F1 header

Tire melhores retratos

Os retratos são fáceis de tirar mas difíceis de dominar. Reunimos algumas sugestões básicas de ajuda para transformar as suas fotografias boas em excelentes, desde fotografias de surfistas urbanos até fotografias da família e amigos. Assista ao vídeo e leia tudo para descobrir mais.

Fotografe a partir de pontos de vista diferentes

Independentemente do motivo que estiver a fotografar, não tenha medo de experimentar diferentes posições de disparo. Ajoelhe-se ou deite-se totalmente no chão e tente fotografar o seu motivo a partir de baixo. Em alternativa, obtenha alguma altura, colocando-se cuidadosamente sobre umas escadas para fotografar o seu motivo a partir de cima. Se a pessoa que estiver a fotografar praticar desporto, fizer escalada ou surfar num rio urbano, aproxime-se da ação, aumentando o zoom e captando a sua expressão. Acrescenta bastante personalidade e sentimento à sua fotografia.

Fotografe usando uma grande abertura para permitir a entrada de mais luz

Ao fotografar retratos ao ar livre, é melhor definir a câmara para uma grande abertura (um número f baixo, cerca de f/2.8-f/5.6). Isto permite-lhe captar pouca profundidade de campo, para que o fundo atrás do seu motivo apresente uma desfocagem fantástica. Isto fará com que ele se destaque na fotografia.

Use uma velocidade de obturador elevada para captar o momento

Mesmo quando sabem que estão a ser fotografadas, as pessoas tendem a mover-se muito. É uma pena quando uma boa fotografia é arruinada porque alguém piscou, franziu a testa ou fez uma careta.

Para se certificar de que isso não acontece e para evitar uma desfocagem não intencional devido a um movimento nas suas fotografias, use uma velocidade de obturador elevada, pelo menos 1/125 de segundo ou mais rápida.

Preencha o enquadramento com o seu motivo

Pense sobre o local onde vai fotografar o seu motivo antes de começar. Pretende obter uma sensação urbana de movimento, um aspeto minimalista ou uma fotografia repleta de ação? Aumentar o zoom para preencher o enquadramento com alguém pode criar uma fotografia poderosa.

Posicionar o seu motivo de um lado do enquadramento e incluir o seu ambiente, como uma cena de rua, um campo verde ou a sua casa, também pode criar excelentes resultados.

Manipule os fundos

Em todas as fotografias de retrato, a pessoa na sua fotografia deve ser o ponto de interesse principal. No entanto, pode alterar radicalmente o espírito de uma fotografia, alterando o fundo para expressar a personalidade do motivo ou o ambiente. Por exemplo, fotografar alguém numa plataforma de metro agitada proporciona um espírito diferente da pessoa fotografada no banco de um parque tranquilo. Às vezes, um fundo minimalista, como uma parede lisa ou umas cortinas, funciona bem. Seja ousado e experimente diferentes fundos para ver qual funciona melhor.

Opte por retratos naturais ou mostre uma pose

Os retratos com pose podem, por vezes, parecer vulgares, por isso, mantenha a câmara sempre por perto para captar os sorrisos espontâneos, a concentração ou outras expressões faciais do seu motivo.
Ou então, se pretende um retrato mais encenado, tente posicionar o seu motivo no lado esquerdo ou direito do enquadramento para acrescentar interesse. Peça aos seus motivos para desviarem o olhar da câmara para acrescentar intriga.
A expressão facial do seu motivo pode transformar um retrato bom num retrato excelente. Experimente diferentes ambientes e emoções à medida que tira fotografias.

Explore a nossa experiência interativa City Surfer aqui.