Cinco ideias inspiradoras para a sua fotografia em 2016

Um ano novo oferece excelentes oportunidades para aproveitar ao máximo a sua câmara, tirando fotografias a momentos que jamais pensou em captar antes. Inspire-se na sua família e amigos, em lugares novos ou antigos que visite e em experiências novas. Eis cinco ideias inspiradoras para estimular a sua criatividade e dicas para o ajudar a captar aqueles momentos mágicos.

1. O mundo natural

Estar ao ar livre proporciona-lhe muitas oportunidades para descobrir aqueles momentos mágicos. Saia de casa e use a luz natural para fotografar os seus entes queridos em belos locais. Faça uma viagem de dia até à praia ou passe umas horas a divagar na floresta. Vá para as colinas ou até ao parque local mais próximo. Vai sentir que o ar fresco e o ambiente natural ajudam a realçar o melhor das suas capacidades fotográficas.

Mój cały świat, de Izabela Łabędzka

Mój cały świat, Izabela Łabędzka

Para se manter motivado durante todo o ano, porque não escolher um local especial para a sua família e colocar uma data na agenda para visitar o local uma vez por estação? Prepare um cesto de piquenique no verão ou leve um chocolate quente no inverno, mas lembre-se sempre da sua câmara e capte como a paisagem e a sua família mudam ao longo do ano.

2. Toda a ação desportiva

Nesta época do ano, muitas pessoas interessam-se em ficar mais saudáveis e em praticar muito exercício físico. Concentre-se em realçar a sensação de energia nas suas fotografias - quanto mais sangue, suor e lágrimas, melhor! Seja o jogo de râguebi do seu sobrinho, um jogo de futebol local ou patinagem no gelo com as crianças, as ocasiões desportivas estão sempre repletas de momentos emocionantes que dão vivacidade e intensidade às suas imagens.

Mountainbiker i regn, de Gorm J Siiger

Mountainbiker i regn, Gorm J Siiger

Além disso, porque não utilizar a fotografia para registar o seu percurso até chegar ao seu estado mais saudável? Talvez tenha corrido até um pouco mais longe, descoberto uma nova rota de ciclismo ou finalmente conseguiu dobrar-se até àquela posição de yoga. Independentemente do que alcance, capte o momento para que possa olhar para trás no próximo ano e definir um objetivo novo.

3. O ruído de uma multidão

Eventos cheios de pessoas podem ser uma bela paisagem para a sua fotografia. Registar a emoção de uma multidão numa só imagem pode ser desafiador, por isso, porque não brincar com a focagem para captar as pessoas e as destacar na foto? Vá aos grandes festivais ou procure uns festivais locais e mais pequenos para obter aquela sensação peculiar.

Zombiewalk Düsseldorf, de Daniel Mundstock

Zombiewalk Düsseldorf, Daniel Mundstock

Mimo, de Juan Carlos Arizmendi Garillete

Mimo, Juan Carlos Arizmendi Garillete

Se melhorar a sua fotografia e viajar mais estão no topo da sua lista de resoluções para o novo ano, porque não escolher cinco festivais a visitar por todo o país (ou mesmo no estrangeiro)? Compare a cultura, a multidão e as cores e capte as suas experiências com a câmara.

4. Pontos turísticos de rua

A sua cidade – ou outra que visite – está repleta de coisas interessantes para fotografar que realmente evocam o espírito do local. Vá até uma esquina com a sua câmara e veja o que consegue captar. Procure arquitetura interessante, tanto antiga como nova. Vá a mercados locais para fotografar vistas e cores vibrantes. Os artistas de rua cativam sempre uma multidão e proporcionam excelentes momentos para fotografar.

Snooping in Split, de James Wilkinson

Snooping in Split, James Wilkinson

Para se manter inspirado durante o ano, porque não consultar os desafios mensais na nossa galeria e usar os temas para enquadrar como e o que fotografa na sua cidade? Escolher um tema ajudá-lo-á a focar-se numa área que talvez necessite de mais melhorias, como trabalhar com a velocidade do obturador ou fotografar a preto e branco.

5. Uma nova forma de ver o mundo

O seu ano estará cheio de momentos de inspiração, portanto, certifique-se de que está preparado para os captar. Pense também em fazer as coisas de forma diferente em 2016. Pode mudar a sua perspetiva e, de repente, o seu mundo estará cheio de novos ângulos interessantes. Ou fotografe em diferentes alturas do dia para captar como a luz muda. Desafiar-se desta maneira vai ajudá-lo a continuar a construção do seu reportório enquanto fotógrafo e ajudá-lo a tirar o máximo partido das suas fotografias em 2016.

Winterswijk bij de tijd, Bertie Willemsen

Winterswijk bij de tijd, Bertie Willemsen

Partilhe o seu melhor de 2016

À medida que o ano passa, não se esqueça dos seus objetivos de fotografia. Quanto mais fotografar, mais vai aprender e não se esqueça de consultar também a nossa Galeria, onde pode partilhar, ver e gostar de imagens juntamente com outros fãs da Canon.

Visite a Galeria