hero header

As suas fotografias, as nossas favoritas: Perspetivas únicas de inverno

Inspirados pela história de Franco Moro, , desafiámo-lo a partilhar as suas perspetivas únicas de inverno. Fomos surpreendidos por todas as excelentes fotografias que recebemos, mas escolhemos as nossas três favoritas e pedimos aos fotógrafos que nos contassem as histórias por trás delas.

Fruset Vatten por Stefan Demerwall

"Um dia, depois do almoço, estava a caminhar ao longo do cais de Lilängshamnen em Hammarö, na Suécia. Ao contemplar o lago, reparei que as sombras do canavial faziam um belíssimo padrão no gelo, criado pelo sol em segundo plano. Foi por isso que decidi captar a imagem. Num primeiro momento, a imagem estava subexposta devido à luz forte dos reflexos no gelo e na neve, e pela luz do próprio sol. Por isso, inclinei a câmara para o chão e deixei que o medidor de exposição fizesse uma leitura sem o sol na imagem. Depois, bloqueei a exposição e movi a câmara para obter a imagem que pretendia."

Borders por Ján Villím

"Esta fotografia é dos meus amigos no clube Cassovia Seals em Košice, na Eslováquia. São devotos da natação no inverno! A filosofia deles baseia-se em quebrar limites. O primeiro limite está na mente: precisam de entrar na água gelada, quando a mente ultrapassa o corpo. O segundo limite é físico: não é possível estar muito tempo nesta água tão fria! Tirei esta fotografia depois de sair da água, enquanto olhava para as pessoas que tinham superado ambos os limites - na sua cabeça e os da natureza. Agradeci à estabilização de imagem da minha câmara, porque as minhas mãos estavam a tremer com o frio."

Dziadek Mroz por Agnieszka Jasinska

"É sempre um prazer acordar e ver a neve acabada de cair. Decidi levar a minha câmara para um passeio na floresta perto de onde vivo, para escapar à cidade e desfrutar da beleza da natureza. No meu caminho, uma pessoa de idade a escavar a neve incansavelmente captou a minha atenção e por isso decidi tirar a fotografia. Gostei da sobreposição da paisagem com neve e da figura a trabalhar arduamente."

Aceite o desafio deste mês

As três fotografias mostram momentos da vida quotidiana, captadas a partir da perspetiva única do fotógrafo que as captaram. Queremos saber como vê o seu mundo. Porque não participa nos nossos desafios mensais de fotografia? Irá encontrar o tema deste mês na nossa . Pegue na sua câmara, qualquer que seja o tipo que tem, tire fotografias e carregue as suas preferidas para que todos as possam ver!