Como fotografar fogo de artifício

À medida que o inverno se instala, há muitas oportunidades para tirar excelentes fotografias a fogo de artifício. Este artigo mostra-lhe como o fazer. Se a sua câmara tiver o modo "Bulb", as suas fotografias podem ficar ainda mais impressionantes.

Como fotografar fogo de artifício – sugestões rápidas

Para fotografar fogo de artifício sem a necessidade de muito equipamento, experimente as sugestões rápidas abaixo ou veja o vídeo sobre fogo de artifício – dicas rápidas:



1) Desligue o flash

A primeira coisa importante a fazer, independentemente do dispositivo que estiver a utilizar, é desligar o flash.


2) Utilize um modo que permita o controlo

Se for possível, coloque a câmara ou smartphone num modo que permita algum controlo sobre as definições.


3) Utilize a subexposição

Como a cena com que se depara é escura, será necessário configurar a câmara para utilizar subexposição. Caso contrário, irá obter uma fotografia demasiado brilhante para uma cena noturna.

Para isso, aplique uma "compensação de exposição negativa". Esta opção pode aparecer como um símbolo de - /+ no ecrã e é necessário definir entre -1 e -2 para começar a fazer experiências com a subexposição.


4) Utilize o modo de disparo contínuo

Tente utilizar o modo de disparo contínuo, já que este modo ajuda a conseguir a fotografia certa, mesmo quando o fogo de artifício explode um momento antes ou depois do esperado.


5) Faça experiências com o Modo manual

Se tem uma câmara que permite ter o controlo total das definições, pode fazer experiências com o Modo manual.


6) Velocidade do obturador, abertura e focagem

No Modo manual, selecione uma velocidade do obturador de aproximadamente 1/10 de segundo e uma abertura de f/8. Defina manualmente a focagem para a distância dos fogos de artifício.


7) Defina um ISO baixo

Para começar, procure as definições de ISO no menu e defina um ISO baixo, selecionando o ISO 200.


8) Mantenha a câmara estável e utilize o Estabilizador de imagem

A melhor opção é utilizar um tripé para manter a câmara estável. No entanto, se estiver a segurar a câmara com as mãos, certifique-se de que liga o Estabilizador de imagem da sua objetiva, caso tenha; vai ajudar a estabilizar as suas fotografias.


9) Verifique os seus resultados e ajuste

Tire fotografias assim que o fogo de artifício começar e verifique se os resultados estão suficientemente brilhantes. Se as imagens estiverem demasiado escuras, pode aumentar a sua definição de ISO. Caso pretenda captar rastos de luz mais longos, diminua a velocidade do obturador, mas lembre-se de que isso aumenta o risco de se notar a vibração da câmara nas fotografias. Se as fotografias estiverem demasiado claras, pode diminuir o ISO para 100 ou definir a abertura da objetiva para f/11.


10) Consiga fotografias de fogo de artifício realmente impressionantes utilizando o modo "Bulb"

O modo "Bulb" permite controlar exatamente quando o obturador abre e fecha, para que possa criar uma exposição longa que capta detalhadamente eventos como fogo de artifício ou relâmpagos.

Para encontrar o modo "Bulb", certifique-se de que está em modo manual. Em seguida, ajuste a velocidade do obturador – após a definição de 30 segundos irá ver "Bulb" – há câmaras que têm o modo "Bulb" disponível no seletor de modos. Veja o vídeo abaixo sobre Fogo de artifício – fotografia "Bulb".



Para exposições mais longas, irá precisar de manter a câmara muito estável, por isso, é necessário um tripé. Também é útil utilizar um cabo disparador ou um telecomando, pois ajuda a eliminar ainda mais vibração da câmara. Em vez de um cabo disparador ou telecomando, caso tenha uma câmara com Wi-Fi, pode também experimentar a nossa aplicação Camera Connect, que lhe permite tirar a fotografia a partir do seu telemóvel.

Com uma exposição longa, experimente uma abertura de f/8 a f/16. Em seguida, defina a objetiva para focagem manual e foque consoante a distância a que está o fogo de artifício.

Tente captar o fogo de artifício em uma ou várias sequências num único disparo e compare a diferença.

Experimente tirar uma fotografia ao fogo de artifício e carregue-a para a nossa galeria, aqui>