Two people skateboard down a city street at night, lights from buildings reflecting in the wet road surface.

FOTOGRAFIA URBANA

11 dicas para fotografar a sua viagem

Fazer viagens é uma excelente oportunidade para praticar as suas capacidades fotográficas. Com ruas movimentadas, magníficos monumentos e idiossincrasias culturais que mudam de cidade para cidade, um bom fotógrafo consegue tirar fotografias únicas e espetaculares que mais ninguém viu, assim como obter perspetivas valiosas em primeira mão sobre os tipos de rua, arquitetura e fotografia de viagem. Aqui estão as principais sugestões e truques para o ajudar a tirar partido de todas as oportunidades fotográficas das suas férias urbanas.

1. Viaje mais leve

A girl wearing a leather jacket and skirt gets a compact camera out of her handbag.

Andar a pé é a melhor forma de ficar a conhecer uma cidade, no entanto, isso significa que tem de viajar com o mínimo de equipamento. Convém recorrer apenas a alguns artigos básicos que pode guardar num saco de câmara, tais como:

  • Uma câmara compacta, como a Canon PowerShot SX740 HS
  • Baterias adicionais
  • Cartões de memória formatados adicionais
  • Um dispositivo móvel, para partilhar as suas fotografias onde quer que esteja
  • Um pano para a objetiva
Por fim, certifique-se de que o seu calçado é confortável para caminhar e tem uma garrafa de água no seu saco, uma vez que é provável que esteja em pé durante várias horas.

2. Pesquise de forma inteligente

Efetuar uma pesquisa antes da sua viagem alerta para os locais fotográficos mais populares e dá-lhe uma ideia das áreas que ainda não foram exploradas por todos os turistas com uma câmara, o que confere a oportunidade de obter as suas fotografias exclusivas.

Antes de partir, procure nos websites de partilha de fotografias para ver quais os locais que são populares e quais são mais esquecidos. Também é uma boa ideia certificar-se de que sabe exatamente como estará o tempo e a luminosidade durante a altura da sua visita, para que possa planear em conformidade. 

Para ajudar na sua pesquisa, porque não verificar se a cidade que vai visitar não está na secção Histórias urbanas da aplicação Guia de Fotografia da Canon? Deixe-se inspirar por galerias de imagens espetaculares tiradas por fotógrafos experientes de todo o mundo, acompanhadas por conselhos, histórias de viagens, uma localização no mapa e uma lista das definições de disparo que utilizaram para cada fotografia. Com mais de 15 cidades por onde escolher, é uma fonte de informação facilmente acessível antes e durante a sua viagem.

3. Capte o inesperado

Artigo relacionado
dskjjfkldsjfkjds

AÇÃO

Como captar ação de parkour espetacular

Descubra como captar as suas histórias de ação urbana com as sugestões de Samo Vidic.

canon-get-inspired-city-break-related-sidebar-2-185x94

AO AR LIVRE

Como o Moonwalker dos Munros fotografa perspetivas de montanhas

De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como Alan Rowan utiliza a Canon PowerShot SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

A person walks through a wide white and black tunnel with a purple light.

Embora possa ser emocionante fotografar monumentos famosos como a Torre Eiffel em Paris ou o Coliseu em Roma, muitos fotógrafos sentem que conseguem tirar as suas fotografias mais exclusivas e excecionais quando se deslocam às zonas da cidade que não fazem parte do percurso dos turistas. 

Nos bairros onde as pessoas vivem, pode explorar a alma da cidade nos cafés, mercados, parques e ruas secundárias. Procure murais e sinais rodoviários invulgares, veículos distintos e pessoas a interagirem umas com as outras durante o seu quotidiano. Tente perder-se um pouco. Esta é uma forma garantida de se certificar de que regressa da sua viagem com imagens que as pessoas nunca viram!

4. Deixe os modos da câmara ajudar

Se a sua câmara tiver modos ou definições especiais, aproveite-os para captar as melhores fotografias possíveis. A maioria dos modelos Canon PowerShot têm modos de cena que otimizam a câmara para captar o movimento constante de uma cidade. 

O modo Desporto, por exemplo, aumenta o ISO e mantém a velocidade do obturador elevada para que possa congelar um movimento numa cena com vários elementos. As opções de cena (SCN) podem ser encontradas no seletor de modos na parte superior da sua câmara.

5. Capte a verdadeira perceção de uma cidade

A man leans over some railings to take a picture. Below him is a canal with canal boats moored up.

Para ficar realmente a conhecer uma cidade, olhe para os seus habitantes. Fotografias espontâneas de cidadãos podem levar a imagens verdadeiramente cativantes. Para conseguir cenas verdadeiramente espontâneas, a velocidade é vital. Por isso, é útil utilizar uma câmara compacta com um zoom muito bom que pode utilizar para capturar rapidamente o momento. Alternativamente, se quiser ter uma abordagem mais cuidadosa e ter mais controlo, procure um motivo interessante, solicite a permissão da pessoa e experimente tirar retratos urbanos.

