Fotografar do céu com os On the Roofs

O ponto de vista da equipa

Conheça os escaladores urbanos On the Roofs. Vadim e Vitaliy são dois amigos russos que dedicam as suas vidas a escalar os edifícios mais altos do mundo e a fotografar os resultados. As suas imagens arrebatadoras foram manchetes em todo o mundo, e eles continuam a procurar novos lugares para explorar.

Convidámos Vitaliy e Vadim para ir ao Dubai e participar na nossa série de curtas-metragens "Come and See". A dupla escalou o hotel mais alto do mundo, o JW Marriott Marquis Dubai. Depois da filmagem, pedimos-lhes que falassem da sua arte e motivação.

Porque começaram a escalar?

"Escalamos porque queremos mostrar uma perspetiva diferente do mundo. Queríamos fazer algo mais interessante do que apenas tirar fotografias de pessoas no solo, e foi assim que começámos a escalar até aos telhados.

Da primeira vez que escalámos, fizemo-lo para a nossa própria sensação. Mas, agora, é mais uma questão de arte: escalamos para captarmos fotografias deslumbrantes e excelentes vídeos."

O que faz com que desejem captar estas imagens?

"É emocionante revelar lugares onde apenas dez pessoas estiveram. Queremos que as pessoas sintam o que sentimos e vejam o que vimos.

Normalmente, as pessoas têm medo de alturas e nós tentamos mostrar-lhes o quão belo pode ser. Se não quiséssemos partilhar as nossas imagens com as pessoas, não estaríamos aqui."

Selecionar fotografias

"Quando se trata de editar as fotos que tirámos, escolhemos perspetivas invulgares que pensamos que as pessoas vão gostar. Primeiro, procuramos imagens com um de nós colocado numa beira com uma vista muito assustadora! Depois, procuramos vistas magníficas. E, em terceiro lugar, procuramos uma excelente fotografia com uma boa luz, como o entardecer."