Oregon-Autumn-Ian-Sane

Fotografar cidades: 10 sugestões para captar fotografias de outono

As cores do outono criam fotografias ricas e bonitas, mesmo quando se fotografa em ambiente urbano e não no campo. As luzes da cidade, a arquitetura e as pessoas adicionam uma dimensão extra às folhas caídas da natureza. Aqui ficam 10 sugestões para captar os laranjas, vermelhos e dourados da estação contra os cinzas da sua selva de betão favorita. Consoante a câmara que usa, esperamos que se sinta inspirado a sair, explorar e captar o melhor deste sugestivo período do ano.


1. Capte cores contrastantes

As cores contrastantes na mesma imagem adicionam impacto, por isso, tente captar uma seleção de diferentes tonalidades no mesmo fotograma. Visite um parque da cidade ou explore avenidas delineadas com árvores nos subúrbios para captar folhas caleidoscópicas de amarelos e vermelhos nas árvores contra edifícios em tijolo castanho e um céu azul brilhante. No entanto, certifique-se de que a beleza do outono não o distrai de forma a fazê-lo esquecer-se do motivo e da composição da fotografia. Tente captar a arquitetura, as pessoas ou os detalhes urbanos em conjunto com as cores outonais, para contar uma história e manter o interesse do espetador.

Outono em Londres por Davide D'Amico

Davide D’Amico, Outono em Londres


2. Capte os ambientes de outono

No outono, o tempo está sempre a mudar, por isso, é possível captar os diferentes ambientes de uma cidade numa única tarde. O céu pode estar brilhante e nítido um minuto e nublado e tempestuoso no minuto seguinte, por isso, tire o máximo partido para obter uma grande variedade de imagens. Tente fotografar as sombras das árvores e edifícios em dias claros e de tempestade, ou encontre uma ponte e capte os céus escuros do outono sobre o rio que atravessa a cidade. Poderá ser útil utilizar um tripé e uma velocidade de obturação lenta (se a sua câmara o permitir) para ajudar a impedir que as fotografias fiquem desfocadas, captando mais do ambiente outonal.

Bacia hidrográfica de Shadwell por Davide D'Amico

Davide D’Amico, Bacia hidrográfica de Shadwell


3. Tire o melhor partido da luz outonal

Um dos momentos ideais para fotografar paisagens de cidade no outono é a hora mágica ou dourada. Esta ocorre geralmente durante a primeira meia hora logo após o nascer do sol na parte da manhã, e na última meia hora pouco antes de o sol se pôr ao fim do dia, por isso, planeie com antecedência. Nesta hora, a luz do sol do outono pode ajudar a captar melhor as texturas e formas, ideal para grandes planos de folhas caídas contra uma calçada com luz do sol direta. A luz difusa do início da manhã pode oferecer grandes oportunidades para cenas dramáticas, como ruas da cidade vazias.

A neblina sobre um rio como o Tamisa ou o Sena pode parecer mágica, mas pode ser difícil de captar. Se a sua câmara tiver definições de exposição ajustáveis, tente usar um tripé e uma exposição longa, uma vez que os dias de nevoeiro causam a entrada de menos luz na câmara.

Do outro lado do lago por Garry Knight

Garry Knight, Do outro lado do lago


4. Capte os detalhes do outono

Comida de rua de outono, pilhas de folhas nos passeios, festas do Dia das Bruxas e fogo de artifício oferecem grandes oportunidades para contar histórias do outono na cidade. Se a sua câmara tiver função de zoom, use-a para encher o fotograma com pequenos detalhes, como a face laranja de uma abóbora esculpida, os vermelhos intensos das folhas de outono ou a fruta sazonal numa feira da cidade. Pode encher o primeiro plano do fotograma com uma única folha grande, deixando apenas um toque de uma avenida movimentada da cidade no fundo.

A fotografia macro é uma ótima maneira de explorar as cores e as texturas de outono, usando também pontos de vista únicos. Experimente com o modo macro ou de grande plano da sua câmara e procure detalhes como gotas de chuva em folhas acastanhadas ou as veias da folhagem caída num dos passeios da cidade.

Folhas de outono por Vladimir Agafonkin

Vladimir Agafonkin, Folhas de outono

Folhas de outono por Vladimir Agafonkin


5. Experimente usar os filtros

Ao fotografar a mudança de estação na sua cidade, os filtros podem alterar a aparência das fotografias. Se estiver a utilizar uma DSLR, a utilização de um filtro polarizador físico com a sua objetiva preferida pode melhorar a cor, aprofundar o céu azul e alterar o aspeto das imagens de forma dramática. É um efeito difícil de reproduzir por aplicações ou software. Se estiver a fotografar com a sua câmara compacta, experimente com os diferentes filtros criativos ou experimente as definições de cena. Estes podem ajudar a atenuar o brilho do sol e a aumentar o contraste ou as cores nas suas imagens.


