hero header

As suas fotografias, as nossas favoritas: fotografia de alta velocidade

Inspirando-nos na Aventura de Skijoring de Franco Moro, desafiámo-lo a mostrar-nos como capta motivos a alta velocidade para criar impacto. Escolhemos duas das nossas favoritas e pedimos aos fotógrafos que nos contassem as histórias por trás delas. Ambos usam velocidades de obturador elevadas para captar o motivo em movimento; um no seu habitat natural e o outro num ambiente construído.

Voo do chapim-azul de Paul Phillips

"Recentemente comprei uma Canon 5D Mark III e uma objetiva 70–200mm f/4 USM. Depois de ler o manual, estava ansioso para testar a capacidade de velocidade de obturador elevada e sabia de um lugar onde um senhor idoso dá de comer aos pássaros diariamente.

A cena dos pássaros que vêm comer foi a oportunidade perfeita para me familiarizar com a câmara e a combinação de objetivas. Queria testar sobretudo as opções de estabilização de imagem.

O meu principal desafio foi configurar a fotografia, pois não tinha a certeza de que definições iriam captar melhor o motivo. Tive de ter em conta a velocidade do obturador e as definições de focagem para um pássaro tão pequeno e imprevisível, por isso, usei as predefinições para motivos em movimento. Também tinha de me aproximar do motivo, por isso, sentei-me no chão a cerca de três metros de distância dos alimentadores. Depois de algum tempo, os pássaros habituaram-se à minha presença, embora o ruído do obturador os tenha feito voar. Esperei então pacientemente, alinhando a câmara para a fotografia que queria, captando o resultado que pretendia. Acabei por utilizar a objetiva a 200 mm com uma velocidade do obturador de 1/1000 e ISO de 200.

As cores a meio da manhã funcionaram perfeitamente para iluminar o motivo neste local. Provavelmente nunca terei oportunidade de repetir esta imagem, já que a probabilidade de juntar novamente todas as variáveis relevantes seria como ganhar a lotaria, duas vezes!"

Limão a cair de Filippo Fania

"Talvez surpreendentemente, esta fotografia foi tirada na cozinha da minha casa. Estava a tentar demonstrar como situações de alta velocidade, como um limão a cair na água, podem ser bonitas se captadas no momento certo. Usei um antigo aquário e preparei a fotografia utilizando um tripé e o acionador de flash com duas luzes de cada lado para iluminar a água ondulante.

Utilizei o modo Prioridade de abertura (Av) na minha Canon EOS 550D e uma objetiva 50mm f/1.8."

Aceite o desafio deste mês

Queremos saber como vê o seu mundo. Porque não participa nos nossos desafios mensais de fotografia? Irá encontrar o tema deste mês na nossa Galeria. Pegue na sua câmara, qualquer que seja o tipo que tem, encontre uma história e partilhe a sua perspetiva do mundo para que todos a possam ver.