Alan Rowan stands on the side of a hill, with yellow gorse bushes, grassy fields and a river in the valley behind him. He holds a compact camera to take a photo of the natural view.

Caminhante noturno: descubra como o caminhante conhecido como Munro Moonwalker fotografa as vistas da montanha

Quando Alan Rowan terminava os seus turnos de jornalista à meia-noite num jornal nacional, continuava demasiado extasiado para dormir. Como também era um montanhista ávido, começou a dirigir-se diretamente para as montanhas escocesas assim que deixava a sala de redação. Ao mesmo tempo que fazia a subida durante as horas mais escuras, Alan observava o nascer do sol "sem ninguém por perto" e começava a descer enquanto o resto do mundo ainda despertava.

"Um dos aspetos fantásticos de praticar esta atividade a esta hora da noite é que o dia nasce connosco", afirma.

The sun sets over a low mountain landscape.

O estilo de vida único de Alan adaptou-se tão bem à sua personalidade que este conseguiu mantê-lo durante 20 anos, encaixando a paixão pelas montanhas no horário de trabalho, o que lhe permitiu escalar cerca de 300 picos à noite.

A trabalhar atualmente como jornalista freelancer e escritor, Alan publicou dois livros sobre as suas aventuras noturnas e está a desenvolver um terceiro acerca da sua missão de escalar uma montanha diferente em cada noite de lua cheia deste ano.

A paixão pelas escaladas noturnas significa que o seu saco de viagem está sempre feito, pronto a viajar até qualquer um dos picos mais altos da Escócia de um momento para o outro. Além disso, Alan documenta estas aventuras sob o nome de Munro Moonwalker no seu blogue e nas redes sociais.

Uma câmara compacta da Canon, suficientemente pequena para caber no bolso do casaco, acompanha-o sempre nestas viagens para captar as vistas das montanhas. "Queremos andar o mais leve possível e é por isso que gosto de uma boa câmara de bolso", afirma Alan. "Saio de casa para ver montanhas e tirar fotografias, e não para tirar fotografias e estar numa montanha – há uma diferença. Não quero perder tempo a mudar de objetivas e coisas do género. É por isso que as câmaras de bolso são perfeitas para as minhas necessidades."

"Cada imagem conta uma história, tornando-se um registo dos locais onde estivemos e de quem somos"

Alan tem utilizado a PowerShot SX740 HS para captar memórias nas montanhas. Além de ser portátil e fácil de utilizar, a câmara reúne uma série de funções avançadas, desde vídeo 4K até ao notável zoom ótico de 40x, o que significa que podemos fotografar detalhes de perto, bem como vida selvagem e motivos ao longe.

"A fotografia é muito importante para mim", afirma. "Cada imagem conta uma história, tornando-se um registo dos locais onde estivemos e de quem somos. É também uma forma de mostrar a outras pessoas o que estão a perder. Muitas vezes, chego ao cume de uma montanha e penso: 'Gostava que esta ou aquela pessoa pudesse ver isto'. Trata-se de um verdadeiro legado, através do qual as imagens perduram, e espero que os meus netos gostem de ver o que eu fiz."

Dicas de fotografia de natureza de Alan

1. Leve uma objetiva de elevado zoom consigo

As escaladas de Alan levam-no a locais vertiginosos, nos quais ficar em segurança exige seguir os percursos mais utilizados. "Um bom zoom significa que, quando encontramos sinais de vida selvagem, como veados ou aves de rapina, podemos chegar muito mais perto", afirma.

"Se virmos algo a cerca de um quilómetro de distância, não podemos decidir repentinamente ir até lá fotografar, pois quando lá chegarmos o animal já vai ter partido. Temos de tirar a fotografia a partir do local onde estamos."

A rusty red boat sits in the middle of a lake on a sunny day
A close-up of the boat’s hull shows flaky red and blue paint with a metallic texture.

