A river flowing through a landscape of mossy rocks.

NOÇÕES BÁSICAS DE FOTOGRAFIA

Como controlar a exposição

A exposição é uma medida da quantidade de luz que alcança o sensor da câmara, determinando quão clara ou escura a imagem parece. Pode ser controlada pela velocidade do obturador, pela abertura e pelo ISO. Ajustamentos em qualquer destas definições não afetam apenas a exposição, mas também o aspeto da sua fotografia.

Habitualmente, a sua câmara resolve todas as suas necessidades de exposição utilizando modos automáticos. No entanto, conhecer a forma como os diferentes elementos afetam as suas fotografias irá dar-lhe a confiança de que precisa para os controlar manualmente, fazendo com que as imagens obtidas passem a destacar-se.

Este vídeo explica como usar as definições de abertura, velocidade do obturador e ISO para conseguir a exposição e efeitos certos para a sua fotografia.

Abertura

A abertura é a dimensão do orifício na objetiva por onde a luz passa. Cada objetiva tem um intervalo de definições de abertura, de grande a pequena. Utilize o modo de Prioridade à abertura (AV) para controlar a abertura enquanto continua a deixar a sua câmara tratar da exposição global.

A abertura é medida como um número f. Grandes aberturas são expressas como números pequenos, como f/2.8, permitindo a entrada de mais luz e resultando numa profundidade de campo reduzida (aumento da desfocagem para além do seu ponto de focagem). Pequenas aberturas são descritas por números maiores, como f/16, deixando passar menos luz e resultando em áreas focadas alargadas desde o primeiro plano até ao fundo.

Artigos relacionados
canon-get-inspired-exposure-related2-185x94

FOTOGRAFIA AO AR LIVRE

Como o conhecido Munro Moonwalker fotografa perspetivas de montanhas

De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como Alan Rowan utiliza a Canon SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

A child watching a burst of orange and pink fireworks.

FOTOGRAFIA DE FOGO DE ARTIFÍCIO

10 sugestões para o ajudar a tirar melhores fotografias de fogo de artifício

Das melhores definições da câmara à inclusão de familiares e amigos no enquadramento, saiba como fotografar a alegria e a magia do fogo de artifício.

canon-get-inspired-exposure-optiona-2-text-1920x1080

Estas duas fotografias têm exposições semelhantes, mas com diferentes aberturas. Veja como o recurso a uma abertura pequena na imagem à esquerda cria uma maior profundidade de campo com muitas áreas focadas. O aumento da abertura na imagem à direita reduz a profundidade de campo, deixando menos elementos focados.

Velocidade do obturador

A velocidade do obturador é o período de tempo durante o qual se deixa que a luz ilumine o sensor e expressa-se em segundos. Utilize o modo de Prioridade ao obturador (TV) para controlar a velocidade do obturador enquanto continua a deixar a sua câmara tratar da exposição global.

Velocidades de obturador elevadas, por exemplo 1/1000 s, são utilizadas para captar ações rápidas, como água em movimento. As velocidades de obturador mais lentas são utilizadas para acrescentar movimento, como desfocar água em movimento num curso de água.

canon-get-inspired-exposure-optiona-3-text-1920x1080

Compare estas duas fotografias tiradas com exposições muito semelhantes, mas com diferentes velocidades do obturador, e verifique o efeito da utilização de uma velocidade lenta do obturador sobre o movimento da água. Para exposições longas, irá necessitar de um tripé ou suporte para evitar a vibração da câmara.

ISO

O ISO define a sensibilidade à luz do sensor. Pode, por isso, ser utilizado para amplificar a luz que alcança o sensor, permitindo maior flexibilidade em termos de velocidade do obturador e abertura. O ISO começa normalmente em 100 e vai subindo à medida que a sensibilidade aumenta.

O ISO também pode deteriorar a qualidade da imagem, provocando o surgimento de grão ou ruído nas suas imagens, assim como cores embaciadas. Em geral, se possível, é melhor utilizar as definições ISO mais baixas.

canon-get-inspired-exposure-optiona-4-1920x1080

A cena no lado direito é muito mais escura do que a da esquerda. Para manter uma velocidade do obturador suficientemente rápida para poder disparar sem necessidade de um tripé, terá de aumentar o ISO para compensar. Desta vez foi aumentada para 1250, o que não afetou excessivamente a qualidade da imagem.

Ajustar a exposição

O controlo da exposição é um jogo de malabarismo entre estas três definições. Por exemplo, aumentar a velocidade do obturador para captar uma ação rápida pode subexpor a sua imagem. Para compensar, precisa de aumentar a abertura. Da mesma forma, diminuir a abertura para maximizar a focagem em profundidade exigirá uma redução da velocidade do obturador. Também poderá utilizar o ISO para manter a exposição. Irá ver muitas vezes esta relação ilustrada como o triângulo da exposição.

O seletor de compensação de exposição permite-lhe tornar a sua imagem mais clara ou mais escura. Um número negativo irá diminuir a exposição e escurecer a imagem, enquanto um número positivo irá aumentar a exposição e torná-la mais clara.

canon-get-inspired-exposure-optiona-5-800x534

Estas duas fotografias têm claramente exposições diferentes, apesar de as cenas terem a mesma quantidade de luz. A fotografia à esquerda está demasiado escura ou com subexposição, enquanto a fotografia à direita está demasiado clara ou com sobre-exposição. A utilização da compensação de exposição poderia corrigir a exposição.

Ajustar a exposição desta forma pode ser usado para efeitos criativos. Pode escurecer as suas imagens para intensificar o ambiente e aprofundar as cores, especialmente na fotografia de paisagem. O aumento da exposição irá iluminar as sombras e levar a uma sensação mais moderna.

A variação da exposição permite-lhe captar uma cena com várias exposições para depois escolher qual a que funciona melhor. Escolha entre 1 a 3 pontos na escala de exposição e deixe que a câmara faça os ajustes necessários nas suas definições.

Da próxima vez que levar a sua câmara para o exterior, experimente as diferentes definições e veja por si mesmo as mudanças que isso pode fazer nas suas fotografias.

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Ver todos os artigos

Produtos relacionados