seagulls alexandra simionov header

As suas fotografias, as nossas favoritas: Ação e desporto

Este mês, recebemos uma seleção de imagens impressionantes inspiradas no tema da ação e do desporto. Cada uma destas imagens oferece uma perspetiva única e incentiva-nos a sair para a rua e captar o momento. Eis uma seleção das nossas favoritas e as histórias por trás delas.

Tornado de Gaudenz Gerig

Tornado de Gaudenz Gerig

"Tirei esta fotografia em Balangan Beach, Bali, Indonésia. Depois de uma extenuante aula de surf de manhã, estava sentado na praia a descansar, à conversa com um surfista que tinha conhecido. Disse-me que, aconteça o que acontecer, os surfistas procuram sempre uma onda longa e regular. O tempo tinha estado bom nos dias anteriores, mas nessa manhã algumas nuvens aproximaram-se vindas do mar, passando em frente à nossa praia. Um tornado apareceu no horizonte, descendo das nuvens até que tocou na superfície do mar. Tinha a minha câmara comigo e, felizmente, já tinha a minha objetiva Canon 70-200 montada. Peguei na câmara, ajustei rapidamente as definições e tirei algumas fotografias. Depois de surfar a onda, o surfista viu o tornado mas agiu como se não quisesse saber e nadou de volta para a praia. O tornado esteve completo (das nuvens até ao nível do mar) apenas durante alguns segundos, por isso, tive muita sorte em encontrar estes dois motivos no momento certo e no lugar certo."

Willancourt de Vincent Lescaut

Willancourt de Vincent Lescaut

"Tirei esta fotografia num domingo à tarde, numa corrida de motocross em Willancourt, na zona rural da Bélgica. Queria captar um momento e transmitir uma sensação de emoção e movimento. Congelar a ação foi um desafio; passei muito tempo à espera do momento certo.

Passei muito a seguir o motivo, utilizando a câmara para fazer "panning" de toda a cena. Queria acentuar o efeito da velocidade e ocultar o fundo, já que não era importante nem especialmente agradável em termos estéticos. Queria focar-me apenas nas diferentes cores da mota e do piloto em relação à pista."

Gaivotas de Alexandra Simionov

Gaivotas de Alexandra Simionov

"Tirei esta fotografia em Thassos no verão de 2015, quando o meu namorado estava a dar comida às gaivotas. Estão habituadas a serem alimentadas e estavam a chatear as pessoas. A mesma coisa tinha acontecido no dia anterior, por isso, estava preparada para a rapidez com que se movem. Foi uma experiência única e estou feliz por ter conseguido captar o momento. Utilizei uma velocidade de obturador elevada de 1/800 segundos para congelar a ação."

Aceite o desafio deste mês

Deixe-se inspirar pelo tema deste mês na nossa Galeria e partilhe as suas imagens para se habilitar a ser mencionado aqui mesmo no nosso Showcase!

Envie as suas fotografias