demorados que não se traduzem nos resultados esperados.

Race car having a pit stop check

Otimização e automatização

A transformação digital bem-sucedida reside em identificar onde a mudança digital pode ter o maior impacto a curto prazo, para criar as bases para uma maior conetividade e automatização a longo prazo.

Todos os departamentos comerciais procuram o progresso prometido pelas tecnologias digitais. Da transformação digital para RH à transformação de marketing, existem oportunidades em todo o lado. Mas isto não significa que tudo precisa de acontecer de uma só vez, um erro que demasiadas empresas cometem.

Todos os processos irão eventualmente beneficiar da automatização digitalizada a dada altura. Mas remodelar uma empresa inteira corre o risco de interrupções, o que conduz ao detrimento do desempenho a curto prazo de uma empresa. A transformação digital só deve melhorar a forma como funciona um fluxo de trabalho, otimizar processos existentes, melhorar a experiência do cliente ou aumentar a eficiência interna. Deve também ser parte de uma estratégia a longo prazo para permitir a mudança digital em massa, mas ao mesmo tempo que envolve a natureza híbrida dos modernos ambientes de trabalho e que trabalha com a mistura digital e analógica que existe atualmente.

Isto significa utilizar uma abordagem multifásica passo a passo para transformar as operações de TI e não procurar uma solução imediata para cada desafio dentro de uma organização. Em suma, as empresas não devem sentir que estão numa corrida para fazer uma mudança totalmente abrangente. Devem, pelo contrário, planear a implementação de diferentes formas de trabalhar.

Como resultado, a transformação digital deverá permitir e capacitar as organizações para automatizar e digitalizar os processos-chave e, ao mesmo tempo, melhorar o resultado de fluxos de trabalho digitais. Obviamente, o progresso vai continuar e o conceito digital irá tornar-se, inevitavelmente, na forma padrão de trabalhar. No entanto, atualmente, em 2018, estes fios irão simplesmente continuar a ligar-se de uma forma lenta, mas que certamente melhora as experiências dos clientes e funcionários e permite que as empresas organizem melhor a forma como funcionam para evitar interrupções, enquanto criam valor mais rápido e de forma mais eficaz.

Saiba mais sobre como iniciar com sucesso a jornada de transformação digital

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra como iniciar a sua jornada de transformação empresarial com a Canon

CONTACTE-NOS

  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • Transformação digital: uma realidade empresarial