Como usar a luz natural

Se estiver a tirar retratos ao ar livre, a tentar captar a atmosfera diurna de uma cidade ou o sentimento de uma bela noite de verão, utilizar luz natural pode ajudá-lo a criar imagens impressionantes. Saber como utilizar a luz para seu benefício irá fazer uma enorme diferença nas suas fotografias. Não terá de investir em novos equipamentos para ver os resultados.

Assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre a forma como a luz se altera em diferentes momentos do dia. Descubra como usar as definições da sua câmara para tirar o máximo partido dela e onde deve posicionar o seu motivo para obter fotografias melhores, independentemente do tipo de câmara que estiver a utilizar.

Utilize a hora do dia em seu benefício

A luz natural muda consoante a hora do dia e o clima. Por isso, antes de sair para fotografar, adquira o hábito de pensar antecipadamente. No final de contas, não vale a pena sair da cama cedo para fotografar o rio de uma cidade ao nascer do sol, se conseguirá obter melhores fotografias ao pôr do sol.

Num dia solarengo com céu claro, a luz pode parecer relativamente quente durante a manhã, mais quente ao meio-dia e mais suave ao final de tarde. Se tiver tempo, saia e fotografe a mesma cena em diferentes horas do dia e compare a luz nas suas fotografias para encontrar a que mais gosta.

Evite a incidência direta dos raios solares para retratos

A luz solar direta no meio do dia pode produzir sombras violentas que podem não ser lisonjeiras para as pessoas nos seus retratos. Tente fotografar as pessoas na sombra em dias claros ou espere até à tarde, quando o sol produz uma luz mais quente. Colocar-se atrás de um prédio ou debaixo de uma árvore, por exemplo, difunde de forma eficaz a luz violenta e produz resultados mais agradáveis. Também pode usar um flash durante as horas com luz do dia para contrastar os efeitos do sol.

Aproveite ao máximo as horas douradas

As horas pouco antes do pôr do sol e pouco depois do nascer do sol, frequentemente chamadas de horas douradas ou mágicas, são referidas pelos fotógrafos profissionais como tendo a melhor luz do dia. Uma vez que o sol é menor no céu, a luz horizontal lança sombras longas e banha os motivos num brilho quente. É excelente para retratos da cidade, expressando a beleza da natureza ou captando os reflexos da água.

Controlar o balanço de brancos da sua câmara

Por vezes, a luz parece torrada e dourada. Outras vezes, parece fria e azul. Ao passo que os seus olhos se ajustam naturalmente, para que as cores tenham a mesma aparência em luzes diferentes, as câmaras dependem da definição denominada balanço de brancos. Isto ajusta a forma como a câmara vê a luz e permite-lhe controlar as tonalidades da luz com a qual está a trabalhar. Pode defini-la para compensar a luz demasiado fria ou demasiado quente.

Existem sete definições de balanço de brancos standard na maioria das DSLR, das câmaras sem espelho e das câmaras compactas avançadas da Canon. O Balanço de brancos automático é a predefinição para a maioria das condições de iluminação simples. Selecione o modo Luz de dia se estiver a fotografar com luz solar brilhante ou selecione Nublado e Enevoado ou Locais sombrios. O tungsténio ou o fluorescente pode ajudar a equilibrar as cores se estiver a fotografar no interior.

A melhor forma é tirar algumas fotografias em diferentes definições de balanço de brancos para ver qual apresenta melhores resultados. Dessa forma, pode ter a certeza de que não está a perder as características de cor que realmente pretende.

Faça o seu próprio refletor para refletir a luz natural

Os refletores são uma maneira simples de aproveitar a luz natural e lançá-la sobre o seu motivo. Não precisa de comprar um refletor a uma loja de fotografia profissional. Muitas vezes, um grande pedaço de cartão ou película branco, prateado ou dourado anexado ao papelão pode criar o efeito que pretende.

Seja ousado e faça experiências

As experiências com luz natural ajudam-no a compreender o funcionamento, qual o tipo de luz que prefere e qual o resultado final numa imagem. Aprender a ver a luz e a melhor forma de a captar pode demorar tempo, por isso torne-o num processo divertido. Saia e fotografe cenários de iluminação e motivos incomuns e tire o máximo partido do clima, das estações e dos diferentes momentos do dia.

Explore a nossa experiência interativa City Surfer aqui.