Sugestões e melhores objetivas para fotografia com efeito bokeh

Os fotógrafos com câmaras DSLR adoram as áreas desfocadas das fotografias. É uma forma de as distinguirem das fotografias das câmaras de entrada de gama e smartphones, nos quais é difícil obter áreas desfocadas exageradas. Bokeh é o termo usado para descrever a qualidade e características destas áreas desfocadas e é mais visível em destaques desfocados.

A quantidade do efeito de bokeh aumenta quando a imagem tem pouca profundidade de campo ou mais área desfocada. Portanto, o controlo do efeito de bokeh nas imagens depende do aumento das áreas desfocadas. Em seguida, encontra algumas maneiras de conferir desfocagem às suas imagens diminuindo a profundidade de campo, o que confere um efeito bokeh às suas imagens.

1. Utilize uma objetiva "rápida" - refere-se às objetivas com uma abertura máxima grande; recomendamos a EF 85mm f/1.8 USM ou a EF 50mm f/1.8 STM

2. Fotografe com uma grande abertura – utilizando o Modo de prioridade de abertura (Av) ou o Manual (M) na câmara, selecione uma abertura ampla (valor f pequeno) para diminuir a profundidade de campo e aumentar a diferença entre a área desfocada e o motivo focado.

3. Aumente a distância entre o motivo e o segundo plano para desfocar ainda mais o segundo plano.

4. Aproxime-se – diminuir a distância entre a câmara e o motivo vai aumentar a desfocagem do segundo plano.

5. Use distâncias focais mais longas para aumentar a área desfocada das fotografias. Se possuir uma objetiva zoom, faça zoom para a distância focal máxima. As objetivas com uma distância focal de 200 mm ou mais produzem áreas desfocadas ainda maiores.

6. Escolha motivos com destaques visíveis na área desfocada. O termo "destaques" refere-se a fontes de iluminação na imagem; luzes decorativas ou luz solar através de folhas de árvore produzem belas formas de luz desfocada ou efeito de bokeh.

7. Não se esqueça do primeiro plano – também é possível conseguir uma área desfocada no primeiro plano das imagens. Tente colocar o seu motivo mais para trás na sua imagem e inclua alguns detalhes de primeiro plano perto da objetiva da câmara.

8. Também pode cortar formas em cartão e colocar à frente da objetiva para obter efeitos interessantes; assista ao vídeo aqui:

Melhorar a qualidade em vez da quantidade de bokeh depende da objetiva que utiliza. Particularmente visível nos destaques desfocados, a forma das manchas de luz desfocadas é gerada pela abertura ou buraco criado pelas lâminas do diafragma da objetiva. Geralmente, as objetivas com mais lâminas de diafragma produzem uma abertura mais circular e um efeito de bokeh mais agradável.

Bokeh portrait lady

Neste retrato de inverno de Tom La, é possível ver claramente o efeito de bokeh nas luzes da árvore, que funcionam como destaques do segundo plano. A escolha de uma abertura maior poderia ter aumentado este efeito.

Bokeh poppy field

Dan Mihai Balanescu conseguiu um belo efeito de bokeh nesta imagem de um campo de papoilas. A pouca profundidade de campo, o primeiro plano desfocado, a distância focal mais longa e os destaques da "hora dourada" em segundo plano produzem uma imagem atmosférica maravilhosa.

Bokeh sea urchin

Silvan Meienberger captou esta excelente imagem de uma concha na praia. Descer muito a posição da câmara para que o segundo plano esteja longe do motivo produz uma área desfocada muito boa. A luz solar a refletir na água produziu áreas de destaque que exibem eficazmente o efeito de bokeh. Repare na natureza ligeiramente hexagonal dos destaques do efeito de bokeh, devido ao formato da abertura da objetiva utilizada.

Bokeh girl field

Esta imagem de Marco Müller faz um uso excecional da luz natural e do respetivo efeito bokeh. Ao colocar o motivo por trás das flores e à frente de árvores distantes produziu uma imagem com efeitos bokeh tanto no primeiro como no segundo plano. Repare como a luz solar vem em direção à câmara, o que produz agradáveis destaques com efeito bokeh quando a luz atravessa as folhas.

Bokeh macro

Este é outro excelente exemplo do uso do efeito de bokeh para criar uma imagem verdadeiramente impressionante. Parece que Олег Кашаев utilizou uma objetiva macro para se aproximar muito do motivo, o que produziu uma desfocagem de segundo plano abundante. Ao fotografar na "hora dourada" com o sol baixo no horizonte, o segundo plano fica com um brilho quente e suave.

Sente-se inspirado? Capte a sua imagem de inverno com efeito bokeh e carregue-a para a nossa Galeria aqui>