H1 header

Capture uma ação de movimento rápido com maior nitidez

Fotografar grandes cenas de ação, como surfistas urbanos no rio, praticantes de snowboard ou atletas, implica pensar antecipadamente. Em primeiro lugar, deverá pensar no que pretende captar, quão rápido é o movimento do seu motivo e onde deve colocar-se para fotografar. Assista ao vídeo e leia mais sobre os conceitos básicos da fotografia de ação.

Fotografe muito e mantenha os olhos na ação

Quanto mais fotografias tirar, mais provável é obter uma imagem de que gosta. Mantenha os olhos na ação e evite verificar todas as fotografias que tirar, uma vez que isso significa que irá perder o que está a acontecer em frente à sua objetiva. No centro da ação, dispare sequências curtas, em vez de uma única sequência de cada vez. A maioria das DSLR, das câmaras sem espelho e das câmaras compactas avançadas, bem como muitos smartphones, incluem um modo de sequência de disparos ou modo de disparo contínuo. É perfeito para corridas, fotografias de desportos rápidos, dançarinos ou surfistas.

Antecipe o próximo movimento do seu motivo e utilize a focagem contínua

Se estiver a fotografar a maratona de Londres, os surfistas de Munique ou o jogo de futebol de um amigo, dê espaço ao seu motivo para se mover e antecipe o próximo local onde estará. Se possível, defina a sua câmara para o modo de focagem contínua, conhecido como AI SERVO ou SERVO AF nas câmaras Canon, para que ajuste automaticamente e mantenha o seu motivo nítido à medida que se aproxima de si. Todas as DSLR, câmaras sem espelho e câmaras compactas avançadas da Canon oferecem esta função.

Congelar ou não congelar?

A captação de movimento envolve decidir se devemos congelar a ação ou tentar retratar a ação desfocada através da utilização de uma velocidade do obturador lenta. Na maioria dos casos, vai querer obter uma imagem clara e nítida da cena. Para tal, selecione uma velocidade do obturador rápida. A rapidez desta velocidade do obturador dependerá da rapidez do movimento do seu motivo. 1/4000 de segundo pode ser suficientemente rápido para imobilizar o movimento de um carro e das rodas. 1/250 é suficientemente rápido para um praticante de jogging. Também pode tentar fazer "panning", movendo a câmara para seguir o seu motivo. Isso irá desfocar o fundo, enquanto torna o seu motivo nítido.

Acrescente algum drama ao utilizar o zoom

Ao fotografar a ação, tente aumentar o zoom para captar o que está a acontecer. Se estiver a fotografar pessoas, foque os seus rostos para obter mais drama. Tente mostrar a expressão dos motivos, à medida que estes se perdem na ação, ou quando tentam marcar o golo da vitória.

Aumente a definição do ISO para captar mais luz

Se não tiver luz suficiente, tente aumentar o ISO para 400, 800 ou mais. Se, mesmo assim, não estiver satisfeito com os resultados, altere para o modo manual e assuma o controlo da abertura. Em seguida, selecione f/4 ou f/2.8 para permitir a maior entrada de luz possível. Isso permitir-lhe-á fotografar utilizando uma velocidade de obturador mais elevada e resultará em imagens mais nítidas.

Explore a nossa experiência interativa City Surfer aqui.