Meet food photographer Mike Tsang who’s capturing mouth-watering motion

Fotógrafo de comida

Conheça o fotógrafo de comida Mike Tsang, que capta imagens em movimento de fazer crescer água na boca

Mike Tsang
Mike Tsang

Fotógrafo de comida @freshmikeeats

Captar imagens em movimento sempre foi uma das paixões de Mike Tsang, mas foi a sua história de amor com a comida que o ajudou a criar uma perspetiva única sobre a fotografia gourmet.

Conversámos com o prodígio do Instagram acerca das suas histórias deliciosas e dinâmicas.

Conte-nos um pouco mais sobre si, Mike. Como é que começou com a fotografia?

Eu cresci a utilizar câmaras descartáveis. Na minha família, tirávamos fotografias das nossas aventuras para depois as colocar em álbuns fotográficos. Lembro-me de ter a minha própria câmara e ficar muito nervoso quando tirava fotografias, porque só podia tirar 25 com cada rolo. Por isso, só podia disparar quando tinha a certeza de que tinha a imagem perfeita.

Comprei a minha primeira câmara DSLR quando tinha 25 anos. Utilizei-a para documentar o meu dia a dia, criar memórias e mostrar a minha perspetiva do mundo. Fui em aventuras fotográficas com os meus amigos. Encontrávamos edifícios abandonados e passávamos horas a captar os pequenos detalhes e texturas da paisagem urbana.

Adoro encontrar a beleza em lugares inesperados e partilhá-la com o mundo.

"Tudo na vida acontece de forma tão rápida e ser capaz de congelar esse momento único e ver cada pequeno detalhe inspirou-me a continuar."

A sua fotografia centra-se em "captar o movimento" da comida. De onde vem este interesse pelo movimento e pela comida?

No início, não era fotógrafo de comida. Preferia fotografar histórias urbanas e de estilo de vida. Queria fotografar o lado urbano de Londres e estava particularmente interessado em captar a essência da escuridão num edifício.

Só comecei a fotografar comida quando conheci a minha namorada. Ela é uma apaixonada por gastronomia. Ensinou-me tudo que precisava de saber sobre comida. Foi então que comecei a misturar a fotografia urbana com a fotografia de comida.

Quando era mais jovem, adorava fazer os objetos moverem-se. Costumava fazer livros animados que não faziam muito sentido, mas que tinham uma pequena história, como alguém a lançar um papagaio. Para mim, o importante era criar movimento. A partir daí, quis que a minha profissão fosse criar movimento e agora sou designer de animação. Foi este meu passado que incorporei na minha fotografia. Gosto de fotografar coisas que são difíceis de captar, como parar o tempo.

canon-get-inspired-food-2-1920x1080

As suas histórias parecem muito espontâneas. Passa muito tempo a planear cada uma?

Eu e a minha namorada começamos por escolher um sítio para comer. A seguir, vamos para essa zona e fotografo a viagem até ao restaurante ou banca de comida para começar a sentir a atmosfera.

Também costumo filmar. Filmar inspira-me - descubro movimentos que poderei depois tentar captar numa imagem estática. A partir daí, é tudo muito espontâneo. É também emocional; temos de seguir os nossos instintos e sentir qual é o momento certo para fotografar.

No que diz respeito à sua Canon EOS M5, quais são os modos e as definições que utiliza para captar estes momentos de comida fugazes?

Eu fotografo no modo manual, porque assim sinto que controlo ao máximo as minhas histórias. Posso controlar a iluminação, a velocidade do obturador e a abertura. Gosto de fotografar em RAW, para poder editar as minhas imagens no Lightroom, se desejar. As minhas histórias tendem a ser muito temperamentais, o que acredito ser um resquício do meu passado de fotografia urbana e de edifícios abandonados.

Para congelar o movimento, fotografo em modo manual e depois em f/1.0, quando tento focar um elemento específico. Em termos de velocidade do obturador e de abertura, tendo a utilizar várias definições até encontrar uma de que gosto.

