Transformação empresarial

Como proteger o seu escritório contra dispositivos da IoT

Descubra como melhorar a segurança do seu escritório num mundo com ligação à IoT com o Relatório de segurança da IoT da Canon

TRANSFERIR RELATÓRIO

Proteja o ciberespaço no seu escritório

Proteja o seu ambiente de escritório com ligação à IoT contra as ameaças em constante evolução, através do nosso mais recente relatório sobre segurança no local de trabalho

Transferir relatório

Male on computer looking at screen

Com o mercado da Internet das coisas (IoT) em crescimento acelerado – os analistas do Gartner preveem a existência de 26 mil milhões de unidades em 2020 – os hackers têm uma área de superfície cada vez mais alargada para atingir as empresas. Isto significa que a proteção da propriedade intelectual (PI) das empresas, dos dados dos clientes e das infraestruturas operacionais, em linha com a inovação, é mais urgente do que nunca.

As vantagens, em termos de produtividade e flexibilidade, de um escritório com conetividade e de um conjunto de dispositivos inteligentes a trabalhar em harmonia são consideráveis e bem conhecidas. Porém, à semelhança do que acontece com muitas coisas na era da IoT, existem riscos. Quanto mais transforma os seus dispositivos em dispositivos com conetividade, mais exposto ficará a riscos e recompensas. Contudo, este receio não deve constituir um obstáculo ao progresso!

Top down shot of three males in a casual work station

Consequências da não priorização dos desafios de segurança cibernética

A segurança cibernética é um dinamizador fundamental da IoT no escritório e, se não for priorizada, a oportunidade de negócios será afetada. Isto acontece porque, assim que um potencial hacker entra numa parte da sua rede através de um dispositivo ligado, o acesso a tudo o resto pode ser assustadoramente fácil.

Os acontecimentos recentes mostram-nos o quão prejudicial pode ser para uma empresa subestimar esta ameaça. A FedEx estima que o recente surto do ransomware NotPetya (possibilitado por uma conhecida vulnerabilidade do Windows, o EternalBlue) lhe custou 300 milhões de euros em negócios perdidos e despesas de recuperação do sistema.

Porém, embora a gestão da segurança da informação tenha tendência a concentrar-se em computadores e processos online, é importante observar que as informações importantes se encontram em todos os cantos dos escritórios modernos. O local onde os colaboradores interagem com documentos e sistemas é a área mais permeável da segurança de toda a empresa. Por exemplo, a menos que devidamente gerido, o equipamento dos escritórios com conetividade, como as impressoras, pode constituir alguns dos alvos mais fáceis em muitos escritórios modernos e é cada vez mais reconhecido como um ponto fraco crítico para a segurança da empresa.

Man sitting in front of laptop looking at smartphone

TI inteligente significa um sistema de segurança inteligente para dispositivos ligados à IoT

Os departamentos de TI inteligente têm em vista as necessidades do utilizador e as soluções que estabelecem o equilíbrio entre a liberdade tecnológica e a extrema segurança. A segurança não deve impedir as pessoas de trabalhar. Pelo contrário, deve permitir que as pessoas trabalhem em condições ideais, sem colocar a empresa em risco.

Para este efeito, a segurança de TI não é apenas a prioridade do diretor ou do departamento de TI; é uma prioridade para todos, desde o CEO ao colaborador mais jovem.

Para viabilizar um sistema de segurança inteligente, as organizações são responsáveis por garantir que todos os dispositivos (incluindo a IoT do escritório) e utilizadores estão autenticados. A proteção da segurança de rede da IoT também deve aplicar-se à segmentação adequada da rede, ao invés de apenas integrar a IoT do escritório na rede geral. Um casino foi recentemente atingido por este problema quando hackers acederam a um aquário integrado na plataforma da IoT, provocando prejuízos financeiros para a empresa em causa. Uma segmentação adequada da rede poderia ter evitado ou tornado este ataque menos viável. Também é importante garantir que a introdução e o provisionamento de uma nova IoT no escritório siga os processos esperados. Os utilizadores implementam frequentemente a IoT sem terem em conta a questão da segurança, originando algumas das situações exemplificadas neste artigo.

A IoT e o trabalho móvel trazem muitas vantagens em termos de produtividade, do fluxo de informações e de flexibilidade. No entanto, tal não deve implicar a redução da segurança.

Saiba como os livros inteligentes e as publicações especializadas estão a impulsionar o crescimento da impressão digital de livros

Soluções relacionadas

Saber mais


Descubra como as soluções de segurança da informação da Canon podem ajudar a sua empresa


CONTACTE-NOS
  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • Internet das coisas e segurança no escritório