A child sits on a stepladder entertained by his parents.

Fotografia de família

Como tirar fotografias de Natal melhores do que as do ano passado

Mesmo que o seu Natal esteja envolto em tradição, cada época festiva é única. Por isso, é importante não deixar de fotografar os momentos fugazes de diversão familiar e confraternização natalícia. A fotógrafa de família russa, Lena Petrova, aperfeiçoou o seu método de captar este período especial do ano, tanto nas fotografias mais espontâneas como nas mais planeadas, mas ainda assim divertidas e informais, fotografias de grupo.

A abordagem de Lena à fotografia de família pode ser resumida numa frase: "Vai conseguir boas fotos quando toda a gente se esquecer da sessão fotográfica e simplesmente se divertir a conviver." Isto significa aumentar o som da música, divertir-se, brincar com as crianças e passar bons momentos enquanto cria memórias duradouras.

Quer pretenda tirar as suas próprias fotografias para o postal de Natal da sua família deste ano ou simplesmente captar o espírito e o ambiente da época, as 10 sugestões de Lena vão dar-lhe muitas ideias para fotografias de Natal e mostrar-lhe como tirar fotografias de família em casa. Assim que tiver as suas fotografias de família de Natal perfeitas, utilize o Creative Park para ver opções ilimitadas de impressão, incluindo modelos de postais de Natal, molduras e álbuns de fotografias para dar de presente aos seus entes queridos.

As 10 sugestões de Lena Petrova para tirar fotografias de Natal em casa e no jardim

1. Escolha os momentos importantes

"Para as suas fotografias espontâneas, pense nos aspetos da quadra festiva que são importantes para si e para a sua família. Além de decorar a árvore de Natal e desembrulhar os presentes, há as idas às compras, as preparações para o jantar, o assinar postais, a emoção de encontrar o Pai Natal e, sem dúvida, muitas outras coisas que significam algo para si e os seus entes queridos. Portanto, certifique-se de que tem sempre a sua câmara pronta..."

2. Foque-se naquilo que mais importa

"As coisas que criam um ambiente acolhedor na vida real nem sempre são adequadas para uma boa fotografia. Por isso, quando tiro retratos em casa das pessoas, muitas vezes retiro do enquadramento móveis e decorações em excesso, incluindo quadros na parede. Não faço isso para fotos espontâneas, mas felizmente existem várias outras formas de ajustar o fundo apenas com a câmara. Ao fotografar com uma grande abertura, como f/1.8", não só pode escolher um bom ângulo e enquadrar a fotografia, como também criar um fundo desfocado com o efeito bokeh.

3. Pense no fundo

"Para um retrato de família, procuro um fundo que seja neutro para não desviar a atenção das pessoas na fotografia. No entanto, não tem de ser vazio. Pode incluir uma árvore de Natal ou luzes decorativas para criar um ambiente natalício."

4. Utilize adereços e decorações

Artigos relacionados
canon-get-inspired-christmas-craft-1-185

IDEIAS PARA A IMPRESSÃO DE TRABALHOS MANUAIS CRIATIVOS

Seis capacidade incríveis que não conhecia na sua impressora

Dê asas à sua criatividade e crie os seus próprios presentes, decorações e jogos de Natal para esta época festiva. Pode transferir e imprimir todos os modelos gratuitamente.

canon-get-inspired-baby-photography-1-185x94

FOTOGRAFIA DE BEBÉS

12 sugestões que pode utilizar hoje mesmo para fotografar bebés

Preserve os momentos mais preciosos e capte o crescimento do seu bebé com as nossas sugestões úteis, que o ajudarão a conseguir resultados excelentes e a tornar o processo de fotografar bebés ainda mais divertido

canon-get-inspired-lena-petrova-related-articles-1-185

FOTOGRAFIAS DE FAMÍLIA

Histórias feitas em casa

Algumas das melhores histórias são feitas em casa. Falámos com a fotógrafa de famílias e contadora de histórias Caroline Holt sobre a forma como capta a beleza das famílias nos espaços a que chamam "casa".

A mother and child look at a Christmas display outside.

"Para fotografias de Natal no exterior, vai precisar de elementos alusivos à época, como árvores, luzes e decorações. Pode também trazer os seus próprios adereços, como meias, brinquedos ou doces. Não tenha medo de exagerar. É melhor ter um pouco de tudo do que limitar-se a um ou dois tipos de adereço. Pense também em roupas festivas. Pode parecer estranho se as pessoas usarem roupa do dia a dia rodeadas de luzes decorativas e com adereços de Natal na mão. No entanto, certifique-se de que a roupa não desvia a atenção dos rostos na imagem por ter demasiadas cores fortes ou contrastantes."

5. Utilize a objetiva certa

"Fique a uma distância dos seus motivos que lhe permita utilizar uma objetiva de 50 mm. Pode ser tentador utilizar uma objetiva de grande angular para enquadrar mais pessoas quando tem pouco espaço, mas distâncias focais curtas vão criar distorções de que a sua família não vai gostar. Se não tiver uma objetiva própria para retratos, fique o mais longe possível do motivo e aumente o zoom com uma objetiva de kit standard."

6. Faça com que as crianças se divirtam

"Para tirar boas fotografias de crianças a brincar, o melhor a fazer é brincar com elas, incentivando-as a pouco e pouco, estimulando a sua imaginação e confiança. Tente descobrir o que as crianças querem fazer e crie uma situação em que elas o possam exibir. Conseguirá as melhores fotografias quando todos se estiverem a divertir."

7. Deixe tocar a música

"Tente evitar o silêncio durante os preparativos para uma fotografia de grupo. Muitas vezes, os fotógrafos principiantes tendem a focar-se em questões técnicas, virando-se para si mesmos e esquecendo as pessoas que estão a posar. Por sua vez, os seus amigos e familiares ficam aborrecidos e isso nota-se nas fotografias. Diga-lhes o que está a fazer e ligue a música para ajudar as pessoas a relaxarem. Costumo levar uma coluna portátil para as sessões para isso."

8. Melhore a composição das suas fotografias de grupo

A family of six stands outside in sweaters.

"É fundamental organizar o grupo para um retrato de família. O seu objetivo é posicionar as cabeças de todos em diferentes níveis. Tente arranjar cadeiras de alturas diferentes ou utilize uma poltrona e peça a alguém que se sente no braço dela. Geralmente, começo pelo centro do enquadramento e continuo adicionando uma pessoa de cada vez. No entanto, se a família for grande, olho pelo visor, determino o tamanho do enquadramento e coloco duas pessoas nas margens esquerda e direita. Depois, convido todos os outros a ocuparem o espaço entre elas e faço algumas correções para obter a melhor composição.

Se configurar o temporizador da câmara ou utilizar a aplicação Camera Connect da Canon para tirar a fotografia à distância, também pode aparecer no retrato de família. Não se esqueça de tirar várias fotografias no caso de alguém pestanejar."

9. Utilize a profundidade de campo adequada

"Para um retrato de grupo, trabalha-se quase sempre com duas filas de pessoas. Para focar com nitidez todos os participantes em duas filas, a abertura deve ser de cerca de f/4-5.6."

10. Não se esqueça dos animais de estimação

"As bolas e os brinquedos de Natal são uma novidade e um estímulo para os animais de estimação. Por isso, há boas hipóteses de conseguir fotografias de Natal engraçadas e divertidas com eles. Pode chamar a atenção de um gato com fitas de embrulho ou luzes decorativas, enquanto os cães vão adorar brincar lá fora na neve com as crianças. Todos eles são excelentes motivos para fotografias de Natal divertidas."

Produtos relacionados