Artigos relacionados
canon-get-inspired-food-related-1-185x94

VIAGEM

11 dicas para fotografar a sua viagem na cidade

Como tirar o máximo partido da sua câmara numa viagem na cidade, captando o espírito e a atmosfera da selva urbana, com algumas dicas e sugestões simples.

canon-get-inspired-food-related-2-185x94

AÇÃO

Como fotografar parkour: as melhores dicas de Samo Vidic

O Embaixador da Canon explica-nos como transmitir o entusiasmo e o espetáculo dos desportos de ação urbanos.

canon-get-inspired-food-3-1920x1080

Que história, ou coleção de histórias, mais se orgulha de ter fotografado?

Há uma história que se destaca, que foi quando consegui dominar uma nova técnica pela primeira vez. Estava no Finks Salt & Sweet, no norte de Londres, por volta da hora do almoço e a iluminação era perfeita. Pensei "não seria espetacular se conseguisse captar os pingos do café precisamente no momento em que o cubo de açúcar cai?". Consegui a imagem à primeira, numa única sequência de disparos, e senti-me como se tivesse ganhado a lotaria. Tudo na vida acontece de forma tão rápida e ser capaz de parar esse momento único e ver cada pequeno detalhe inspirou-me a continuar.

Deixou-nos a pensar nos festivais gastronómicos a que devemos ir. O que é que já tem agendado?

Fui ao Market Hall recentemente. É um mercado novo em Fulham Broadway e é o primeiro de três a abrir. É um mercado de inspiração oriental, que vende principalmente comida de rua asiática e que tem muitos lugares sentados. É ideal para comprar comida palpável e ter onde um sítio para sentar e fotografar.

Fui ao Meatopia no ano passado, que consiste em vários chefs famosos a cozinhar carne em fogos abertos. Quero voltar este ano, uma vez que vai haver muita coisa a acontecer. A maioria dos chefs prepara e cozinha a comida à nossa frente, pelo que há muito movimento para fotografar.

O Cheese Street é outro festival gastronómico a que penso ir este verão. O queijo é um excelente alimento para captar movimento (já todos vimos as fotografias com fios de queijo nas pizzas e as fotografias de torradas cremosas).

Além da sua Canon EOS M5, que outro equipamento e plataformas utiliza para partilhar as suas histórias?

Eu uso o Instagram para partilhar as minhas histórias, porque me permite utilizar os hashtags relevantes para me ligar a outros fotógrafos e amantes da gastronomia. É também uma ótima ferramenta para ver o que as outras pessoas estão a fazer e para encontrar novos locais dedicados à comida.

Em termos de equipamento, tenho uma Canon EOS 2000D, que é ótima quando tenho de andar de um lado para o outro a fotografar. Às vezes, utilizo um tripé para obter imagens mais robustas, uma luz adicional para conseguir o destaque que quero (normalmente, aviso o pessoal do restaurante antes) e baterias extra. Leve sempre, sempre uma bateria extra.

canon-get-inspired-food-4-1920x1080

Já deve ter fotografado muita comida. Qual é o seu local favorito para comer?

Essa é uma pergunta difícil. Gosto muito de comida asiática, de qualquer coisa com arroz ou noodles. Estive recentemente no Japão e apaixonei-me pela gastronomia local, como o sushi e o ramen. Os japoneses têm uma grande cultura à volta da comida, demoram muito tempo a prepará-la e consegue-se realmente saborear este amor.

O que gostaria de fazer no futuro e como é que vê o futuro da sua fotografia dinâmica de comida?

Quero ser mais aventureiro com as minhas imagens, talvez atirar a comida ao ar e depois tentar captar o seu movimento orgânico e queda.

Ainda estou a aprender e há sempre espaço para melhorar. As minhas fotografias não são tão suaves como eu gostaria e essa é uma disciplina muito importante a aprender. É tudo uma questão de prática. Quanto mais fotografar, melhores serão os resultados. A minha primeira história está muito atrás das mais recentes. Por isso, imagino que a minha fotografia vai crescer organicamente em paralelo com as novas técnicas e dicas que eu aprender.

Escrito por Sasha Newbury