Redefinir os Recursos Humanos para um mundo digital
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Descubra como gerir uma transformação digital sem problemas num ambiente híbrido complexo
Como pode a função de TI apoiar uma transformação digital bem-sucedida quando 70% das iniciativas estão destinadas a falhar?
O conceito digital já não é de responsabilidade exclusiva do departamento de TI – a maioria das empresas modernas utiliza agora o conceito digital em toda a sua organização. No entanto, o fornecimento de projetos de transformação bem-sucedidos permanece ainda na TI. Com a previsão da IDC de que 70% das iniciativas de transformação digital irão falhar, como é possível guiar o processo de gestão de mudança do sistema de TI para garantir uma transição digital sem problemas?
Uma transformação de TI bem-sucedida representa compreender que se trata de uma jornada e não de apenas uma corrida para um destino de digitalização total. Muitas empresas operam atualmente num ambiente híbrido com uma mistura de soluções com base no local de trabalho, em subcontratações e na cloud. À medida que mais empresas visam digitalizar processos empresariais, um dos principais papéis do departamento de TI é abranger os novos e os antigos: a otimização e atualização de sistemas atuais, enquanto gere a modernização de TI antigas e a implantação de novas tecnologias.
Os benefícios são verificados em empresas que conseguem navegar com sucesso sistemas na cloud e nas instalações. Devem também aprender a equilibrar a necessidade de informação com base em papel e digital, utilizando o processo correto, quando apropriado. É importante que o departamento de TI crie sistemas para se certificar de que a mão de obra utiliza o processo correto na altura exata. Uma estratégia eficaz também terá estes processos aparentemente diferentes facilmente ligados.
Como tal, o obstáculo híbrido deve ser eliminado com sucesso por um departamento de TI que consiga equilibrar múltiplos sistemas, fornecer a transformação, enquanto se certifica de que o negócio pode funcionar. O departamento deve certificar-se de que o seu sistema de gestão de mudança de TI é suficientemente robusto para lidar com várias pressões; e suficientemente flexível para eliminar os obstáculos imprevistos.
Enquanto as empresas progridem na jornada de transformação empresarial, devem preparar-se para níveis de automatização cada vez maiores e é fundamental que o departamento de TI possa integrar sistemas antigos com estas novas tecnologias. Equilibrar uma mistura de tecnologias novas e antigas é uma proposta complicada para o departamento de TI.
Novos processos automatizados, tais como centros de correio de resposta automática, podem ganhar tempo de trabalho valioso. Se implementados corretamente, podem fazer com que os trabalhadores não tenham de realizar tarefas penosas e repetitivas, permitindo que se concentrem em tarefas mais criativas e gratificantes e, em última análise, que ajudem a impulsionar o crescimento da empresa.
No entanto, estes novos processos automatizados devem estar alinhados com os fluxos de trabalho já estabelecidos. O departamento de TI deve trabalhar em estreita colaboração com os principais intervenientes para garantir que existe uma clara compreensão do propósito da nova tecnologia e como esta se integra nas atividades do dia a dia.
Pelo menos 67% dos projetos são eliminados ou considerados como falhas. Para evitar as armadilhas comuns de projetos de transformação digital, os Diretores de TI devem criar uma estratégia de transformação digital que impeça que o seu projeto se torne parte da dececionante maioria. Deve ser implementada uma abordagem multifásica, clara, passo a passo, para transformar as operações de TI, de modo a evitar as armadilhas comuns da equipa menos preparada.
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