Dual Pixel CMOS AF

A Dual Pixel CMOS AF é uma tecnologia de Focagem automática (AF) com deteção de fase e com base no sensor. Foi concebida para oferecer um acompanhamento de focagem suave e de desempenho elevado em filmes, e uma aquisição rápida de focagem automática ao tirar fotografias no modo Live View (Visualização direta).

Trata-se de uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela Canon, ideal para criar efeitos de focagem controlada de aspeto profissional e para manter um motivo que se aproxime do utilizador focado com nitidez, ao mesmo tempo que se mantém um fundo desfocado, uma das características que melhor define os Filmes EOS.

Graças a este avanço pioneiro, captar um motivo e manter uma focagem nítida, mesmo em movimento, é mais fácil do que nunca.

Qual a origem da tecnologia Dual Pixel CMOS AF?

Com a capacidade de realçar um motivo sob uma profundidade de campo limitada vem a necessidade de manter o controlo sobre a focagem, caso o motivo principal se mova ou o ponto de focagem se altere. A Dual Pixel CMOS AF foi desenvolvida para tornar o controlo da focagem durante a gravação de filmes mais fácil e suave, dissipando a ideia de que o modo de filmagem de uma DSLR está indicado apenas para profissionais. Além disso, a criação da Dual Pixel CMOS AF visa simplificar a utilização da gravação com Live View (Visualização direta), aproximando-se do mesmo desempenho obtido com o visor.

IMAGE03

Como funciona

Todos os pixels efetivos na superfície do sensor de imagem CMOS consistem em dois fotodíodos individuais, cuja leitura é feita em separado para a focagem automática com deteção de fase e em conjunto para o processamento de imagem. A Dual Pixel CMOS AF torna-se possível em mais de 80% da altura e largura do enquadramento em visualização direta e é altamente precisa sem comprometer a qualidade de imagem.

Ao contrário de outros métodos de focagem automática com base no sensor, que atribuem focagem automática ou funções de processamento de imagem a pixels específicos no sensor, pode utilizar os pixels num sensor com Dual Pixel CMOS AF como pixels de processamento de imagem e pixels de AF com deteção de fase. Como resultado, não é necessário qualquer processamento de imagem adicional nos pixels dedicados a AF, o que garante rapidez de aquisição de focagem e a máxima qualidade de imagem durante a captação de fotografias e vídeos.

Para efetuar a deteção de fase no plano da imagem, a leitura dos fotodíodos esquerdo e direito é feita em separado e as imagens com paralaxe resultantes são utilizadas para calcular a diferença de fase.

Através da utilização desta técnica de AF com diferença de fase, é possível calcular a posição de focagem da objetiva.

IMAGE04
IMAGE05

Por outro lado, o método de AF com contraste convencional, mais utilizado, procura a posição focal enquanto faz a objetiva recuar e avançar. Como tal, a velocidade da AF acaba por ser mais lenta e não tão suave.

Com o acompanhamento de rostos e objetos ativado, o modo Movie Servo AF segue um motivo selecionado à medida que este se movimenta ou quando o utilizador recompõe uma cena. Em alternativa, basta selecionar áreas de focagem diferentes tocando simplesmente no ecrã tátil ao efetuar uma gravação.

No lançamento, a tecnologia Dual Pixel CMOS AF é compatível com objetivas 103 EF, abrangendo objetivas EF e EF-S, de distância focal fixa, grande angular e teleobjetivas. O sistema reflete um avanço considerável no desempenho da focagem automática com velocidades de AF significativamente melhoradas.


Consulte a lista de compatibilidade da Dual Pixel CMOS AF com objetivas EF