Quatro tendências de transformação digital que afetam a gestão de informação

Supere os desafios de gestão de informação com uma estratégia de transformação digital mais inteligente

TRANSFERIR GUIA

Construir um roteiro para a sua jornada da transformação digital

88% das empresas ainda não beneficiam da respetiva estratégia digital. Descubra como otimizar a sua para o sucesso.

Transferir guia

Winding mountain road lit up brightly

Tendências de gestão de informação

A gestão de informação desgastada tem consequências graves para a segurança empresarial. Representa o risco de ação judicial, a imposição de multas em grande escala e um impacto negativo na reputação. No entanto, a tecnologia pode ser o caminho perfeito para a gestão de informação eficiente e correta. Aqui, vamos discutir quatro tendências de transformação digital – cloud, IoT, automatização e trabalho móvel – e a influência que têm na gestão de informação do local de trabalho.

Colaboração na cloud

A criação e a popularização da informática na cloud tem sido uma das mais importantes tendências da tecnologia da última década e os seus benefícios estão bem estabelecidos. No entanto, uma estratégia de transformação digital de sucesso deve reconhecer que, embora a cloud seja um facilitador, as infraestruturas tecnológicas das empresas são muitas vezes de natureza diversa; em conjunto com novos elementos digitais subcontratados também se encontram os sistemas antigos, como elementos no local de trabalho e elementos com base em papel.

A integração é um dos maiores desafios para qualquer empresa híbrida, mas também é a chave para o sucesso. A colaboração na cloud, um método de partilha e coautoria de ficheiros através da cloud, em que tudo é carregado para uma "cloud" central, revelou-se indispensável com este processo, uma vez que cria um ambiente no qual os ativos físicos e digitais podem ser acedidos num único lugar.

Automatização

A automatização está a desempenhar um papel cada vez mais importante nas empresas de hoje e pode ser vista como a próxima etapa da transformação digital após a digitalização dos processos manuais. A automatização de tarefas permite às organizações agilizar processos, reduzir o erro humano e desenvolver uma solução de custo eficaz para a produtividade dos funcionários. Isto tem o efeito em cadeia de aumentar a satisfação no trabalho, uma vez que a automatização liberta os funcionários de tarefas repetitivas e permite que se foquem num trabalho mais gratificante. A tecnologia de automatização também é essencialmente neutra para ambos os sistemas e processos de TI, o que permite às empresas desenvolverem-se em sistemas antigos existentes.

Balls bouncing on a table, one is orange the rest are white

Trabalho móvel

A capacidade de libertar os funcionários do escritório e de lhes permitir trabalhar a partir de qualquer lugar tem melhorado significativamente a produtividade. Para além disso, ajudou a impulsionar mais práticas de trabalho flexíveis, aumentando a satisfação no trabalho. No entanto, o trabalho móvel tem forçado as empresas a pensar profundamente sobre a gestão de informação. Embora os trabalhadores sejam capazes de trabalhar fora do escritório, é cada vez mais importante que estes mantenham uma abordagem rigorosa quanto à gestão de informação e de dados para evitar a criação de vulnerabilidade à violação ou perda.

Internet das Coisas

Um verdadeiro fenómeno tecnológico global, a Internet das Coisas (IoT) liga uma impressionante variedade de dispositivos, incluindo produtos eletrónicos, terminais de pagamento e carros. Esta rede tem o potencial de revolucionar o escritório. A informação detalhada que a IoT pode oferecer sobre o comportamento dos clientes desbloqueia uma enorme margem de oportunidade para reduzir custos, agilizar processos e melhorar a prestação de serviços. A McKinsey estima que a IoT tem o poder de gerar 1,1 biliões de dólares (924,4 mil milhões de euros) em valor económico até 2025*. Atualmente, as empresas estão a começar a introduzir a utilização de Inteligência Artificial (IA), aprendizagem automática, processamento de imagem e linguagem natural no processo de análise de dados, permitindo uma maior compreensão dos dados gerados.

A oportunidade para as empresas aproveitarem essas tecnologias e transformarem a gestão de informação é imensa e, para muitos, a jornada ainda está a começar. No ano passado, 49% das empresas não tinham uma estratégia digital a nível de empresa (inquérito a 4498 Diretores de TI em 86 países)** e no caso das que têm, 88% sentiram que a sua empresa ainda não tinha beneficiado totalmente. Neste tempo de mudança, é prudente que as empresas se mantenham ágeis: elaborando soluções digitais para gestão de informação que integrem processos manuais, digitais e automatizados.

* McKinsey, The internet of things: mapping the value beyond the hype (A Internet das Coisas: o mapeamento do valor além das expetativas), junho de 2016


** Inquérito a Diretores de TI Harvey Nash/KPMG: Navigating uncertainty (Navegando pela incerteza), abril de 2017

Leia o guia da Canon para descobrir como tornar a sua transformação digital num sucesso

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra mais sobre a digitalização da sua empresa com a Canon

CONTACTE-NOS