Sugestões para fotografia com espelhos

Os espelhos oferecem uma maneira fácil e rápida de adicionar outra dimensão aos seus retratos. Leia as nossas sugestões para fotografia com espelhos para ajudá-lo a divertir-se e a captar fotografias deslumbrantes.

Experimente uma variedade de espelhos e efeitos. Os espelhos são excelentes para fotografar, seja no estúdio ou em casa. São baratos, existem em todas as formas e tamanhos e podem ser utilizados das mais variadíssimas formas para melhorar os seus retratos.

Mantenha a composição simples e use cor: como pode ver neste retrato surreal que utiliza um único espelho.

Autorretrato com espelho

Tente obter o máximo de luz nos seus retratos quanto possível. Assim, pode utilizar um ISO baixo para manter o ruído ao mínimo e uma velocidade do obturador alta para evitar a vibração da câmara.

O efeito de infinito: neste exemplo, o fotógrafo usou dois espelhos para criar um efeito de infinito. Coloque os espelhos em ângulo, para não captar o seu próprio reflexo ou o reflexo da iluminação.

Retrato infinito com espelho

Profundidade de campo – controle as áreas desfocadas, fechando a abertura até f/5,6 ou inferior. Assim, produz áreas maiores da imagem que estão focadas, o que significa que quando foca os olhos, o nariz e os ouvidos também estão focados.

Coloque o espelho no chão e tire a fotografia de cima para baixo e, depois, inverta a imagem para criar um efeito muito interessante.

Retrato de perspetiva com espelho

Dê instruções ao seu motivo – quando trabalhar com pessoas, lembre-se de manter uma boa afinidade durante a sessão. Comunique as suas ideias com uma linguagem clara, permitindo-lhes seguir facilmente as suas instruções. Não se esqueça: com este tipo de fotografia, as pessoas podem não ter a menor ideia de como a imagem final vai ficar. Por isso, faça algumas fotografias de teste e mostre-lhas no visor da câmara, para as ajudar a compreender o conceito. É tudo uma questão de criatividade, por isso, oiça também as suas opiniões; é provável que também tenham boas ideias.

Nunca pare de experimentar. Muitas vezes, sessões fotográficas deste tipo não seguem qualquer padrão definido e são direcionadas por aquilo que funciona e aquilo que não funciona. Esteja preparado para experimentar muitos ângulos diferentes e combinações de posições e espelhos antes de obter algo de que gosta. Quando encontrar um ângulo que funciona, continue a fotografar até sentir que a imagem é a melhor possível.

Esperamos que estes truques de fotografia com espelhos o inspirem a tirar autorretratos criativos. Não se esqueça: quando tiver tirado algumas fotografias das quais está orgulhoso, partilhe-as carregando-as na Galeria Canon.