6. A estabilização de imagem é a chave

É provável que esteja a fotografar com a câmara nas mãos durante a maior parte da sua visita e pode ser difícil tirar fotografias nítidas em catedrais, ruas escuras e outras cenas em condições de pouca luz. É por isso que é importante certificar-se de que a sua câmara tem uma boa estabilização de imagem (IS). 

A Canon PowerShot G7 X Mark II está equipada com um potente estabilizador ótico de imagem de 4 pontos, que lhe permite obter imagens nítidas com a câmara nas mãos em condições de pouca luz, mesmo ao efetuar zoom sobre o seu motivo.

7. Recorra à desfocagem com criatividade

Red brick buildings have market stalls and food stalls set up in front of them. Many people walk by, most of them blurred.

Quando se familiarizar com as definições da sua câmara para congelar movimentos, pode recorrer à criatividade e fazer o oposto - capturar o movimento da cidade viva com fotografias desfocadas de forma criativa. 

Defina o seu modo de cena para Deslocação ou rode o seletor de modos para Prioridade ao obturador (Tv) e ajuste o obturador para 1/30 de segundo e, em seguida, capture a desfocagem de movimento das multidões e trânsito apressado. Consulte o manual da câmara para verificar se esta tem outros modos criativos que possam ajudar a captar fotografias exclusivas e imaginativas.

8. Aproxime-se

Some lizard-shaped sculptures cast shadows on a grey wall.

Uma objetiva de zoom é uma excelente forma de extrair as pérolas escondidas de localizações urbanas, tais como padrões abstratos e ornamentos detalhados e elaborados em edifícios. A Canon PowerShot SX740 HS foi concebida para alcançar zoom ótico de 40x, enquanto a tecnologia ZoomPlus duplica de forma digital o zoom ótico para alcançar zoom de 80x com perda de qualidade reduzida em comparação com outros zooms digitais. Isto significa que pode captar detalhes claros e nítidos em edifícios altos ou a grande distância.

9. Tire fotografias, independentemente das condições meteorológicas

O mau tempo não serve como desculpa para ficar no interior. Todas as condições meteorológicas têm as suas virtudes. Uma boa imagem a preto e branco tirada à chuva pode estar cheia de atmosfera e o modo de preto e branco pode contornar a luz sem brilho que pode estar associada às condições de chuva. 

Um edifício que antes parecia aborrecido num dia com céu límpido, pode assumir uma expressão mais intrigante ou sinistra se for fotografado com nuvens escuras e ameaçadoras. Se o dia estiver nublado, a luz estará difusa, o que possibilita retratos de fotografia urbana mais favorecedores, especialmente com um apoio adicional do flash incorporado. Alternativamente, tire partido das cores e luzes refletidas numa rua molhada pela chuva à noite. Contudo, certifique-se de que protege a sua câmara de humidade e poeira.

10. Adicione pessoas para escala

A shot taken from the top of a high building shows a pretty old courtyard with patterned tiled floors and a staircase. On the left and right are yellow and white building fronts.

O seu primeiro instinto ao fotografar um edifício icónico ou uma ponte esculpida artisticamente pode ser o de esperar que a moldura esteja livre de transeuntes. No entanto, ao permitir que as pessoas que utilizam a arquitetura da cidade apareçam nas suas fotografias, isso confere uma sensação de escala a quem vê a fotografia e pode dar mais impacto à sua imagem - especialmente se a arquitetura for de dimensão imponente e as pessoas na imagem parecerem minúsculas. Além disso, ao incluir os transeuntes, está também a capturar, possivelmente, algo que se aproxima mais da visão do arquiteto - um espaço vivo utilizado pelas pessoas da cidade.

11. Partilhe as suas fotografias enquanto viaja

Partilhar as suas fotografias com amigos e familiares permite-lhes fazer parte das suas aventuras. Felizmente, as novas câmaras Canon estão equipadas com conetividade integrada, permitindo-lhe fotografar, partilhar, imprimir e guardar facilmente as suas imagens, assim que as capturar. As funções Wi-Fi e Bluetooth® da Canon PowerShot SX740 HS e Canon EOS M50 permitem que a câmara envie imagens, em conjunto com a sua localização, para o seu telemóvel através da aplicação Camera Connect da Canon para que possa publicá-las na sua plataforma de blogue ou rede social de eleição, para que todos os seus amigos, familiares e seguidores desfrutem.

Descubra o poder e a versatilidade da gama Canon 4K

Produtos relacionados