A group of friends pose holding sparklers, facing the camera with their faces illuminated by the sparkler light.

Fotografia de festas

Como tirar fotografias criativas de festas

Uma das melhores coisas da época festiva é o conjunto de festas e de eventos que juntam amigos ou familiares, permitindo-lhes sorrir, dançar, descontrair e pôr a conversa em dia. Quer esteja a organizar um pequeno convívio com os seus amigos ou uma sumptuosa celebração de Natal com toda a família, saber como fotografar a diversão e as festividades de forma criativa irá ajudá-lo a criar memórias de que poderá desfrutar para sempre. Com estas sugestões e técnicas úteis obterá excelentes fotografias de festas de que todos irão gostar e partilhar.

1. Escolha as melhores definições da câmara para uma festa num espaço interior

É frequente as festas envolverem condições de pouca luz e motivos em movimento. Por isso, é importante garantir que a sua câmara se encontra corretamente configurada para fotografar este tipo de ambiente.

Não tem de usar o flash, mas tem de se certificar de que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para lidar com o movimento. Defina uma velocidade do obturador de cerca de 1/160 segundos ou, no mínimo, 1/250 seg., e certifique-se de que a sua abertura é relativamente grande (número f inferior). Mudar o ISO até uma definição moderada ou alta, por exemplo, ISO 3200 ou ISO 6400, também irá ajudar.

2. Coloque o flash no ângulo certo

Se usar o flash, certifique-se de que se encontra configurado de forma a beneficiar os seus motivos. Se estiver a utilizar uma unidade de flash Speedlite, em vez de a apontar diretamente para o que quer que esteja a tentar captar, vire-o para o teto de forma a que a luz seja refletida para os seus motivos. Isto não só irá produzir uma iluminação mais natural, como irá fazer com que os seus motivos também se sintam mais confortáveis.

O Speedlite 470EX-AI, o primeiro flash do mundo com reflexo auto inteligente, tem o cuidado de selecionar o melhor ângulo de reflexo para si ao avaliar a área circundante e inclinar automaticamente a cabeça de flash para refletir precisamente no ponto certo das paredes ou do teto, permitindo que apenas se foque em tirar a fotografia.

Se a sua câmara estiver equipada com Wi-Fi e tiver acesso a um flash externo com capacidade sem fios, ou se não estiver a utilizar a capacidade sem fios, mas tiver um cabo de contacto externo, pode posicionar o flash desligado num lado e acioná-lo remotamente.

3. Difunda a luz difusa do seu flash

Uma forma alternativa de obter excelentes resultados do seu flash é utilizar uma tampa de difusão ou uma pequena soft box sobre a cabeça de flash. Esta irá espalhar e suavizar a saída do flash, ajudando-o a obter tons de pele mais naturais e congelando a ação.

4. Experimente a fotografia espontânea

Certamente que as imagens em pose têm o seu lugar, mas se quiser captar expressões de alegria naturais numa festa, a fotografia espontânea é a opção correta.

Uma objetiva mais longa, como a Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM, irá ajudá-lo a enquadrar motivos mais distantes e permitir que fotografe sem ser demasiado óbvio que tem a câmara apontada para alguém específico. Pelo mesmo motivo, deve desligar a luz auxiliar AF da câmara.

Em vez de usar o flash da câmara na fotografia espontânea, é melhor usar uma grande abertura e uma definição de ISO moderada a elevada para manter os motivos nítidos e focados.

Não tem de usar o flash, mas tem de se certificar de que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para lidar com o movimento.

Artigos relacionados
related article - OUTDOORS

AO AR LIVRE

10 sugestões para o ajudar a tirar melhores fotografias de fogo de artifício

Das melhores definições da câmara à inclusão de familiares e amigos no enquadramento, saiba como fotografar a alegria e a magia do fogo de artifício.