6. Olhe para cima ou para baixo

Fotografar uma cidade para mostrar a sua beleza no outono é divertido e desafiador. Uma sugestão útil é olhar para cima e ver o que está a acontecer. Tirar uma fotografia deste ângulo permite ao espetador apreciar as cores outonais da cidade de uma perspetiva diferente. A inclusão de ramos quase vazios contra o céu transmite uma sensação outonal e permite que o espetador aprecie a beleza e a fragilidade da natureza em contraste com a imponência dos edifícios ou gruas no horizonte. Depois de olhar para cima, tente olhar para baixo. Capte os seus próprios sapatos sobre as folhas estaladiças ou rode a câmara e utilize a definição de temporizador automático para captar um autorretrato outonal do chão para cima.

Grande folha de outono no chão


7. Saia para um passeio outonal na cidade

Se não tiver inspiração, por que não simplesmente caminhar pela cidade durante algumas horas num dia de outono para procurar belas oportunidades fotográficas? Encontre locais tranquilos afastados dos peões e do trânsito, onde pode desfrutar das maravilhas urbanas. Há um lugar especial que tenha visitado na primavera ou no verão? Tente voltar ao mesmo local para documentar como este mudou de uma estação para outra. Um dos melhores momentos para passear pela cidade é ao final da tarde. O céu está no ponto mais dramático entre as 15h e as 17h e o sol está no ponto mais baixo no céu. Dirija-se até ao rio ou a uma praça da cidade e procure cenas urbanas de outono, com sombras e silhuetas dramáticas. Preste atenção aos padrões e aos espaços vazios que permitem que as cores de outono preencham o fotograma, e pense como poderia criar uma sequência de fotografias com formas ou linhas que ligam cada imagem.

Les Tuilleries por Ryan Blyth

Ryan Blyth, Les Tuilleries


8. Fotografe árvores, rios e folhas

O outono é um dos raros momentos do ano em que uma simples árvore pode criar uma fotografia interessante. Há algo de especial sobre uma árvore a transformar-se numa sucessão de cores brilhantes. Por que não rever a mesma árvore ao longo de vários dias e fazer uma sequência de imagens que mostram a sua mudança de cores? Em seguida, imprima-as e exponha-as em casa como uma colagem de fotografias de outono. Os reflexos das cores outonais da cidade num rio ou lago podem também ser arrebatadores.

Lago Saranac em Nova Iorque por Heipei

Heipei, Lago Saranac, Nova Iorque


9. Fotografe até à noite

As ruas da cidade mudam muito rapidamente no outono, à medida que o dia se apaga e as luzes se acendem. O que poderia ser uma cena sem características distintivas à luz de dia pode tornar-se rapidamente uma bela fotografia com pouca luz, cheia de caráter e ambiente. Tente fotografar na penumbra, entre o dia e a noite, quando ainda há luz no céu, mas quando consegue também captar o impacto das luzes da cidade. Use um tripé ou algo sólido para apoiar a câmara e experimente várias longas exposições. Tente captar rastos de luz dos carros que passam ou as árvores enfeitadas com luzes festivas contra o céu estrelado da cidade. A luz do outono é única, por isso, tire o máximo partido antes de o inverno chegar e os dias ficarem mais pequenos.

Universitat Rathaus por Milos Milosevic

Milos Milosevic, Universitat Rathaus


10. Pouse a câmara

Quando estiver a explorar as maravilhas do outono na cidade, lembre-se de parar, pousar a câmara e deixar-se contagiar pela magia, graça e beleza do outono. Mas não descanse muito tempo! O outono dura várias semanas, mas o período em que as cores atingem o ponto máximo e as oportunidades fotográficas estão no seu melhor pode só durar alguns dias, por isso, esteja pronto.  A última semana de outubro e a primeira semana de novembro são frequentemente consideradas as mais coloridas. Vigie as mudanças no seu parque local e lembre-se de verificar a previsão meteorológica antes de sair com a câmara.

Sente-se inspirado? Partilhe as suas fotografias

Se as nossas sugestões para tirar melhores fotografias no outono lhe deram inspiração para levar a sua câmara para a rua, por que não envia as suas fotografias para a nossa Galeria? Além de permitir que o mundo conheça o seu trabalho, pode ver e gostar de fotografias de outros amantes de fotografia e experimentar o nosso desafio fotográfico mensal.


Imagem do cabeçalho: Ian Sane, Outono no Oregon