Estudo comparativo: câmaras Canon vs. câmaras de smartphone

Durante a nossa filmagem City Surfers recente em Munique, pedimos a um fotógrafo amador interessado para nos ajudar a comparar imagens tiradas com as câmaras Canon mais recentes e as câmaras dos melhores smartphones, o Apple iPhone 6S e o Samsung Galaxy S7. Confira os resultados abaixo.

Para garantir um desafio justo, cada fotografia foi tirada no espaço de minutos uma da outra, nas mesmas condições de iluminação, utilizando definições manuais e com um suporte de câmara e smartphone (conforme mostrado abaixo). Utilizámos algumas das câmaras Canon de consumidor mais recentes para fazer as comparações.

suporte de câmara e smartphone

Aumente o zoom

Aqui pode ver os benefícios do zoom ótico da PowerShot G3 X em comparação aos zooms digitais das câmaras dos smartphones testados. Quando aproxima para aumentar o zoom, utilizando uma câmara com zoom digital (como ambos os smartphones testados), está simplesmente a recortar o que está à sua frente. Isso pode resultar em falta de detalhe ou desfocagem. Pode não ser capaz de ver o seu motivo de forma clara e a fotografia pode não captar uma cena da forma que a pretende recordar.

Como pode ver a partir da imagem fotografada na PowerShot G3 X, uma objetiva de zoom ótico de qualidade oferece maior detalhe, clareza e cores mais nítidas, em comparação com os zooms digitais dos smartphones.

Aumente o zoom - Canon PowerShot G3 X

Canon PowerShot G3 X

Aumente o zoom - Apple iPhone 6S

Apple iPhone 6S

Aumente o zoom - Canon PowerShot G3 X

Canon PowerShot G3 X

Aumente o zoom - Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Fotografar com fraca luminosidade

As câmaras dos smartphones testados tiveram dificuldade em produzir resultados satisfatórios em condições de pouca luz. Isto porque os seus sensores de imagem (a parte que responde à luz para criar uma imagem) são menos competentes a lidar com situações de pouca luz do que o sensor incluído nas câmaras compactas avançadas, nas câmaras sem espelho e nas DSLR da Canon. Além disso, as câmaras dos smartphones testados não oferecem qualquer controlo sobre as definições do ISO (o nível de sensibilidade da sua câmara à luz disponível), o que significa que as imagens surgem escuras.

Estas imagens de comparação mostram como um sensor maior e a capacidade de lidar com uma definição do ISO mais elevada permitem à PowerShot G7 X Mark II produzir uma imagem de qualidade superior com cores precisas, detalhes mais nítidos e resultados visivelmente mais brilhantes.

Condições de pouca luz - Canon PowerShot G7 X Mark II

Canon PowerShot G7 X Mark II

Condições de pouca luz - Apple iPhone 6S

Apple iPhone 6S

Condições de pouca luz - Canon PowerShot G7 X Mark II

Canon PowerShot G7 X Mark II

Condições de pouca luz - Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Capte a ação rápida em condições de pouca luz

Nesta comparação, pode ver claramente como a ação é imobilizada de forma nítida na imagem tirada pela PowerShot G7 X Mark II, enquanto as imagens dos smartphones testados não são tão nítidas e apresentam falta de cor. Em condições de pouca luz, as câmaras Canon ajustam a velocidade do obturador, o ISO e outras definições para garantir imagens nítidas e detalhadas que quererá imprimir e partilhar.

O objetivo desta imagem era imobilizar a ação do rio e do surfista. As câmaras dos smartphones testados não conseguiram alcançar uma velocidade do obturador suficientemente rápida ou responder à luz disponível para produzir uma imagem satisfatoriamente nítida.

Ação rápida - Canon PowerShot G7 X Mark II

Canon PowerShot G7 X Mark II

Ação rápida - Apple iPhone 6S

Apple iPhone 6S

Ação rápida - Canon PowerShot G7 X Mark II

Canon PowerShot G7 X Mark II

Ação rápida - Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Tire fotografias de retrato

Um dos benefícios de usar uma câmara com um sensor grande, como a EOS 80D utilizada nesta situação, é a capacidade de criar pouca profundidade de campo (a parte da imagem por trás do motivo principal). Neste caso, consegue ver na fotografia da EOS 80D que o fundo apresenta uma desfocagem fantástica, o que significa que o motivo se destaca na imagem. A fotografia tirada com uma câmara de smartphone parece mais plana e escura na área com sombra, uma vez que o smartphone não consegue lidar com o contraste da luz de forma tão hábil como a EOS 80D. As câmaras de smartphone focam a imagem completa, para que o fundo faça tanto parte da fotografia quanto a pessoa. Além disso, a EOS 80D foi utilizada com o zoom da objetiva anexado. Isto garante uma perspetiva mais lisonjeadora e torna as características faciais mais naturais. As objetivas dos smartphones testados são mais amplas, alongando as características faciais. Ao utilizar uma objetiva mais ampla como esta, precisa de se aproximar muito mais do seu motivo para captar um excelente retrato. Com uma DSLR e uma objetiva de zoom, pode estar mais afastado do seu motivo. Ambas as fotografias foram captadas sem flash, utilizando luz natural. A imagem da DSLR também apresenta cores mais profundas, precisas e equilibradas.

Retratos - Canon EOS 80D

Canon EOS 80D

Retratos - Apple iPhone 6S

Apple iPhone 6S

Retratos - Canon EOS 80D

Canon EOS 80D

Retratos - Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Comparar os resultados

Como demonstram os resultados, as câmaras Canon superaram consistentemente as câmaras dos smartphones testados na produção de imagens detalhadas e com excelente exposição nas circunstâncias apresentadas.

Se estiver a sentir-se inspirado a melhorar as fotografias que partilha com os amigos e os seguidores, porque não explora as nossas câmaras mais recentes e vê qual é a câmara certa para si?

Ver a nossa seleção de câmaras

Explore a nossa experiência interativa City Surfer aqui.