Party Photography - related article 1

COMIDA

Conheça o fotógrafo de comida Mike Tsang, que capta imagens em movimento de fazer crescer água na boca

A captura de movimento sempre foi uma paixão para Mike Tsang, um fotógrafo de comida gourmet de Londres. Leia nossa entrevista com o Mike para descobrir como é que ele para o movimento para captar momentos fugazes.

related article - ACTION

AÇÃO

Captar ação de parkour espetacular com Samo Vidic

O fotógrafo desportivo Samo Vidic partilha as suas melhores sugestões para fotografar parkour e desportos de ação urbana.

5. Saiba como captar um efeito "bokeh" fantástico

Quer se trate de um mar de luzes de Natal intermitentes ou de uma simples vela, o período festivo está repleto de belas luzes que, com a configuração certa, se podem transformar em belos globos brilhantes no fundo das suas fotografias. A palavra japonesa "bokeh" é utilizada para descrever as qualidades estéticas das altas-luzes desfocadas.

As altas-luzes num fundo desfocado podem ter um aspeto grande e abstrato, ou mais pequeno e claramente definido, e até pode dar azo à sua criatividade e fazer com que as altas-luzes fiquem em forma de estrela, de coração ou de árvore de Natal. Descubra como no vídeo acima.

O efeito é mais fácil de alcançar quando a sua objetiva está definida para a maior abertura, como f/2.8 ou f/2, o que lhe permite ser muito seletivo quanto à sua focagem, de modo a destacar o seu motivo em relação a um fundo desfocado. No entanto, também pode obter altas-luzes agradáveis e desfocadas com aberturas mais pequenas, como f/5.6. Aumente o efeito ao aumentar a distância entre o motivo e o fundo ou mantendo-se mais próximo do motivo.

6. Baixe a velocidade do obturador para captar a desfocagem do movimento

Embora as velocidades de obturador elevadas ajudem a captar motivos em movimento de forma nítida, uma abordagem alternativa é usar uma velocidade de obturador consideravelmente mais lenta para criar movimento na cena com motivos estáticos.

Defina uma velocidade do obturador de 1/10 seg. ou 1/20 seg. se estiver a fotografar sem tripé e certifique-se de que existe um motivo estático (ou relativamente estático) claramente visível na cena. Isto é útil se a sua objetiva tiver Estabilizador de imagem, pois irá ajudar a manter as suas imagens mais nítidas em velocidades do obturador mais lentas. Algumas câmaras têm Estabilizador de imagem integrado, e nesse caso a estabilização de imagem da câmara funciona com qualquer objetiva.

Se estiver a utilizar um tripé, poderá utilizar velocidades de obturador consideravelmente mais lentas para alcançar este efeito. Acione o obturador usando um comando à distância com ou sem fios, a aplicação Camera Connect da Canon ou o modo de temporizador automático.

A woman throws her arms back amidst trails of light

7. Captar rastos de luz na pista de dança

Ao controlar quando a sua câmara aciona o flash durante a exposição, pode captar faixas de luz coloridas que transmitem o espírito da festa de uma forma criativa, mantendo o motivo nítido. Selecione uma velocidade lenta do obturador de cerca de um segundo e escolha entre o modo de sincronização de primeira ou segunda cortina no menu de opções do flash da câmara.

A sincronização de primeira cortina é a opção predefinida na maioria das câmaras. Aciona o flash no início da exposição e regista qualquer desfocagem à frente do motivo. A sincronização da segunda-cortina aciona o flash no final da exposição, registando os rastos das luzes e outros detalhes atrás do motivo.

8. Foque-se nos mais pequenos detalhes

Lembre-se que as imagens das festividades nem sempre têm de estar repletas de pessoas. Focar-se nos detalhes mais pequenos, sejam as bolas suspensas numa árvore, os centros da mesa de jantar ou outros itens que coroam a celebração também pode ser uma forma eficaz de transmitir o sentimento ou o ambiente da ocasião.

Se não puder aproximar-se o suficiente do seu motivo com a objetiva que está a usar, considere uma macro, como a Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM, a Ca non EF-S 60mm f/2.8 Macro USM ou a Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM. Enquanto isso, uma opção relativamente aberta, como a Canon EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM (para câmaras EOS M) irá permitir-lhe aproximar-se continuando a captar mais do ambiente para fornecer contexto.

Escrito por Matt Golowczynski

Produtos relacionados