A Canon PowerShot SX740 HS dispõe de um zoom ótico 40x num corpo compacto, o que permite uma captação detalhada de motivos à distância. Já a tecnologia ZoomPlus duplica digitalmente o zoom ótico de forma a atingir 80x com uma perda de qualidade reduzida em comparação com outros zooms digitais. Nas imagens acima, o zoom de 80x foi usado para captar detalhes da ferrugem no casco de um barco distante.

Além disse, permite que Alan tire grandes planos do céu à noite. "Estou a trabalhar num livro sobre os momentos passados nas montanhas em noites de lua cheia", afirma. "Ter uma câmara com um zoom potente permite-me tirar fotografias mais de perto."

2. Esteja preparado para a ação

Os modos de disparo contínuo são particularmente úteis nas montanhas. "Temos uma enorme paisagem à nossa frente, mas muitas vezes detetamos algum tipo de movimento lá em baixo e só temos alguns segundos para reagir", diz Alan. "Se detetarmos um movimento nos arbustos, queremos captá-lo rapidamente. Assim, a velocidade de disparo contínuo da Canon PowerShot SX740 HS oferece-lhe uma enorme vantagem enquanto capta a ação."

Adequado para motivos em movimento, desde vida selvagem até eventos de desporto escolar, este modo de disparo contínuo de 10 fotogramas por segundo consegue captar e incluir mais na sua história.

3. Certifique-se de que consegue captar os pormenores

Artigos relacionados

"Quando estamos no cume de uma montanha, temos à nossa disposição uma vista perfeita que precisamos de captar da melhor forma possível", afirma Alan. É por isso que compensa bastante ter uma câmara capaz de fotografar o máximo de informação possível. "Filmar vídeos em 4K permite captar cada pedaço de erva individualmente. Ao filmar em 4K, conseguimos captar pequenos detalhes que, de outra forma, iríamos perder."

O modo de vídeo 4K da Canon PowerShot SX740 HS atinge uma resolução nítida e permite obter fotografias a partir das filmagens. Alan também considerou a função de filme time-lapse um trunfo. "A função de filme time-lapse é excelente para os momentos durante o nascer e o pôr do sol. É possível captar a mudança de luz e o diferente conjunto de cores numa sequência muito curta."

4. Partilhe em movimento, onde quer que esteja

A purple and grey landscape lies on the floor with walking poles and a camera on top of it.

"A partilha passou a ser muito, muito importante", diz Alan. "Nas redes sociais, as pessoas esperam ativamente que eu publique novas histórias. Às vezes, demoro algum tempo a publicar algo novo e recebo comentários das pessoas a dizer "Tenho estado à espera desta publicação. Quando vai estar pronta?"

A conetividade Bluetooth e Wi-Fi da Canon PowerShot SX740 HS permite que Alan partilhe imagens em movimento, ligando a câmara ao telemóvel para publicar atualizações a partir da montanha. As imagens são transferidas automaticamente para o telemóvel através da função de transferência automática da aplicação Camera Connect da Canon, sendo possível adicionar informações geográficas às fotografias, através do GPS do telemóvel, antes de publicá-las no blogue e nas redes sociais.

5. Use a tecnologia de estabilização de imagem para conseguir imagens de vida selvagem e macro nítidas


Quer esteja a fotografar a neta a fazer a roda no jardim ou a captar uma águia a sobrevoá-lo, Alan descobriu no IS inteligente da Canon PowerShot SX740 HS um sistema essencial para manter as suas filmagens estáveis e as suas fotografias nítidas. Segundo ele, funciona igualmente bem com imagens macro ou em movimento.

"Tiro grandes planos de lagartas, borboletas e todo o tipo de coisas para a minha neta e, mais tarde, mostro-lhe os resultados", afirma. "Ela fica bastante entusiasmada e temos uma ligação especial em relação a isto. É ótimo que sinta o desejo de partir e explorar. Se conseguirmos que os mais novos se interessem pela natureza e pelo seu mundo, não há nada melhor."

A macro shot shows bluebells with wet grass behind.

Escrito por Lucy Fulford

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Ver todos os artigos
  • Canon
  • Get Inspired
  • ...
  • Como o caminhante conhecido como Munro Moonwalker capta as montanhas com a PowerShot SX740 HS