Transforme a sua impressora num ativo de segurança

Até que ponto o seu ambiente de impressão é seguro? Descubra 4 maneiras de proteger o seu escritório através do relatório sobre segurança da Internet das coisas (IoT) da Canon

TRANSFERIR RELATÓRIO

Business colleagues with coffee and laptop at meeting table

A segurança nunca teve tanto destaque na ordem de trabalhos das empresas. Um número crescente de ataques cibernéticos de alto nível, juntamente com a evolução da atual legislação, fez com que todos, desde o CIO ao CEO, se perguntassem se estão a fazer tudo o que podem para proteger as informações dentro da sua organização.

As organizações estão a tentar equilibrar a necessidade de proteger a sua infraestrutura de TI e a adoção de novas tecnologias que permitem tornar a sua empresa mais eficiente.

As impressoras são um componente do ecossistema e podem, por vezes, ser ignoradas. No entanto, as impressoras podem ajudar a melhorar as credenciais de segurança de uma organização.

Impressão segura dentro do ecossistema organizacional

Embora um gerente de TI possa pôr em causa a entrada de tecnologias com conetividade, inteligentes ou compatíveis com a cloud, alegando a existência de um risco para o tempo de atividade, as tecnologias de apoio, como as impressoras, têm na verdade o potencial para melhorar a segurança de toda a organização.

Hoje em dia, com tantas violações de dados (tanto acidentais como mal-intencionadas) a dominarem as notícias, as organizações de todas as dimensões e formas estão a introduzir mais medidas para impedir a admissão não autorizada aos seus edifícios e para restringir o acesso à rede. No entanto, uma área que é frequentemente esquecida é a impressora com ligação à rede.

Não é frequente a impressão segura figurar no topo da ordem de trabalhos de um CIO ou CISO. Este facto deveria ser mais surpreendente do que parece. Afinal de contas, o valor dos dados processados por uma impressora é enorme.

Interior designers with swatches working at laptop

Os documentos mais importantes de uma empresa são enviados para impressão

A maioria das informações e documentos críticos para a empresa são enviados para impressão e, portanto, é essencial que as organizações assegurem que o seu sistema de impressão é o mais seguro possível. Apesar deste facto, a Quocirca descobriu que 70% das empresas europeias sofreram, pelo menos, uma violação de dados relacionada com o processo de impressão em 2017 e, surpreendentemente, apenas 15% destas empresas considera a sua infraestrutura de impressão segura. Não é difícil ver onde está o problema e os responsáveis por tomar decisões estão rapidamente a acordar para a importância de proteger estes dispositivos.

Architect holding blueprint

Por que motivo deve considerar a impressão segura para sua organização?

A impressora é predominantemente vista como um mero artigo de escritório ou uma solução pontual. No entanto, a maioria das pessoas não consegue ver que estes dispositivos podem, na verdade, tornar-se importantes ativos no que diz respeito ao controlo e segurança da impressão. Os dispositivos para uso em escritório são hoje muito mais sofisticados, uma vez que dispõem de sistemas operativos incorporados e suportam soluções de documentação integradas compatíveis com a cloud. Ao subcontratar estes serviços a um fornecedor de soluções com experiência em segurança, estas funções podem, na realidade, aumentar a segurança de uma das principais fontes de produção da empresa, isto é, a impressão.

Os fornecedores de Serviços de gestão de impressão (MPS) podem oferecer soluções de fluxo de trabalho integradas que, quando aplicadas à infraestrutura de impressão de rede, podem oferecer às organizações visibilidade e controlo totais sobre os processos de impressão.

As organizações podem aceder às informações exatamente no ponto onde necessitam:

  • Estimulação da produtividade
  • Automatização do fluxo de trabalho
  • Gestão da segurança do conteúdo

Quando hospedadas num sistema de cloud privado, as empresas têm total garantia de que os seus documentos nunca vão deixar a rede local, mantendo essencialmente os dados confidenciais em segurança. Esta plataforma privada não só protege os documentos de ameaças externas, mas permite também aos administradores monitorizar os custos e realçar quaisquer encargos inesperados.

Com estas medidas implementadas, as Soluções de gestão de impressão transformam os dispositivos de impressão em ativos de segurança. O investimento neste tipo de solução irá, provavelmente, aumentar nos próximos anos, com 80% dos profissionais responsáveis pela tomada de decisões na Europa a afirmar que irão investir na segurança dos seus documentos nos próximos 1 a 2 anos. Com as mudanças em andamento no mundo da segurança da informação, as organizações que estão dispostas a investir em inovações tecnológicas irão colher os benefícios da segurança acrescida.

Proteja o ciberespaço no seu escritório

32% das empresas foram vítimas de cibercrimes em toda a Europa. Descubra como pode proteger o seu escritório com ligação à IoT através do nosso relatório sobre a segurança no local de trabalho

TRANSFERIR RELATÓRIO

Male on computer looking at screen

Soluções relacionadas

Explorar mais

Descubra como as soluções de segurança da informação da Canon podem ajudar a sua empresa


CONTACTE-NOS
  • Canon
  • Empresa
  • ...
  • Transformar a sua impressora num ativo de segurança