Filmmaker advice from Nehemias Colindres

Conselhos cinematográficos de Nehemias Colindres

Fotógrafo e cineasta, Nehemias Colindres, partilha os seus três melhores tutoriais para filmar vídeos: filmar uma vinheta, conselhos cinematográficos e através de uma objetiva.

A criação de filmes, tal como qualquer forma de arte, só melhora com a prática. É, essencialmente, uma questão de tentar identificar o que é bom e o que... não é. 

Acima de tudo, temos de aprender a refinar o nosso gosto, algo que só conseguimos fazer se filmarmos sem parar. 

De início, nenhum dos meus colegas esperava grandes trabalhos meus e eu próprio não esperava muito. Tudo isso mudou depois de uma conversa inspirada que tive com um antigo orientador. Essa conversa acendeu como um fogo dentro de mim; um desejo de ser o melhor. Nem sempre sou o mais talentoso, mas tenho muito gosto e sou faminto. Isso conta muito. 

Um aspeto que tem levado o meu trabalho mais além é o meu entendimento do bom equipamento e o planeamento. 

Normalmente, tenho cada imagem planeada na minha cabeça e anotada, bem como a objetiva que quero utilizar. Acima de tudo, temos de conhecer cada objetiva e o que é capaz de fazer. 

Além do bom gosto, uma forte seleção de objetivas pode levar o nosso trabalho mais além. Também ajuda ter uma boa equipa; uma equipa de "parceiros no crime" e em que todos comunguem da mesma ideia para a imagem.

Se estou a criar retratos, adoro dirigir as pessoas no seu próprio ambiente. Sinto que liga realmente o espectador às imagens. Crio sempre os meus retratos com uma objetiva de 50 mm. A pouca profundidade de campo cria resultados magníficos. 

Acima de tudo, o meu conselho é sempre o mesmo: captar o que mais gostamos e não deixar que ninguém diga o contrário. O resto, com muito trabalho e alguma sorte, acabará por aparecer.