O papel da transformação digital no departamento de RH

Apoie a sua empresa a superar a falha de competências digitais com objetivos de transformação realistas

TRANSFERIR GUIA

Um guia para uma transformação digital com sucesso

Com 2 em 3 empresas ainda a gerirem os seus registos de RH em papel, descubra uma gestão de mudança realista

Transferir guia

Winding mountain road lit up brightly

O papel dos gestores de RH na transformação digital

Apenas 29% dos profissionais de TI dizem que a sua empresa compreende e está preparada para a transformação digital, e muitos sentem que não têm as capacidades para criar a base para a mudança digital. Ao enfrentar este desafio, é importante considerar: qual é o papel dos RH na transformação empresarial? Está a ocorrer uma evolução de RH, com o aumento da pressão para impulsionar novos talentos de forma a melhorar as capacidades digitais e a literacia de dados e, por sua vez, capacitar as empresas para aproveitarem plenamente os benefícios da digitalização.

Tenha em atenção a falha nas competências

Numa altura em que a digitalização é uma das principais prioridades para as empresas europeias, é surpreendente que o continente esteja a sofrer de tamanha falha nas competências digitais. Existem muito poucos licenciados europeus em TI e, conforme a tecnologia se desenvolve, a falha cresce. Atualmente, dois quintos da mão de obra da União Europeia têm poucas, ou zero, competências digitais, de acordo com o Parlamento Europeu. Neste contexto de altos níveis de desemprego, a possibilidade de que 500 000 cargos europeus de TI não estarão ocupados em 2020 é iminente. A falha em satisfazer esta área de crescimento está a colocar uma pressão significativa sobre os profissionais de RH em todo o continente. No entanto, também é perigoso abrandar o progresso que está a surgir pela transformação digital nas empresas europeias; e isso seria significativamente destrutivo para o crescimento geral.

Group of people swimming in the sea with a pink kayak in the middle of them

O papel dos RH na formação digital

Como podem os Recursos Humanos melhorar o desempenho de uma empresa em transformação digital? A digitalização pode trazer novas oportunidades entusiasmantes para as empresas, mas a equipa de RH é fundamental para garantir que esses benefícios são firmemente alcançados. Inicialmente, os profissionais de RH devem garantir que são capazes de canalizar recursos significativos para a formação e o desenvolvimento. Este exercício de construção de conhecimento deve ser uma função "sempre ligada", para garantir que os funcionários atuais desenvolvem uma "mentalidade digital".

Para além disso, esta formação contínua garante que os novos membros são instruídos com as capacidades digitais necessárias para o futuro. Essencialmente, uma função de formação constante significa que a aprendizagem pode acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico. Também deve ser colocado um grande foco no investimento na geração mais jovem, como representante da transformação digital. Programas de formação, tais como estágios ligados a escolas e faculdades podem capacitar totalmente a futura mão de obra para lidar com as necessidades do mundo empresarial digital.

Evolução dos RH

O mundo empresarial está a mudar e as funções tradicionais de trabalho estão a ser radicalmente alteradas. Como resultado, está a ocorrer uma evolução dos RH, com departamentos a desempenharem um papel crucial na preparação das organizações para a transformação digital. Tendo um papel duplo, ao atrair novos talentos e a organizar formação essencial para os atuais funcionários, os profissionais de RH garantem que as empresas estão aptas para lutar num mercado digital competitivo.

Enfrentar desafios da transformação digital com a Canon

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra mais sobre a digitalização da sua empresa com a Canon

CONTACTE-NOS

  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • O papel dos gestores de RH na transformação digital